Seletiva de Kart Petrobras: Ex-campeão domina sexta-feira. Classificados serão conhecidos neste sábado.

Agora é pra valer. Com duas baterias classificatórias, disputadas nesta sexta-feira (dia 16), os pilotos da categoria Graduados iniciaram a busca pelas três últimas vagas na decisão da Seletiva de Kart Petrobras 2015. A quarta e última etapa classificatória acontece dentro da Copa do Brasil, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG). Neste sábado (17), será o dia da grande final e a definição dos últimos kartistas que estarão ao lado dos outros nove já classificados para a decisão da 17ª edição da Seletiva.

As duas baterias desta sexta-feira foram vencidas por um ex-campeão da Seletiva, o carioca Olin Galli, que por já ter faturado o prêmio não pode mais concorrer a uma das vagas. O paulista Murilo della Coletta, que já é finalista este ano, também foi muito bem e ficou em segundo e terceiro lugares.

Entre os pilotos que concorrem às vagas, pelos critérios da Seletiva (com idade entre 15 e 18 anos, que não tenham sido campeões em edições anteriores e que ainda não tenham conquistado a vaga este ano), a briga promete ser boa.

Correndo em casa, o mineiro Paulo Victor começou bem e ficou em sexto na prova inicial. Depois, foi obrigado a abandonar com um problema no cabo do acelerador. Mesmo assim, na soma das duas baterias, ele larga entre os 10 primeiros na final deste sábado. “Apesar de ter ficado de fora na segunda corrida, não vou desanimar”, comentou o piloto de Belo Horizonte, que largará em nono.

Décimo quarto na primeira corrida e oitavo na segunda, Nathaniel Bueno também se manteve vivo na disputa, apesar das dificuldades que enfrentou. “Foi uma corrida muito difícil. Alterei o pedal do acelerador e fiquei com muita dor na perna, porque precisava esticar para acelerar. Mas estou contente e vou conseguir uma das vagas amanhã”, destacou o confiante piloto, que parte da 11ª posição.

Em vantagem no grid, saindo em oitavo, o manauara Gabriel Silva, de 17 anos, é outro forte candidato. O piloto, que já tentou a vaga pra final da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras na etapa do Maranhão (MS), ficou em oitavo e 11º nas corridas desta sexta. Já o paulista Vinícius Papareli teve um dia mais complicado, com um abandono na segunda corrida, mas também segue com chances.

“O nível das disputas está muito elevado, com pilotos experientes, ex-campeões da Seletiva e pilotos já classificados andando muito bem. Apesar de não ser um grid tão expressivo em número de inscritos, a briga pelas últimas vagas da Seletiva não poderia acontecer numa disputa melhor, o que só vai elevar também a qualidade dos nossos finalistas”, avaliou Binho Carcasci, organizador de Seletiva de Kart Petrobras.

A prova final neste sábado, com Galli largando na pole, terá início às 15h50 (25 voltas). Três pilotos serão classificados para a final da Seletiva, que acontecerá em novembro, em São Paulo, e estarão ao lado dos outros nove já selecionados (o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gabriel Sereia, Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, os goianos Luiz Branquinho e João Rosate e o paraibano Sérgio Crispim).

Com 17 anos de existência, a Seletiva é um dos principais eventos de apoio ao kartismo nacional, que conta com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora.

Os melhores nas baterias da Graduados:

1ª Bateria
1 Olin Galli 15 voltas
2 Murilo Della Coletta
3 Lucas Nogueira
4 Luiz Branquinho
5 Dennis Dirani
6 Paulo Victor
7 Bruno Bertoncello
8 Gabriel Nascimento e Silva
9 Luca Travaglini
10 Evandro Bambirra
11 Vinícius Papareli
12 Victor Luz
13 André Nicastro
14 Nathaniel Bueno
15 Juan Vieira
16 Fernando Stocco
17 Guilherme Silva

2ª Bateria
1 Olin Galli 15 voltas
2 Dennis Dirani
3 Murilo Della Coletta
4 Lucas Nogueira
5 Luiz Branquinho
6 Luca Travaglini
7 Evandro Bambirra
8 Nathaniel Bueno
9 André Nicastro
10 Juan Uchoa
11 Gabriel Nascimento e Silva
12 Victor Luz
13 Guilherme Silva
14 Vinícius Papareli
15 Paulo Victor
16 Fernando Stocco
17 Bruno Bertoncello

O grid da Bateria Final
1 Olin Galli
2 Murilo della Coletta
3 Lucas Nogueira
4 Dennis Dirani
5 Luiz Branquinho
6 Luca Travaglini
7 Evandro Bambirra
8 Gabriel Nascimento e Silva
9 Paulo Victor
10 André Nicastro
11 Nathaniel Bueno
12 Bruno Bertoncello
13 Victor Luz
14 Vinicius Papareli
15 Juan Uchoa
16 Guilherme Silva
17 Fernando Stocco

Confira a programação para a Copa do Brasil (categoria Graduados):

Sábado, dia 17
8h20 às 8h25 – Warm up
15h50 às 16h15 – Bateria Final

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Classificados 2015 (nove de 12 vagas já definidas):

Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)
Murilo della Coletta (SP)
Luiz Matheus (SP)
Luiz Branquinho (GO)
Gabriel Sereia (SP)
Sérgio Crispim (PB)
João Rosate (GO)

Confira as demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
17 de outubro – 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) – Vespasiano (MG)

Final
3 e 4 de novembro – Kartódromo Granja Viana – Cotia (SP)
* Sujeito a alterações

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *