Ramos/Vanthoor aposta na chuva, muda estratégia e termina na 10ª. posição em Zandvoort

Logo após pitstop, ocupando a quarta posição, chuva desaba e dupla da Audi WRT opta por fazer nova parada para troca de pneus. Mas chuva para, pista seca e Ramos/Vanthoor cai para a 10ª. posição. Vitória fica com os companheiros de equipe Enzo Ide/ Rene Rast.

A corrida principal da 3ª. etapa do Blancpain Sprint Series – o Mundial de carros Gran Turismo – realizada hoje, em Zandvoort (Holanda) foi repleta de imprevistos. Logo na largada, um acidente obrigou a entrada do safety car, que deixou a corrida em bandeira amarela por 12 minutos. Depois, a chuva que desabou bem no momento da janela de pitstops complicou a vida de muitas equipes. A dupla da equipe Belgian Audi Team WRT, o brasileiro Cesar Ramos e o belga Laurens Vanthoor, foi uma das prejudicadas. A vitória ficou com os companheiros Enzo Ide/ Rene Rast (Audi R8 LMS Ultra). O pódio foi completado por Thomas Jäger/Dominik Baumann, BMW Sports Trophy Team Schubert, com o BMW Z4 em segundo e Robert Renauer/Jaap van Lagen, Tonino Team Herberth, Porsche 997 GT3 R, na terceira posição.

Com o terceiro lugar obtido na corrida classificatória disputada na véspera, a dupla da Audi WRT largou da terceira posição na corrida principal, com tempo seco, temperatura em torno de 21 graus. Na largada, Ramos que estava no comando do Audi R8 #1 caiu para sexto e um acidente obrigou a entrada do safety car na pista. Assim que abriu a janela para o pitstop, Cesar entrou, na sexta posição, entregou o carro para Vanthoor, que voltou a pista na quarta posição. Porém, três voltas depois, desabou a chuva. Vanthoor voltou para boxe para troca de pneus. Alguns pilotos arriscaram ficar na pista com pneus slick. Minutos depois a chuva parou e a pista começou a secar. Com isso, Vanthoor foi perdendo posições para terminar em 10º. Lugar. Os companheiros de equipe, Rast e Ide, optaram por permanecer com pneus slick e venceram.

“Larguei em terceiro e acabei caindo para sexto na largada. Nosso pitstop foi perfeito e voltamos em quarto para a pista com o Laurens guiando. Mas começou a chover e tomamos a decisão de parar de novo para colocar pneus de chuva. Mas a decisão não foi a melhor, pois a chuva não durou muito e ainda secou no final. Foi um risco assumido que poderia nos dar a vitória ou ao menos um pódio no final, mas acabou não funcionando. Faz parte”, comentou Cesar. Com o resultado, a dupla caiu da 4ª. para a 5ª. posição na classificação do campeonato. A próxima etapa acontece dia 24 de agosto, na Eslováquia.

Resultado corrida principal:
1.Enzo Ide/ Rene Rast, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra, 1:39.913
2.Thomas Jäger/Dominik Baumann, BMW Sports Trophy Team Schubert, BMW Z4, a 1.366
3.Robert Renauer/Jaap van Lagen, Tonino Team Herberth, Porsche 997 GT3 R, a 20.732
4.Maximilian Götz/Maximilian Buhk, HTP Motorsport, Mercedes SLS AMG GT3, a 37.996
5.Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen, Grasser Racing Team, Lamborghini FLII, a 49.430
6.Sascha Halek/Stefan Landmann, Grasser Racing Team, Lamborghini FLII, a 49.901
7.Stefan Rosina/Peter Kox, Reiter Engineering, Lamborghini FLII, a 50.135
8.Matheus Stumpf/Nelson Piquet Jr, BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4, a 1:16.398
9.Mateusz Lisowski/Vincent Abril, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra, a 1:26.781
10.Cesar Ramos/Laurens Vanthoor, Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra, a 1:39.434
11.Niki Mayr-Melnhof/Markus Winkelhock, Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra, a 1:39.963
12.David Fumanelli/Stefano Colombo, ROAL Motorsport, BMW Z4, a 1:40.422
13.Alessandro Latif/Marc Basseng, Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra
14.Caca Bueno/Sergio Jimenez, BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4
15.Sten Pentus/Daniel Lloyd, Bhaitech, McLaren MP4-12C
16.Armaan Ebrahim/Miguel Toril, Fortec Motorsports, Mercedes SLS AMG GT3, a 1:41.579
NC – Fabio Onidi/Giorgio Pantano, Bhaitech, McLaren MP4-12C0
NC – Roman Rusinov/Stephane Ortelli, G-Drive Racing, Audi R8 LMS Ultra
NC= não completou

Classificação por pontos:
1 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 69 pontos
2 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 61
3 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
4 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 33
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 27
6 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 25
7 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra), 21
8.Thomas Jäger/Dominik Baumann, BMW Sports Trophy Team Schubert, BMW Z4, 20
9. Jaap van Lagen, Tonino Team Herberth, Porsche 997 GT3 R, 16
10.Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 13

Sistema de disputa – Sprint Series
Formato da prova:

– Rodadas duplas: cada etapa conta com duas corridas de uma hora cada.
– Na primeira corrida, denominada ‘qualifying race’ (corrida classificatória), a ordem de largada é definida de acordo com o treino classificatório e a largada é dada pelo piloto 2.

– A segunda corrida, denominada “Main race” (corrida principal), também conta com 60 minutos e a ordem de largada é definida de acordo com o resultado da “Qualifying Race” (corrida classificatória). Quem faz a largada nessa corrida é o piloto 1.

– Pontuação:
Na qualifying race pontuam os seis melhores a saber: 8, 6, 4, 3, 2, 1
Na main race pontuam os 10 melhores a saber: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1

Sigam o piloto Cesar Ramos nas mídias sociais:
http://www.cesarramosracing.com.br/
https://www.facebook.com/cesarramosracing
http://instagram.com/cesarzramos
@C_Ramoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *