Salão do Automóvel 2016 – Um primeiro dia cheio de novidades e atrações para quem vier visitar o evento.

CHEVROLET ABRE O SALÃO DO AUTOMÓVEL COM APRESENTAÇÃO DA LINHA 2017

São 12 veículos totalmente renovados, como Onix, S10 e a nova geração do superesportivo Camaro; destaque também para a tecnologia OnStar, sistema de diagnóstico no painel com conexão ao smartphone

A Chevrolet exibiu hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo sua linha completa 2017 com 12 veículos totalmente renovados. De acordo com Carlos Zarlenga, presidente da General Motors do Brasil, esse é o resultado da primeira metade do investimento de R$ 13 bilhões, o maior da história da empresa no país. A renovação da linha Chevrolet tem foco em design, performance e tecnologia.

Além dos modelos e suas novas versões, a marca apresentou a tecnologia OnStar, um sistema de diagnóstico com visor no painel, que possibilita ao usuário fazer um check-up dos principais sistemas do veículo pelo aplicativo no smartphone ou pelo portal na internet. São mais de 20 serviços de emergência em segurança, navegação, concierge (auxílio geral), diagnóstico e conectividade, que estão disponíveis em todos os modelos da marca.

Entre os 12 novos produtos apresentados no Salão estão a nova geração do superesportivo Camaro (conversível e cupê), Cruze Sport6 e Tracker, que faz sua estreia no Salão. A Chevrolet também deu destaque para o novo Onix, o modelo mais vendido da montadora, Prisma, Spin, Cobalt, a nova picape S10, o Novo Cruze, Montana e Trailblazer.

FIAT APRESENTA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL O NOVO UNO E O ESPORTIVO 124 SPIDER

Além dessas novidades, a fábrica de Betim mostra os novos Mobi, Punto, Palio e Grand Siena

A Fiat apresentou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo seus novos lançamentos, com destaque para o Novo Uno, com duas versões de motorização 1.0, de três cilindros, e 1.3, de quatro cilindros, além de um roadstar com motor 1.4 para o Fiat 124 Spider.

A montadora de Betim também apresentou a nova picape Toro, líder de vendas da marca no Brasil, e o Mobi Drive, com o novo motor Firefly, que em recente prova de consumo de combustível realizada por jornalistas chegou a fazer 27,1 km por litro. No estande da marca estão expostos ainda o novos Punto, Palio, Grand Siena, além de um setor especialmente reservado para os novos acessórios Mopar, com várias opções de personalização.

KIA MOSTRA NOVIDADES DO ELÉTRICO AO LUXO, MAS FAZ RESSALVA SOBRE IMPOSTOS

A Kia Motors chega ao Salão 2016 mostrando, entre outros lançamentos, a terceira geração do Cerato. De acordo com o diretor de vendas Ary Jorge, o novo modelo recebeu um facelift, e deve começar as vendas ainda neste mês de novembro, pelo preço de R$ 76.990, com pacote único de itens de série. Niro (SUV híbrido), Cadenza GDI e Optima GT (ambos sedãs) também estão entre as novidades da Kia Motors. O estande mostra ainda aos visitantes os modelos Grand Carnival, Mohave, Picanto (mecânico e automático), Quoris (premium de luxo), Soul, Soul EV (elétrico) e o Sorento.

Apesar das novidades, o presidente da marca no Brasil, José Luiz Gandini, chamou atenção para os 30 pontos adicionais de IPI que veículos importados ainda são submetidos no Brasil. “Desde novembro de 2011 os veículos importados sofrem essa diferenciação, que incide após os 35% dos impostos de importação”. Atualmente, existe uma cota de veículos vindos de fora que podem ser comercializados livres desse percentual. A marca acredita que um cenário mais positivo seja alcançado a partir dos produtos que agora são trazidos do México: Cerato, Rio e um futuro SUV compacto. Os carros teriam imposto de importação zerado, pagando somente os 30% adicionais do IPI.

JEEP EXALTA SUCESSO COMO LÍDER DE SUVs NO BRASIL

Sérgio Ferreira, diretor comercial da Jeep para América Latina foi o porta-voz da marca durante as coletivas do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O executivo exaltou a liderança mundial em vendas de SUV da Jeep, prometida para 2018 durante a edição 2014 do Salão do Automóvel, mostrando que no Brasil esse título foi conquistado já neste ano. “Em toda América Latina, devemos assumir a liderança a partir do ano que vem”, projetou.

De dois anos para cá, a marca também fez crescer sua rede de concessionárias, que saltou de 40 para 200 lojas. Uma das razões para esse crescimento é o fato de que em seis anos a venda de SUVs no país disparou de 6% para 15% dentro do volume de veículos comercializados. Entre os destaques da Jeep trazidos ao Salão está o Grande Cherokee Overland, que deve chegar no 1º semestre de 2017, e o Grand Cherokee SRT. Ferreira também chamou atenção para o Renegade, que aparece inclusive na versão Limited 2017, e o Jeep Compass. “Em poucas semanas 170 mil Compass foram montados virtualmente em nosso site, e 1000 foram vendidos. Em toda América Latina, devemos comercializar 100 mil carros no próximo ano”.

TOYOTA GANHA MARKET SHARE NO BRASIL E AGORA APOSTA NOS HÍBRIDOS

A Toyota vem registrando crescimento de market share no Brasil. De acordo com o CEO do grupo para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, a empresa saiu de 5,3% de participação de mercado em 2012 para 9% este ano. Já em volume de vendas, o salto foi de 322 mil veículos naquele ano para 390 mil em 2016. Agora, a companhia aposta na popularização dos carros híbridos, um dos destaques da Toyota no Salão do Automóvel  2016.

A montadora exibe em seu estande uma série de atividades que vão além da exposição dos carros. Um dos destaques é o Simulador Crash Test, no qual os visitantes embarcam em um Corolla Altis e, com óculos de realidade virtual, têm a sensação de uma colisão frontal e toda experiência de segurança que o carro proporciona. Traz ao Salão, também, o C-HR, carro-conceito compacto e o novo modelo RAV4, que deve chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2017, ano no qual a montadora espera comercializar 180 mil unidades de toda sua linha de veículos. No estande há também um modelo Mirai, movido à célula de hidrogênio, com toda sua estrutura “cortada ao meio”, para que os visitantes possam entender todo funcionamento do veículo, de dentro para fora.

Entre as ações de pós-vendas anunciadas pela Toyota na coletiva, o diretor de vendas Evandro Maggio destacou a nova garantia para componentes de carros híbridos da marca: oito anos para todas as peças, sem limite de quilometragem, e disponível também para carros já adquiridos pelos clientes.

FORD LANÇA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL O KA TRAIL E O MUSTANG

Os novos lançamentos têm previsão de vendas apenas em 2017; a montadora também reservou espaço no Salão para as novas versões do Fusion, Ranger, Edge, Focus, New Fiesta, entre outras

Com previsão de lançamento no mercado brasileiro para o início de 2017, a Ford apresentou hoje em primeira mão no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Ka Trail, uma versão especial do modelo com visual “aventureiro” e proposta de esportividade.

O Ka Trail vem com um kit exclusivo que inclui rodas de liga leve de 15 polegadas, moldura de teto, capas dos retrovisores e molduras dos faróis de neblina exclusivos, além de adesivos nas laterais e na traseira com grafismo em cinza e laranja. Internamente, traz bancos parcialmente em couro, pedal esportivo e soleira com o logotipo Trail.

Outro lançamento previsto para 2017 no Brasil é o do Mustang, com previsão de vendas no último trimestre de 2017. Na verdade, o esportivo da Ford retorna ao mercado brasileiro, já que era vendido em meados da década de 1990. Na versão GT, o Mustang vem com motor V8 de 441 cv. Também estará no Salão a versão Shelby GT 350R com 533 cv, um dos veículos mais rápidos do mundo, com performance de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

A Ford também expõe no Salão os novos Fusion 2017, nas versões EcoBoost e Hybrid, além do novo Ford GT, a off-road F-150 Raptor e a picape Ranger 2017, o crossover de luxo Edge, o Focus, e o New Fiesta como motor EcoBoost 1.0. Além desses, estarão ainda o Focus Hatch e Focus Fastback, além do Ka, Ka+ e EcoSport, modelos mais populares da marca.

VOLKSWAGEN APOSTA NO FUTURO COM CARROS ELÉTRICOS E LANÇAMENTOS INÉDITOS

Dois modelos totalmente elétricos, I.D. e Budd-e, além do T-Cross Breeze e Gol GT Concept, completam as novidades da montadora

Com R$ 7 bilhões de investimentos previstos até 2020 no Brasil, a Volkswagen anunciou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o lançamento de várias novidades, nos mercados brasileiro e internacional. As mais festejadas foram os carros-conceito totalmente elétricos I.D., previstos para circular nas ruas da Europa em 2020, e o Budd-e, “o carro do futuro que imaginamos”, declarou o CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Para o mercado brasileiro, a VW anunciou o inédito T-Cross Breeze, com design de um novo SUV (utilitário) e conversível da marca.  Vem equipado por um motor 1.0 TSI a gasolina, com potência de 110 cv. Além do T-Cross Breeze, a montadora anunciou em primeira mão o Gol GT Concept, totalmente elaborado pela equipe de Design da Volkswagen do Brasil.  “O conceito vai à essência, ao início da lenda GT, com uma linguagem atual e moderna que traduz toda a esportividade da marca Volkswagen”, afirma o gerente executivo de Design para a Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.

Ao todo, a Volkswagen apresentou 12 novidades, entre elas a nova Amarok, o Gol Track e o up! Track, o Cross Fox Urban White, o Tiguan 1.4 TSI, o Golf e Variant 1.4 TSI, e o esportivo Golf GTE Sport. Os visitantes também terão a oportunidade de experimentar no estande da VW alguns ambientes em realidade virtual, como a sensação de estar suspenso em pleno Grand Canyon norte-americano, ou de ser reduzido ao tamanho de uma molécula e presenciar o funcionamento interno de um motor.

AUDI MOSTRA TECNOLOGIA QUE LEVARÁ À LUA EM 2017 

A Audi deve se tornar em 2017 a primeira montadora de carros a levar sua marca para lua. Uma das atrações da empresa neste Salão do Automóvel é, justamente, a sonda Lunar quattro, que deve alçar voo espacial a bordo de um foguete e transmitir vídeos e imagens em alta resolução para a Terra. O projeto é parte do programa Google Lunar XPrize, e a Audi foi responsável pelo desenvolvimento de componentes leves, tração integral e tecnologia de condução pilotada.

De acordo com o CEO da Audi do Brasil, Jörg Hoffman, este é um dos Salões do Automóvel  mais importantes do mundo para a montadora, cujas vendas globais em 2016 já registram alta de 4,5% sobre o ano passado. De janeiro a setembro foram vendidos 1,408 milhão de automóveis. No Brasil, de 2013 até 2016 as vendas anuais saltaram de 6,5 mil para 17,5 mil. Esse número é relevante já que neste ano, mesmo com as vendas gerais de automóveis sofrendo forte queda, a Audi registra cerca de 10 mil unidades comercializadas, segundo melhor desempenho histórico da marca no país.

Entre os destaques da coletiva esteve o programa Audi Share de compartilhamento de carros premium, e o h-tron quattro, que combina a tecnologia de célula de combustível de 150 cv a uma bateria adicional de 136 cv – seu reservatório de combustível pode ser recarregado com hidrogênio em somente quatro minutos. No estande estão expostos, também, os novos RS6 Avant e RS7 Sportback, e o superesportivo S8 Plus, este último com motor 4.0 V8 biturbo de 605 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro.

NISSAN ANUNCIA A PRODUÇÃO DO KICKS EM RESENDE  E APRESENTA NOVA FRONTIER 

O presidente da Nissan no Brasil, François Dossa, anunciou duas novidades hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo: o lançamento da nova picape Frontier, com reforço no pacote de equipamentos da versão SV Attack 4×4, e a produção do crossover Kicks no Complexo Industrial de Resende (RJ). Segundo Dossa, a fábrica já está pronta para a produção.

A Nissan Frontier, picape da linha 2016, chega nas opções com câmbio manual de seis velocidades e automática de cinco velocidades. A versão, que ganhou a opção automática no ano-modelo anterior, passa a contar agora com uma central multimídia integrada com o sistema de navegação e câmera de ré. Tem motor turbodiesel 2.5, 16V, de 190 cv.

O Nissan Kicks, comercializado no mercado nacional na versão SL, vem equipado com avançados equipamentos como a câmera 360º e o Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection), sistemas que utilizam quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e ajudar a alertar sobre perigos que não tenham sido notados.

A marca japonesa também mostrou seu protótipo GT para a próxima geração: o Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, com design futurista e alta tecnologia.

HONDA REVELA NOVO SUV COMPACTO PARA MERCADO BRASILEIRO, WR-V

A Honda fez estreia mundial da SUV compacta WR-V no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A produção do novo modelo está prevista para a planta da fábrica em Sumaré (SP) na primeira metade de 2017. O carro deve apresentar motor 1.5 e 116 cv de potência. “O WR-V é o primeiro projeto Honda liderado pela nossa equipe brasileira”, revelou o presidente da empresa para América do Sul, Issao Mitoguchi.

A coletiva da empresa teve também a presença do piloto de F-1 Jenson Button. Entre outros destaques do estande estão os novos Civic, Honda City, Honda Fit, HR-V e o Civic Touring.

RENAULT LANÇA TRÊS NOVOS SUV NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

A francesa Renault também elegeu os SUVs como destaque desta edição do Salão do Automóvel, lançando três modelos: a Captur, SUV com itens como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave-cartão hands free, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série; Koleos, SUV premium de grande porte, e o SUV urbano compacto Kwid. A Captur tem pré-venda a partir do evento e vendas efetivas começando em fevereiro de 2017. A marca mostrou ainda dois novos motores: 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros e 1.6 SCe, que têm como destaque o baixo consumo de combustível.

Com presença na F-1, a Renault trouxe ao seu estande, também, uma gama de carros esportivos para os visitantes. Entre os destaques, o R.S.16 da atual temporada de F-1; o superesportivo Renault Sport R.S. 01 (com motor biturbo 3.6 V8 de 550 cv de potência) e o show car Sandero R.S. Grand Prix Concept.

MERCEDES APRESENTA SEIS NOVIDADES NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Entre os lançamentos inéditos no Brasil está o novo Classe C Maybach S 500 e o carro-conceito Concept IAA, de linhas aerodinâmicas arrojadas e alta tecnologia

A Mercedes-Benz reservou para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo cinco lançamentos, além de um carro-conceito com o qual a marca demonstra o que considera a tendência para os automóveis no futuro. Ao todo, a Mercedes-Benz mostra 30 veículos no Salão.

Um dos destaques da marca é o novo Classe E, considerado o “sedã mais inteligente do mundo”. O modelo será apresentado na versão Mercedes-AMG E 43 4MATIC. Na versão AMG, o modelo conta com o motor V6 biturbo, gerando 401 cv. Outros dois lançamentos  considerados “Dream Cars” (carros dos sonhos) pela marca são os AMG S 63 4MATIC Cabriolet e o C 300 Cabriolet. O AMG S 63 acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, graças ao motor V8 biturbo que gera 585 cv.

Na família Classe C a novidade é a inédita versão conversível C 300 Cabriolet, além do Mercedes-Maybach S 500, que faz sua estreia no Brasil. Na categoria SUV, a marca alemã apresentou o novo GLC 250 4MATIC Coupé, com design que combina o universo 4×4 com a esportividade dos veículos de performance dessa categoria.

Completa a lista de novidades da Mercedes-Benz no Salão o Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile), carro-conceito que aponta para o futuro, através das suas linhas aerodinâmicas super arrojadas e da alta tecnologia embarcada. A curiosidade do IAA é o fato de ao atingir a velocidade de 80 km/h, o modelo adapta sua carroceria para um modo que prioriza eficiência e baixa resistência do ar, alterando seu coeficiente aerodinâmico de 0,25 para Cd 0,19 – um recorde para um cupê de quatro portas.

PEUGEOT MOSTRA NOVO COCKPIT, LINHA 3008 E EXPANSÃO DE SERVIÇOS PÓS-VENDA NO SALÃO 2016

Com destaque para o Fractal, protótipo elétrico esportivo com autonomia de 450 km e interior 80% produzido por impressão 3D, a Peugeot trouxe ao Salão do Automóvel uma série novidades para o público brasileiro. Entre elas, o novo SUV 3008, que será lançando em 2017 no país, e possui 165 cv de potência, e o novo i-Cockpit da marca, aumentando a interação com o usuário. Padrão de painel dos seus carros, esse é inspirado nas cabines de carros de corrida, deixando todos os comandos da direção próximos ao volante.

A diretora geral da Peugeot no Brasil, Ana Teresa Borsari apresentou também a nova política pós-venda da marca, o Peugeot Total Care, que passa a valer para todos os carros a partir de 2009, garantindo oito anos de assistência 24h gratuita em caso de pane ou colisão.

Chamam atenção, ainda, o utilitário Peugeot Traveller i-Lab, voltado para viagens de negócios e os show cars Pyrit e Kyanit, baseados nos Peugeot 208 GT e Peugeot 2008 Griffe THP, ambos com motor 1.6 Turbo de 173 cv e tecnologia i-Cockpit, desenvolvidos pelo Centro de Estilo da montadora no Brasil

LAND ROVER MOSTRA O NOVO DISCOVERY NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Marca de origem inglesa apresentou também o novo Range Rover Evoque; Jaguar trouxe pela primeira vez à América Latina o superesportivo F-TYPE SVR

A Land Rover apresentou pela primeira vez ao público brasileiro hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o novo Discovery. O veículo só tinha sido mostrado no Salão de Paris, há pouco mais de um mês.

O Novo Discovery é feito em alumínio, o que garante menos peso e mais eficiência. Sua motorização, nas opções diesel e gasolina, vem com o atual 3.0 V6 completamente reformulado, de 258 cv, e com o V6 supercharged, com potência de 340 cv.

A marca também mostrou pela primeira vez o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, produzidos na recém-inaugurada fábrica da Jaguar, em Itatiaia (RJ). A Jaguar, marca que faz parte do mesmo grupo da Land Rover, também apresentou pela primeira vez na América Latina o superesportivo F-TYPE SVR, o mais rápido veículo em produção da marca, por conta do seu motor 5.0 V8 capaz de desenvolver 574 cv de potência e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

HYUNDAI MOSTRA NOVO CRETA E O HÍBRIDO IONIQ NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Marca coreana finalmente revelou as novas linhas do Creta, cujo design é exclusivo para o Brasil; dentre os lançamentos, o novo Elantra também recebeu destaque

Depois de fazer mistério durante meses, a Hyundai revelou hoje o novo SUV Creta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Produzido na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e com vendas previstas para o início de 2017, o modelo tem design exclusivo para o Brasil, com visual mais robusto. A marca coreana apresentou também o New Tucson, o utilitário esportivo produzido na fábrica de Anápolis (GO), com novos designs externo e interno.

A Hyundai reservou ainda para mostrar no Salão de São Paulo o novo Elantra, o sedã médio totalmente renovado, com linhas exteriores diferentes, sobretudo no conjunto ótico, na entrada de ar e nos vincos das laterais. Seu motor Flex NU 2.0 DOHC desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina.

Outra novidade da marca foi a apresentação do IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica. O IONIQ Híbrido é equipado com motor Kappa 1.6 GDI, a gasolina, com quatro cilindros e 105 cv de potência, em conjunto com um motor elétrico de 32 kw (43 cv), alimentado por uma bateria de íons de lítio. Juntos, os dois propulsores totalizam uma potência combinada de 141 cv, atingindo a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO² abaixo de 79 g/km.

Já o IONIQ Híbrido Plug-in traz o mesmo motor 1.6 da versão híbrida aliado a um propulsor elétrico de 45 kW (61 cv) e uma bateria de íons de lítio de alta performance, que rende até 50 quilômetros no modo exclusivamente elétrico. O IONIQ Elétrico, por sua vez, oferece uma condução elétrica pura por meio de uma bateria de íons de lítio de 28 kWh, garantindo uma autonomia estimada de mais de 250 quilômetros.

MAIOR NOVIDADE DA SUBARU NO SALÃO DO AUTOMÓVEL É O SUV FORESTER

Marca japonesa apresentou sua linha 2017, incluindo o reestilizado Subaru XV e o novo Outback

Dentre sua gama de veículos, composta no Brasil por seis modelos, a japonesa Subaru mostrou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo sua linha 2017, com destaque para o Forester, o SUV da marca mais vendido no país. O Forester apresenta novidades em seu design externo e novos itens de série, como os novos faróis dianteiros com tecnologia bi-xénon e sistema de luz direcional para curvas.

Outra atração da marca é o reestilizado Subaru XV, modelo crossover que recebeu linhas mais modernas e novos equipamentos de série, como a nova central multimídia, possibilitando a execução de músicas de dispositivos externos como celulares e aparelhos de MP3 (via USB ou tecnologia Bluetooth).

Completando a gama de novidades, o Outback também passou a contar com novos equipamentos que ampliam ainda mais os já consagrados padrões de segurança, conforto e comodidade. Os demais modelos que integram a linha comercializada pela Subaru também estão no Salão: Impreza Sedan, Legacy 3.6R, Outback 3.6R, WRX e WRX STI.

CERIMÔNIA DE ABERTURA DO SALÃO DO AUTOMÓVEL ACONTECE DIA 10, ÀS 10H

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre suas portas no dia 10 de novembro, e recebe autoridades, convidados, jornalistas e representantes da indústria automotiva às 10h no São Paulo Expo, no mezanino. A abertura ao público acontece às 13h. O evento tem apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, além de outras entidades do setor.

Neste ano, o Salão do Automóvel recebe mais de 540 veículos de 32 marcas, mais de 100 lançamentos de 120 expositores e oferece ao público mais de 1200 horas de entretenimento. A projeção da organizadora, Reed Exhibitions Alcantara Machado, é que 750 mil visitantes compareçam ao evento, que vai de 10 a 20 de novembro.

ACESSO AO LOCAL

Entre outras facilidades está também o acesso ao Salão do Automóvel com auxílio do aplicativo Waze. Basta digitar “Salão do Automóvel – principal” ou “Salão do Automóvel – alternativo”. O caminho principal levará o motorista para o estacionamento do São Paulo Expo, com mais 4500 vagas cobertas e 1000 vagas em espaço aberto. O caminho alternativo leva ao estacionamento conveniado na Av. Miguel Estéfano, nº 2659 com mais de 10 mil vagas e transfer gratuito até o pavilhão.

O São Paulo Expo dispõe de 5.500 mil vagas de estacionamento, sendo 4.500 cobertas, e acesso direto ao pavilhão por uma passarela. Os preços praticados são: carro: R$ 40 período de 12h, vans: R$ 70 período de 12h; motocicletas: R$ 25 período de 12h; micro-ônibus: R$ 120 período de 12h; ônibus: R$ 160 período de 12h. No estacionamento da Av. Miguel Estéfano, o preço praticado será o de R$ 30 o período de 12h.

É possível, também, chegar ao São Paulo Expo também através do heliponto disponibilizado pelo local. Há duas vagas de parqueamento, disponíveis até às 17h. É necessário pré-agendamento, que pode ser feito pelo telefone 11 5067-1717 ou pelo e-mail operacoessp@glbr.com.br

Para aqueles que preferirem chegar ao evento de bicicleta haverá à disposição um bicicletário com capacidade para 200 bikes. O serviço é gratuito, mas o usuário precisa levar cadeado e corrente.

TEST DRIVES E ESPAÇO DOS SONHOS

O Salão do Automóvel 2016 vai oferece também número inédito de opções de test drive para os visitantes, que poderão não apenas conhecer, mas de fato experimentar veículos de marcas como Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Citroën Volkswagen e Nissan, em um espaço de 20 mil m², com 35 modelos, em um total de 80 a 100 veículos. Trata-se de mais do que o dobro do oferecido em 2014. Além disso, no Espaço dos Sonhos, os mais desejados veículos do mundo devem chamar atenção dos visitantes, reunindo marcas como Maserati, Ferrari, Lamborghini, Tesla, Lexus, Jaguar, Land Rover e as motocicletas Ducati.

COMPRA DE INGRESSOS

A venda dos ingressos no site oficial do evento ou no Facebook começou no dia 1º de abril. A organizadora idealizou também uma ação especial para os fãs do Salão no Facebook, que tem acesso a descontos e promoções exclusivas via rede social. Basta curtir e acompanhar a fanpage [www.facebook.com/salaodoautomovel] para ter acesso a códigos promocionais que dão descontos na compra antecipada dos ingressos. Uma vez no local do evento, também será possível realizar a compra de ingressos em pontos volantes distribuídos na área externa do São Paulo Expo, que aceitarão pagamento via cartões de crédito e débito.

Preços de ingressos

Primeiro dia, 10/11 – R$ 40
Outros dias da semana – R$ 70
Sábado, domingo, feriados e segunda-feira 14/11 – R$ 95
Último domingo, 20/11 – R$ 70
Meia-entrada para estudantes

INFRAESTRUTURA

Novo local

A partir deste ano, o Salão do Automóvel acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, mais novo e moderno local para eventos deste porte na cidade. O antigo Centro de Exposições Imigrantes foi completamente reformado, dando lugar para uma área de 90 mil m² de pavilhão totalmente climatizado, 10 mil m2 de espaço para congressos e convenções, com 32 salas modulares (2º piso) e 20 mil m² de área externa, com uma estrutura que proporcionará conforto e uma experiência diferenciada para o visitante. O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP, a 850 m da estação de metrô e terminal rodoviário Jabaquara.

Alimentação

Na praça de alimentação, o visitante terá várias opções de lanchonetes e food trucks. Um restaurante fixo com 600 lugares também funcionará durante o evento. Entre as marcas que estarão disponíveis, Spoleto, Domino’s Pizza, Casa do Pão de Queijo, Vivenda do Camarão, Grão Espresso, Black Dog, HotnTender, Confraria Paulistania, Sí Señor!.

Transporte gratuito

Há um serviço de transporte gratuito na saída da estação Jabaquara do Metrô (Linha Norte-Sul) para o Centro de Exposições São Paulo Expo. Os ônibus começam a circular uma hora antes da abertura do  Salão do Automóvel até uma hora após o fechamento do evento, e poderão ser encontrados na saída do Metrô Jabaquara, na Rua Nelson Fernandes. Haverá ainda traslados da estação Santos-Imigrantes (Linha Verde) aos sábados, domingos, feriado e ponte.

EVENTOS SIMULTÂNEOS

Congresso AIAFA Brasil de Gestores de Frotas

Apresentará novas tendências da gestão de frotas, com visões, estratégias e experiências inovadoras, onde especialistas em frotas tratarão dos temas mais atuais e das melhores práticas do setor, com o intuito de ajudar e potencializar o desenvolvimento e profissionalização dos gestores de frotas. Evento gratuito para associados AIAFA. Quando: 10 de novembro, das 8h às 15h, sala 206 do mezanino.

Prêmio Capacete de Ouro

“Oscar” automobilístico premia os melhores do ano, organizado pela Revista Racing. Quando: 10 de novembro, das 19h à meia-noite. Sala 211, mezanino. O evento é fechado para convidados.

Os Melhores do Brasil – Jornal do Carro

Pela primeira vez, durante o Salão Internacional do Automóvel, todos os grandes vencedores ganharão o tão esperado troféu. Quando: 11 de novembro, das 17h às 20h30. Mezanino, sala 204. O evento é fechado para convidados.

Encontro AEA do Conhecimento Técnico

Encontro da principal entidade técnica do setor automotivo. Quando: 16 de novembro, das 8h às 12h. Mezanino, sala 204. Evento reservado para associados da AEA.

Prêmio Autoinforme Maior Valor de Revenda

Terceira edição da premiação que contempla os carros e comerciais leves que obtiveram a menor depreciação após um ano de uso. Trata-se de um importante indicador econômico, para uso de montadoras, importadoras e concessionárias de veículos, consumidores, administradores e proprietários de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, e, principalmente, do público consumidor, que tem uma orientação precisa sobre esse importante atributo na hora da compra. Quando: 16 de novembro, das 16h às 20h. Mezanino, sala 204. Evento fechado para convidados.

Manhã de Tecnologia da SAE Brasil

Palestras e debates sobre as principais inovações tecnológicas presentes em veículos expostos no Salão do Automóvel 2016. Objetivo é expor e debater o conteúdo tecnológico das principais novidades introduzidos em veículos expostos no evento. O público-alvo, composto por engenheiros, técnicos e demais interessados poderá conhecer de forma mais aprofundada o estado da arte das tecnologias aplicadas nos modernos veículos disponíveis no mercado Brasileiro. Quando: 17 de novembro, das 8h às 12h. Mezanino, sala 206. Evento fechado para convidados.

Fórum Salão Internacional do Automóvel 2016

Um time de especialistas de montadoras, empresas de consultoria e do setor financeiro participa dos debates do Fórum Salão Internacional do Automóvel 2016. Os painéis abordam os principais desafios da indústria automotiva e da mobilidade urbana de agora e para os próximos 20 anos. Entre os temas, explorados em quatro eixos temáticos – “Carro”, “Mercado”, “Inovação”, e “Gestão” –  os participantes abordam quesitos como os cenários econômico e político e como podem influenciar o desempenho desse mercado no Brasil. Quando: 17 de novembro, das 14h às 18h50. Mezanino, sala 206.

Desfile Supermáquinas

Um comboio de clubes das marcas com mais apaixonados por veículos, que chegarão ao evento de forma inusitada. Agenda:

15 de novembro, 9h30, Volkswagem – Mostra Ícones
17 de novembro, 15h, Full Power – Muscle Tour
18 de novembro, 15h, BMW – MINI Parades

Oficina de Personalização e Performance Batistinha

Oficina criada dentro do pavilhão com 120 m² (estande G320), apresentando projetos de performance, restauração e customização em modelos como o Mustang Shelby de 1 mil CV e o Malibu 1967.

Exposição de “Romisetas”

Em homenagem aos 60 anos da indústria automotiva do Brasil, o Salão 2016 vai expor dois modelos Romi-Isetta, o primeiro carro fabricado no Brasil.

Sobre o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Lançado em 1960, o Salão Internacional do Automóvel ocorre bianualmente e este ano deve atrair um público estimado em 750 mil pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas e o público em geral visitam o evento para conferir os avanços e as tendências da indústria automobilística. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Serviço
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data:
De 10 a 20 de novembro
Horários: 10/11 – 14h às 22; 11 a 19/11- 13h às 22h; 20/11 – 11h às 19h.
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô)
www.salaodoautomovel.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *