Premiações distinguem produtos, estratégia e gestão da Fiat.
A Fiat Automóveis encerra o ano com um número expressivo de prêmios, com destaque para as conquistas da picape Novo Fiat Strada e para a visibilidade da marca.
Novo Fiat Strada – Lançada em outubro último, a picape – líder absoluta em seu segmento há treze anos – recebeu cinco importantes premiações. Conquistou o título de “Picape do Ano 2014”, do conceituado prêmio Carro do Ano promovido pela revista Auto Esporte. Também recebeu o Top Car TV 2013, O Melhor do Ano AutoPress 2014, Prêmio Imprensa Automotiva, da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), e Prêmio 10 Best 2014, da revista Car&Driver, todos na Categoria Melhor Picape. São premiações de destaque, que possuem em seu corpo de jurados jornalistas especializados em automóveis de todo o Brasil, com mídias de jornais, TVs, rádios, sites e revistas.
Publicidade e Comunicação – A Fiat Automóveis conquistou o Prêmio Caboré 2013 na categoria Anunciante. Este é considerado o maior prêmio da propaganda brasileira, que consagra os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação no Brasil. Instituído pelo Meio & Mensagem em 1980, transformou-se no mais cobiçado reconhecimento do mercado publicitário. A vitória da Fiat na categoria Anunciante é um indicador de que a estratégia de comunicação com o mercado destaca-se por seus resultados e repercussão.
A Fiat Automóveis também venceu no evento Carro do Ano da Auto Esporte, a categoria Publicidade do Ano, com a campanha “Vem pra Rua”, e o Site do Ano, com destaque para a facilidade de acesso e navegação do usuário pelas páginas, além da frequência de atualização e da ferramenta de montagem de modelos desejados.
No Prêmio Top Car TV, a Fiat também levou o Melhor Comercial de TV (varejo) com a campanha “Ronaldo”.
Transporte – A Fiat Automóveis conquistou o prêmio de Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2013 da revista Transporte Moderno na categoria Montadora de Veículos. O prêmio é organizado pela Editora OTM e coincide com o lançamento da 26º edição do anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte. Para definir os vencedores nas várias categorias, mais de 1,2 mil balanços são analisados pelos organizadores da premiação. São premiadas as empresas consideradas as melhores nos setores de serviços, indústria e operadores de transporte. A escolha é realizada por meio de análise contábil das demonstrações financeiras até 31 de dezembro de 2012. A Fiat Automóveis atua no segmento de veículos comerciais com os modelos Ducato, Doblò Cargo, Fiorino, Uno Furgão e Strada.
Desempenho – A Fiat Automóveis foi a vencedora neste ano do prêmio as Melhores da Dinheiro no segmento Veículos, organizado pela revista ISTOÉDinheiro. A empresa é a vencedora nessa categoria pela quinta vez (2006/2007/2009/2011/2013) e já recebeu o prêmio máximo do evento de “Empresa do Ano” em 2011, e de Responsabilidade Sócio-Ambiental em 2009. A Melhores da Dinheiro é uma publicação anual da revista ISTOÉ Dinheiro, que traz o ranking das mil melhores empresas que atuam no Brasil, com análise dos setores de maior destaque e projeções econômicas para os próximos anos. A eleição é feita por meio de avaliação da empresa de consultoria KPMG.
Satisfação dos proprietários – Os modelos Strada e Siena, da Fiat, foram eleitos pela revista Quatro Rodas os carros com o maior índice de satisfação de seus proprietários em seus segmentos. Em sua 13º edição, “Os Eleitos 2013”, em parceria com o instituto de pesquisa GfK, ouviu 2.318 proprietários dos 40 modelos mais vendidos do Brasil. O Fiat Strada ganhou na categoria Picapes Leves pelo segundo ano consecutivo. O Siena venceu na categoria “Sedãs Compactos”.
Atendimento ao cliente – Em 2013, a Fiat conquistou dois dos mais importantes reconhecimentos do segmento de Call Centers/Atendimento a Clientes. Ficou com a melhor classificação no setor automotivo no Prêmio de Excelência de Atendimento promovido pela Revista Consumidor Moderno (principal publicação especializada em Call Centers do Brasil), além do Prêmio IBRC/Exame promovido pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente em parceria com a revista Exame.
Ações sustentáveis – Os projetos Aterro Zero e Cooperárvore foram os vencedores da categoria Sustentabilidade do Prêmio Americar. Realizado pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, a edição 2013 contou com a participação de 56 jornalistas especializados de 11 países. Das três iniciativas de sustentabilidade selecionadas para avaliação dos jurados, a Fiat recebeu 62,9% dos votos. A Fiat Automóveis é a primeira montadora do país a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem e a reutilização, eliminando o envio para aterros. A meta foi alcançada em 2011 como resultado do projeto Aterro Zero. Atualmente, 95% dos resíduos são reciclados e 5%, reaproveitados – números que colocam a Fiat em posição de destaque no setor automotivo nacional.
Uma das diversas formas que a empresa utiliza para reaproveitar materiais está diretamente ligada à política de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico do Jardim Teresópolis, região localizada em frente à fábrica, em Betim (MG). Alguns resíduos, como tecido e aparas de cinto de segurança, são enviados para a Cooperárvore, cooperativa social que faz parte do programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, desenvolvido pela empresa. A cooperativa, idealizada e apoiada pela Fiat Automóveis, cria e desenvolve produtos que têm como principal matéria-prima os resíduos reaproveitados da indústria automotiva, doados pela Fiat e parceiros. Os resultados desse trabalho são sacolas, bolsas, mochilas, nécessaires, almofadas, jogos infantis, chaveiros, entre outros, que aliam funcionalidade e beleza a peças diferenciadas.
A Fiat Automóveis também foi uma das empresas vencedoras do 7º Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA) 2013, promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ) em parceria com o Governo de Minas Gerais. É a quarta vez que a empresa é finalista do prêmio, que reconhece as melhores práticas e gestão ambiental.
Inovação – A Fiat Automóveis está entre as empresas mais inovadoras do País e foi premiada com o troféu Best Innovator 2013, organizado pela revista Época Negócios em parceria com a consultoria A. T. Kearney. Desde 2003, a A.T. Kearney pesquisa as empresas mais inovadoras em 15 países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a pesquisa é feita desde 2009 e é a primeira vez que uma montadora de automóveis ganha o prêmio. As empresas avaliadas pelo Best Innovator foram submetidas inicialmente a uma série de questionários, em cinco dimensões da inovação: Estratégia, Processos, Organização e cultura, Estrutura e suporte, e Resultado da inovação.
Gestão – O presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, recebeu o prêmio Reconhecimento à Excelência e Inovação (REI) na categoria “Profissional de Montadora”. O evento é promovido pela revista Automotive Business pelo terceiro ano e reconhece as melhores iniciativas da indústria automobilística em excelência e inovação, entre março de 2012 e 1º de fevereiro de 2013.
Belini também foi apontado pela revista Exame como um dos líderes com melhor reputação no Brasil. A revista publica pesquisa que apontou os vinte líderes mais influentes do País , realizada em parceria com o os institutos Merco e Ibope, e auditada pela consultoria KPMG.
O presidente da Fiat Chrysler também recebeu o título de Executivo de Valor, na Categoria Veículos e Peças, outorgado pelo jornal Valor Econômico. Além disto, foi condecorado pela Ordem de Rio Branco, no grau de Comendador, em solenidade no Ministério das Relações Exteriores. A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963, com o objetivo de distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. A Ordem é assim intitulada em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco.