Range Rover Sport HST incorpora motor MHEV de seis cilindros.
- Range Rover Sport HST: Apresentamos uma edição especial com o novo motor de seis cilindros em linha de 400 cv MHEV, que acrescenta equilíbrio e requinte à gama do Range Rover Sport.
- Eficiência extrema: O motor elétrico Mild Hybrid oferece eficiência e um grande rendimento dinâmico.
- Preparado para quando for preciso: O sobrealimentador elétrico de 48V fornece a potência necessária para reduzir o tempo de resposta do turbo.
- Concebido para durar toda a vida: O novo motor de seis cilindros estará disponível apenas na versão HST, apresentando, além disso, uma série de elementos exclusivos no interior e no exterior.
- Estilizado e bonito: Uma resposta rápida e características que melhoram o rendimento fazem do HST um modelo mais potente quer em estrada como no campo.
- O Range Rover Sport HST ainda não tem previsão de chegar ao mercado brasileiro.
O Range Rover Sport combina, sem esforço, uma condução dinâmica em estrada com o luxo requintado característico da Land Rover, além da insuperável capacidade todo-o-terreno. A introdução do novo motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros a gasolina e 400 cv MHEV otimiza a precisão e a resposta, ao mesmo tempo que melhora os níveis de consumo de combustível.
Disponível inicialmente na edição especial HST, o novo motor Ingenium de 400 cv oferece uma resposta mais eficaz e mais equilíbrio em comparação com o atual motor V6 a gasolina. Com 56,08 kgfm de torque, é capaz de levar o Range Rover Sport dos 0 aos 100km/h em 6,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 225km/h.
O novo motor de seis cilindros, com uma resposta suave e contundente, oferece uma nova e vasta combinação de características de última geração entre as quais se destaca o sobrealimentador elétrico através do qual é possível obter uma resposta imediata. Capaz de atingir as 120.000 rpm em apenas 0,5 segundo, através de uma ligação direta com o acelerador, a nova tecnologia elimina praticamente o efeito de atraso característico do turbo.
Equipado com um turbo de entrada dupla (twin-scroll) e Elevação Contínua Variável das Válvulas, o design do novo motor de seis cilindros otimiza o rendimento e a máxima eficiência, conseguindo reduzir as emissões. Além disso, permite aumentar a potência e ajudar o motor a “respirar” com a máxima eficácia, tudo isto com o tradicional espírito e requinto da família Range Rover.
Conjuntamente com estas novas tecnologias que melhoram as prestações e o desempenho, o modelo conta com um novo propulsor elétrico de apoio MHEV (Mild-Hybrid), com o qual consegue melhorar a sua eficiência atingindo melhores níveis de consumo e de emissões. Isso enquadra-se no objetivo da Land Rover de oferecer algum tipo de eletrificação em todos os novos modelos fabricados a partir de 2020.
Este sistema inteligente baseia o seu funcionamento no novo sistema Stop/Start, que se desliga enquanto desacelera até parar, para depois combinar o último motor desenvolvido de 3.0 litros e o motor elétrico. Este sistema permite recuperar a energia durante as frenagens e as desacelerações e armazená-la numa bateria de 48V para a sua utilização posterior – quando se inicia a marcha a partir da posição parada, por exemplo.
Projetado e concebido pela Jaguar Land Rover, o novo motor de seis cilindros Ingenium foi criado graças ao investimento de um bilhão de libras (cerca de 1,140 bilhões de Euros) no Centro de Fabricação de Motores de Wolverhampton, na região das West Midlands, juntamente com os atuais motores de quatro cilindros Ingenium a gasolina e diesel.
Nick Rogers, Diretor Executivo de Engenharia de Produto, da Jaguar Land Rover, afirma: “É de conhecimento que os motores de seis cilindros em linha oferecem um maior equilíbrio em comparação aos V6 e a nossa unidade Ingenium foi desenvolvida sobre a premissa de otimizar a eficiência independentemente das circunstâncias.”
“A última tecnologia, como é o caso do sobrealimentador elétrico, garante o melhor rendimento e resposta que distinguem o Range Rover Sport, enquanto o sistema inteligente MHEV recupera parte da energia para melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões“, acrescenta o responsável.
O novo motor a gasolina de 400 cv MHEV do Range Rover Sport vai estar disponível na nova edição especial denominada HST, que será apresentada com um conjunto de elementos exclusivos no interior e exterior, destacando-se as inscrições específicas em fibra de carbono no capô, grade dianteira, entradas de ar laterais e porta-malas.
Também será possível escolher entre dois tipos de rodas de liga leve e cinco cores exteriores: Santorini Black, Fuji White, Indus Silver, Firenze Red e Carpathian Grey. Além disso, o HST se destaca pelas pinças de freio vermelhas de série ou, como opcional, em cinza anodizado.
No interior, os bancos dianteiros Dynamic de 16 posições estão disponíveis em tecido com uma cor nova, bem como no volante e no câmbio. O novo modelo inclui também as patilhas no volante e a inscrição HST na cor Satin Chrome. A edição especial está disponível com um vasto leque de sistemas de segurança (ADAS), como é o caso do Sistema de Controle de Velocidade de Cruzeiro, o sistema Stop & Go e o Assistente de Direção opcional, bem como o sistema de Frenagem de Emergência a Alta Velocidade. Finalmente, o futuro cliente pode desfrutar ainda da tradicional capacidade toAll-Terrain do-o-terreno de todos os veículos Land Rover com o sistema opcional Terrain Response 2.
O Range Rover Sport HST ainda não tem previsão de chegar ao mercado brasileiro. Enquanto isso, por aqui estão disponíveis as versões SE (a partir de R$ 471.342), HSE (a partir de R$ 514.929) e SVR (a partir de R$ 760.680). Desde seu lançamento, o Range Rover Sport foi o segundo modelo da Land Rover que mais recebeu prêmios em todo o mundo. Além disso, o modelo representa 44% de market share no segmento SUV grande.