Categ. NacionaisStock Car

Stock Car terá “final antecipada” para diversos pilotos em Tarumã.

Distância entre o líder do campeonato e o 13o colocado, Valdeno Brito, da Shell Racing, é de 43,5 pontos – como a final em Curitiba valerá 48, muitos encaram a rodada dupla deste final de semana como última chance de se manter na luta pelo título.

Depois da etapa de Tarumã, ainda restarão duas etapas para o final da Stock Car: Salvador e Curitiba. Para mais de dez pilotos, no entanto, a rodada dupla deste domingo é uma “final antecipada” para a disputa do título: sem um bom resultado, o sonho de ser campeão ficará praticamente impossível – até mesmo matematicamente.

O forte equilíbrio da Stock Car, ampliado neste ano com a introdução das rodadas duplas, ajuda a deixar muitos pilotos com esperança de título em 2014. Como a final no Paraná valerá 48 pontos (o vencedor de uma prova leva 24 pontos e o regulamento prevê pontuação dobrada na última corrida do ano), se a corrida decisiva com pontuação dobrada fosse neste domingo, nada menos que 13 pilotos teriam chances matemáticas. Esta é a distância entre o líder do campeonato e o 13o colocado, o piloto Valdeno Brito, da Shell Racing.

“A rodada dupla de Tarumã é decisiva para mim e também para pilotos que estão acima ou mesmo abaixo de minha pontuação, porque é preciso se manter no máximo a 40 pontos do líder para tentar uma reação nas duas últimas etapas. Além disso, há vários pilotos com pontuação próxima do primeiro colocado, deixando a briga realmente mais imprevisível neste ano em comparação a temporadas passadas”, diz Valdeno, que já liderou o campeonato neste ano e foi vitorioso na etapa de Santa Cruz do Sul em 2014.

Além da final antecipada, outra atração do final de semana em Tarumã será a introdução de uma chicane entre as curvas 2 e 3 no circuito gaúcho, que os pilotos estreiam nesta sexta-feira em uma sessão de treino extra.

“Em 2013, os próprios pilotos pediram uma solução para área de escape pequena na Curva do Laço (a terceira do traçado gaúcho) e agora vamos testar a chicane. Claro que isso vai alterar a característica de circuito de alta velocidade da pista, mas Tarumã ainda será um dos circuitos mais rápidos do calendário”, diz Popó Bueno.

O chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis, aposta num maior consumo com a introdução da chicane – os carros precisam fazer na rodada dupla o reabastecimento de Shell V-Power Etanol, o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todos os carros do grid.

“Devemos ter um aumento no consumo com a chicane, mas só será possível ter o número exato após os primeiros testes. O desgaste de pneus e de freios também deve aumentar. Como é uma pista com grande chance de intervenções do Safety Car, novamente devemos ter uma etapa cheia de possibilidades de estratégia de pit stop”, diz Rodolpho.

Os treinos para a décima etapa da Stock Car serão disputados a partir de sexta-feira. No sábado, a classificação será às 15h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe as duas corridas do domingo a partir das 11h.

Confira a programação completa do fim de semana:
Sexta – 31 de outubro
11h30 – 11h50 – Treino extra 1º Grupo
12h – 12h20 – Treino extra 2º Grupo
13h40 – 14h20 – 1º Treino 1º Grupo
14h30 – 15h10 – 1º Treino 2º Grupo

Sábado – 01 de novembro
09h30 – 10h30 – 2º Treino 1º Grupo
10h40 – 11h40 – 2º Treino 2º Grupo
15h – 16h – Treino classificatório

Domingo – 02 de novembro
10h57 – Volta de apresentação
11h – Largada Corrida 1 (40 min de prova + 1 volta)
11h45 – Pódio
12h05 – Volta de apresentação
12h08 – Largada Corrida 2 (20 min de prova + 1 volta)
12h33 – Pódio
13h – 14h – Visitação aos boxes

Campeonato:

1 – Átila Abreu – 145,5
2 – Rubens Barrichello – 145
3 – Thiago Camilo – 136,5
4 – Cacá Bueno – 134
5 – Julio Campos – 124,5
6 – Sergio Jimenez – 123
7 – Max Wilson – 119
8 – Antonio Pizzonia – 117,5
9 – Marcos Gomes 116
10 – Daniel Serra – 115

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *