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Stellantis atinge recorde em receita líquida, lucro líquido, fluxo de caixa livre industrial em 2023.

Stellantis N.V. anunciou hoje seu resultado completo de 2023. A receita líquida cresceu 6% para 189,5 bilhões de euros, lucro líquido cresceu 11% para 18,6 bilhões, e o Fluxo de caixa industrial livre aumentou 19% para 12,9 bilhões, em comparação a 2022. Vendas globais de BEV´s estão 21% maiores e a vendas de LEV aumentaram 27%, com PHEV´s em primeiro lugar(3) nos EUA, e os LEV´s em segundo lugar nos Estados Unidos(3). Os resultados estão em linha com os objetivos do Dare Foward 2030 e são suportados pelas seguintes ações concretas:

 

“CARE”: A Stellantis continua no caminho certo para atingir a sua meta de se tornar carbono Net Zero até 2038(4). A Stellantis reduziu as suas emissões absolutas de CO2 nos escopos 1 e 2 em 20% em 2023 em relação à linha de base 2021. Um foco constante no cliente levou a uma redução das taxas de defeitos dos veículos três meses após a entrega ao cliente em mais de 40%, em comparação com 2021. Adotando com um modelo de economia circular, a empresa abriu seu primeiro Centro de Economia Circular na Itália, criando um centro de excelência que visa industrializar a recuperação e reutilização sustentável de materiais, o negócio obteve um crescimento de vendas de 18% em relação ao ano anterior. A Empresa lançou um plano de compra de ações para funcionários – Shares to Win – na Itália e na França e irá estendê-lo a outros países durante 2024. Além disso, foram assinados mais de 600 acordos coletivos cobrindo aproximadamente 90% dos funcionários em todo o mundo. Os Stellantis Student Awards homenagearam mais de 600 familiares de funcionários pela dedicação à aprendizagem e educação contínuas, e a Fundação Stellantis fez parceria com o CERN para inaugurar o Science Gateway em Genebra, o seu novo centro de divulgação para a educação científica.

“TECH”: Para impulsionar o crescimento geral do mercado e a corrida pela eletrificação na América do Norte, 18 novos veículos elétricos a bateria (BEVs) serão lançados em 2024, totalizando 48 modelos até o final do ano. O novo Citroën ë-C3 que tem preço inicial de € 23.300 e é o modelo elétrico do segmento B mais competitivo produzido na Europa e o Jeep® Avenger, que foi premiado como Carro Europeu do Ano 2023, continua a receber reconhecimentos importantes. A Stellantis lançou a primeira das quatro novas plataformas centradas em BEV, STLA Medium, no Peugeot E-3008 com o melhor alcance da sua classe de até 700 quilómetros (435 milhas). A segunda plataforma, STLA Large, será lançada em 2024 com alcance de 800 quilômetros (500 milhas) e equipada para superar as expectativas dos clientes. STLA Large é uma plataforma nativa de BEV altamente flexível que servirá de base para os próximos veículos globais nos segmentos D e E, e capaz de suportar múltiplos sistemas de propulsão, incluindo híbridos e combustão interna. A Stellantis garantiu o fornecimento de matérias-primas até 2027 e assinou um acordo com a CATL para o fornecimento de células e módulos de bateria LFP, expandindo ainda mais o seu portfólio de produtos químicos para baterias. Stellantis e Ample estabeleceram uma parceria em tecnologia de troca de baterias para fornecer baterias EV totalmente carregadas em menos de cinco minutos. A Stellantis juntou-se à Symbio e aos outros acionistas na inauguração da SymphonHy, a primeira giga fábrica na França e a maior unidade integrada da Europa de produção de células de combustível de hidrogênio. A Stellantis está implementando uma estratégia multidisciplinar de semicondutores para garantir a segurança do fornecimento e impulsionar a inovação. SiliconAuto, a joint venture 50/50 com a Foxconn, adaptará chips voltados para uma nova geração de plataformas de veículos da indústria automotiva a partir de 2026. Em 2023, a Stellantis Ventures investiu em seis novas startups, e a Stellantis assinou 49 contratos comerciais com novas startups.

“VALUE”: Flexibilidade, execução, resiliência e agilidade continuam a ser os princípios fundamentais da mentalidade da Stellantis e, com os seus vários anúncios de tecnologia e novos modelos, a empresa está preparada para navegar de forma lucrativa pela procura dos clientes, pelas flutuações do mercado e pelas mudanças políticas. A Stellantis proporcionou um crescimento contínuo fora da Europa Expandida e da América do Norte, com o “terceiro motor”(5) proporcionando um aumento de 13% nas receitas líquidas. Na China, a Stellantis investiu 1,4 bilhões de euros na Leapmotor, um puro NEV OEM, e detém agora aproximadamente 21% do capital, dando à Stellantis um papel de liderança no apoio ao seu crescimento promissor na China, bem como oportunidades de expansão global através da nova joint venture Leapmotor International, gerenciada pela Stellantis. Com isso, a Stellantis irá preencher uma lacuna no seu modelo de negócio e pode agora se beneficiar da competitividade da Leapmotor tanto na China como em outros países. Os veículos comerciais Stellantis Pro One alcançaram a liderança em participação de mercado na UE30 e na América do Sul e são líderes indiscutíveis em vendas de BEV na UE30, com 38,8% de participação de mercado de BEV. A empresa tem como objetivo alcançar a liderança global até 2027 com a sua gama completamente atualizada e ampliada, incluindo combustão interna, bateria elétrica, célula de combustível a hidrogênio e vans de autonomia estendida. O braço de oferta de serviços de dados, Mobilisights, criou soluções inovadoras e garantiu acordos estratégicos por meio de seus pacotes de dados personalizados e de streaming de dados.

DIREÇÕES E PERSPECTIVAS: Aproveitando o impulso de 2023, a gestão observa que uma série de fatores podem criar um cenário favorável de receitas em 2024, incluindo redução de oferta e restrições logísticas, estabilização e taxas de juros potencialmente reduzidas e os benefícios da expansão esperada da empresa na sua oferta de produtos. A companhia reitera um compromisso mínimo de margem de lucro operacional ajustado (AOI) de dois dígitos em 2024, bem como fluxo de caixa livre industrial positivo, apesar das incertezas macroeconômicas.

Enquanto se aguarda a aprovação dos acionistas, a Stellantis propõe pagar um dividendo de 1,55 euros por ação ordinária, um aumento de aproximadamente 16% em comparação com o ano anterior, e um calendário esperado para a NYSE, Euronext Milan e Euronext Paris será o seguinte: (i) ex-data: 22 de abril de 2024, (ii) data de registro: 23 de abril de 2024 e (iii) data de pagamento: 3 de maio de 2024. A Stellantis também executará um programa de recompra de ações no mercado aberto de 2024 de 3 bilhões de euros, que inclui 500 milhões de euros de ações recompradas para prestação de serviços de remuneração baseada em ações e compra de ações de funcionários, em 2024.

Neste dia 15 de fevereiro de 2024 às 14h (CET) / 8h (EST), haverá uma live e “conference call” para apresentar os resultados de 2023 da Stellantis. O Webcast e a versão gravada estarão acessíveis na seção de investidores do site corporativo da Stellantis (www.stellantis.com). O material da apresentação também estará disponível na seção de investidores do site da Stellantis.

PRÓXIMOS EVENTOS: Reunião Anual Geral – 16 de abril de 2024; Entregas e Receitas do Primeiro Trimestre – 30 de abril de 2024; Dia do Investidor 2024 – 13 de junho de 2024.

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