Renault do Brasil recebe selo de mantenedor do Cubo Itaú.
Esta semana, o Cubo Itaú, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, concedeu selos às empresas mantenedoras e startups. O objetivo da categoria “Mantenedor” é reconhecer empresas que apoiam a inovação e o empreendedorismo no Brasil. Em abril de 2019, a Renault inaugurou um Renault Lab no Cubo, com o objetivo alinhado ao propósito do hub: conectar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para inovar, buscar novos modelos de negócio, novas formas de trabalhar e desafiar o status quo, visando um mundo melhor.
“A Renault está continuamente inovando para oferecer soluções que facilitem a vida do cliente. Para nós é muito importante termos o Renault Lab no Cubo Itaú fazendo parte do nosso ecossistema de inovação que conta ainda com outros seis Labs, sendo o América Digital Hub em São Paulo, além de quatro Labs dentro de universidades no Paraná e o Creative lab dentro da nossa fábrica em São José dos Pinhais (PR)”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Renata Zanuto, co-head do Cubo, observa que desde a sua criação o centro de fomento ao empreendedorismo faz com que empresas que fazem parte da comunidade se tornem referência em inovação. “Com a criação do selo essa proposta pode ser concretizada e passará a ser exibida e facilmente identificada por quem quer que busque essa chancela”, diz.
INOVAÇÃO NA RENAULT DO BRASIL
O Complexo Ayrton Senna, localizado no Paraná, foi a primeira planta industrial da América Latina reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial por inovações relativas à Indústria 4.0. O reconhecimento se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria. As inovações estão implementadas em diversos setores da montadora, como contratações e treinamentos, processo produtivo e comercialização de veículos (Loja Renault). Um dos fatores essenciais para a conquista do reconhecimento foi o robusto ecossistema de inovação da marca no Brasil.
Ecossistema de inovação
Para continuar inovando e desenvolvendo soluções disruptivas, a Renault implementou no Brasil um ecossistema de inovação, com presença em universidades, centros acadêmicos e hubs, como o próprio Cubo Itaú, em São Paulo. Atualmente, a Renault já conta com sete ambientes, cinco deles inaugurados em 2019. Fazem parte do ecossistema de inovação da Renault: Renault LAB no Cubo Itaú, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo, FAE e UFPR em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.
O America Digital Hub, é focado no desenvolvimento e aceleração de projetos digitais. Já o Creative Lab desenvolve diversos projetos para a linha de produção. Com as impressoras 3D, o espaço produz protótipos para testes e até equipamentos que podem ser utilizados durante o processo produtivo, o que reduz custo e tempo para a companhia, pois os processos estão acontecendo dentro da organização, sem depender de terceiros.
E-commerce
No Brasil, a Renault foi primeira marca a comercializar toda a linha de veículos de passeio 100% on-line. A Loja Renault (https://loja.renault.com.br) agrega as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto, somando comodidade e praticidade aos clientes. Com acesso por celulares, tablets ou desktops, plataforma é uma ferramenta desenvolvida com foco no consumidor brasileiro: cada vez mais conectado e que busca soluções digitais para resolver suas necessidades com rapidez, segurança e transparência.
Para tornar a experiência mais completa, a Loja Renault inclui importantes funcionalidades, como:
• Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
• Aprovação on-line do financiamento;
• Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
• Emissão de boleto para pagamento;
• Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail, com previsão de entrega.
Renault Experience
A inovação também é um dos pilares do Instituto Renault, que promove anualmente o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país. Em sua última edição, o programa recebeu a inscrição de 460 estudantes divididos em 183 equipes, compostas por alunos de 132 instituições de ensino, 16 estados e 54 cidades. Ao todo, 42 cursos diferentes participaram da edição.
A campeã, revelada em maio, foi a equipe Farm Twizy, da Universidade Feevale que desenvolveu uma solução de mobilidade agrícola para agilizar a gestão rural no campo para pequenos agricultores utilizando o Renault Twizy.
Sobre o Instituto Renault
Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.
No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.
No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.