Scania celebra paixão pela marca com lançamento do Griffin Edition.

Após o lançamento do cavalo mecânico 8×2 em julho, a Scania apresenta mais uma novidade ao mercado. Já está à venda o Griffin Edition, série limitada inspirada no símbolo da empresa, o grifo. Os caminhões disponíveis são o R 440, campeão de vendas da marca, e o R 480 nas configurações de rodas 6×2, 6×4 e 8×2. Apenas 300 unidades serão produzidas, e o período de encomendas irá até dezembro.

O grifo é um animal mitológico e lendário, com corpo e patas traseiras de leão; cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Em razão de o leão ser considerado o rei dos animais, e a águia, a rainha das aves, o grifo é sinônimo de criatura especialmente poderosa e majestosa. Na antiguidade, era símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O grifo está nos escudos da cidade sueca de Malmo, onde a Scania começou sua história de sucesso.

“Com o lançamento do Griffin Edition queremos reforçar todas as características de um caminhão Scania, desde a economia de combustível, do amplo pacote de serviços, do conforto e estilo da cabine até na força de uma marca que está há quase 60 anos no Brasil e há 125 anos no mundo”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Quando lançamos uma edição especial ocorre uma grande procura do mercado. Tradicionalmente, os caminhões de coleção limitada da Scania são muito disputados.”

Historicamente, o cliente Scania já está acostumado com séries especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades.

Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés”, modelo L 111, dos anos 1960, 1970 e 1980. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8, e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil. A última série especial havia sido lançada em 2012, com um R 440, para celebrar os 55 anos de Brasil.

“Cada detalhe do Griffin Edition foi pensado para agradar aos clientes que admiram a Scania, pelo que representa simbolicamente a marca e pelo excelente resultado que nossos caminhões entregam diariamente”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

Características do produto

Os Scania R 440 e R 480 6×2, 6×4 ou 8×2 Griffin Edition são equipados com motores de 13 litros, que geram 440 e 480 cavalos de potência e desenvolvem torque de 2.300Nm e 2.400Nm, respectivamente. A capacidade de peso bruto total combinado (PBTC) dos modelos é de 56 toneladas (6×2), 74 t (6×4) e 54,5 t (8×2).

Uma cabine para se destacar na estrada

Foram escolhidas para a edição especial a cabine R Highline e a exclusiva cor cinza carbono, que incorporam um estilo de alto impacto e imponência para o cliente na rodovia. Toda a cabine, incluindo espelhos, maçanetas e para-choques, está pintada na mesma tonalidade do caminhão, aumentando o nível de elegância e exclusividade.

A identificação visual Griffin Edition está presente na parte frontal superior da cabine e acima das portas. Há também dois grifos dourados desenhados sob as laterais do defletor de ar, e faixas alusivas à série, de cores cinza claro e dourada, adesivadas nas portas, que avançam harmoniosamente até a metade da grade. Outras características da personalização cuidadosa da marca podem ser comprovadas pelo quebra-vento nas portas, nas calotas das rodas dianteiras e nos diversos grifos que estão nos aros das rodas traseiras e nas capas das maçanetas e das pontas de eixo.

O Griffin Edition oferece de forma exclusiva, dentro da linha Scania, faróis de xenônio de fábrica. As lanternas são em LED. Ambos possibilitam melhor desempenho na abertura e no alcance da claridade e maior durabilidade das peças e da segurança ao dirigir. Para ajudar o motorista na hora de manobrar, o modelo tem espelho angular em ambos os lados.

Interior sofisticado e diferenciado

Dentro da cabine, uma novidade: um grifo luminoso central bem atrás dos assentos. O animal mitológico também está presente nos tapetes. Para conforto do motorista, o volante é de couro. “O trabalho se torna ainda mais satisfatório, com o ar-condicionado e o climatizador”, diz Carvalho. No painel, o computador de bordo é o mesmo do Streamline, com visor colorido de 6,5 polegadas, em alta resolução e de fácil leitura. O display é constituído de seis campos, que são programados conforme a necessidade e preferência do motorista. O rádio tem conexões bluetooth, USB, AUX e SD-card, e está integrado à navegação via GPS.

Tecnologias que reduzem custos e aumentam a segurança

O Griffin Edition está equipado com caixa automatizada Scania Opticruise, de sucesso pioneiro e absoluto desde 2001, que está na quarta geração, e Scania Driver Support, tecnologia própria da fabricante que serve como um “professor” eletrônico, instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Há também o Ecocruise, o piloto automático inteligente Scania, que ajuda o condutor a receber o melhor desempenho do caminhão tanto na subida quanto na descida, e o Scania Retarder, o sistema de freio hidráulico auxiliar que em sua terceira geração propicia potente frenagem de mais de 1 mil cavalos mesmo em velocidades mais baixas. Seu torque máximo chega a 4.100Nm.

Economia de até 4%

Os modelos Griffin Edition contam com conceito Streamline e defletores de ar, que geram economia de diesel que pode chegar a 4% em comparação a um modelo tradicional Euro 5, com chance de subir para até 15% em relação a um produto Euro 3, que não usa defletor de ar, conduzido sem treinamento adequado.

Para atingir a economia de até 4% do conceito Streamline, a caixa automatizada Scania Opticruise representa 2% desse total com o uso do modo econômico, e seu sistema lubrificante soma outros 0,4%. Para completar, a aerodinâmica da cabine unida a um pequeno defletor no lugar das antigas aletas laterais fica responsável por 0,6% do montante, e o Ecocruise contribuiu com o 1% restante.  

“A combinação de equipar o Griffin Edition com Opticruise, Ecocruise e Retarder, mais todos os benefícios de economia de combustível e conforto do pacote Streamline, da marcante e exclusiva cor cinza carbono em toda a cabine Highline, une um objeto de desejo com uma máquina de excelente desempenho, rentabilidade, disponibilidade, produtividade e redução de custos operacionais”, conclui o diretor Victor Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *