Porsche GT3 Cup Challenge terá em Curitiba sua etapa mais internacional do ano
Além de cinco nacionalidades na pista e a certeza do primeiro campeão do ano, na classe Challenge Sport, corridas deste sábado podem sacramentar o campeão na Challenge e afunilar a disputa na Cup
A temporada 2015 da Porsche GT3 Cup Challenge entra em sua reta final neste sábado em Curitiba com a etapa mais internacional do calendário. Serão cinco nacionalidades na pista na antepenúltima jornada do ano.
Com apenas mais três corridas no calendário, é na Challenge que o grid está com maior variedade de nacionalidades. Além dos brasileiros e do chileno Gonzalo Huerta, que esteve presente na maior parte da temporada, a capital paranaense terá as estreias do sul-africano Sam Moodley e do italiano Fabio Benedetti.
Piloto do Porsche #9, Moodley tem experiência correndo de Porsche na African Endurance Series e participações no Shelby Can-Am South Africa. Já o italiano larga como Porsche #16 e também tem no currículo quilômetros de Porsche de corrida em provas de longa duração, com duas participações nas 6 Horas de Vallelunga.
Na Cup, o argentino Fabian Taraborelli desembarca com aparições esporádicas na Blancpain Endurance Series e anos de experiência competindo com Fiat Abarth e Fiat Linea em seu país. Ele estreia no Brasil a bordo do Porsche #46.
Outras novidades nos grids são a estreia do vencedor das 500 Milhas de Londrina Paulo Totaro com o Porsche #0 e a volta de Rodolfo Toni com o #53 na Challenge. No grid da Cup o Porsche #6 fica dormente nesta etapa, com Pedro Piquet testando pela F3 Euro no fim de semana.
A jornada no autódromo de 3.695 m da capital paranaense tem o retorno à programação tradicional da Porsche GT3 Cup Challenge, com as quatro corridas no sábado. A primeira largada está marcada para 10h.
O livetime da categoria cobre toda a programação oficial. O portal Terra e o site oficial mostram as provas ao vivo. Todas as corridas da Porsche GT3 Cup Challenge são exibidas em VT na Band e Sportv.
Campeonatos
Na sétima etapa da temporada, o funil dos títulos em disputa no Porsche GT3 Cup Challenge ficará mais estreito em Curitiba.
Na classe Cup, o clube dos quatro bicampeões segue na briga atrás do inédito tricampeonato. Atual dono do título, Constantino Jr desgarrou na pontuação nas últimas quatro corridas em Goiânia, mas os adversários mais próximos têm retrospecto invejável na capital paranaense: Miguel Paludo acumula seis vitórias e quatro segundos lugares em dez largadas nesta pista, onde Ricardo Rosset e Ricardo Baptista têm o hábito de protagonizar as tomadas de tempo e as corridas.
A três provas de coroar seu campeão, a classe Challenge tem os três primeiros separados por apenas oito pontos. JP Mauro está na liderança e com possibilidade matemática de sair campeão de Curitiba (considerando combinação de resultados e os descartes previstos em regulamento). Mas Fabio Alves ressurgiu como o maior pontuador em Goiânia e espera levar a decisão para a preliminar do GP Brasil em Interlagos, onde conquistou seu título no ano passado. Elias Azevedo vem logo a seguir e promete correr “com a calculadora no volante”.
Já na Challenge Sport não tem matemática mais para ser feita: o título sai em Curitiba, última etapa válida pela classe de entrada. Na classificação por pontos corridos, Tom Filho aparece na liderança com quatro pontos de vantagem sobre Rodrigo Mello. Mas considerando os descartes é o dono do Porsche #29 quem lidera sobre o campeão da classe Light em 2013.
Declarações dos pilotos
Objetivo é manter o que estamos fazendo. A vitória em Goiânia, mesmo com o lastro, motiva bastante. Sempre gostei de Curitiba e estou feliz em voltar ao lugar da primeira vitória do ano lutando pelo campeonato a três etapas do fim
MIGUEL PALUDO, vice-líder da Cup
Na abertura da temporada, me senti muito confortável no carro e ganhei as duas em Curitiba. Espero manter essa performance mesmo com o lastro de 50 kg. Gosto muito do traçado e vou muito confiante. Com os descartes, tenho 12 pontos de vantagem, que me dão a chance de garantir o título no sábado
JP MAURO, líder da Challenge
Espero repetir a performance do ano passado, que foi um dos fins de semana mais legais da minha carreira com duas poles e duas vitórias. A expectativa para a prova é excelente, depois do resultado de Goiânia. Faltam três corridas para fechar o ano em Interlagos, pensando no bicampeonato, não adianta deixar para depois: tem que ser agora em Curitiba
FABIO ALVES, vice-líder da Challenge
Vou com a calculadora no volante. A briga direta pelo campeonato é com o JP e o Fabio, mas o Cristiano Piquet corre por fora. O grid hoje está muito mais apertado, como vimos nas últimas provas com tocadas impecáveis do Daniel Corrêa, Gonzalo, Tom e Rodrigo Mello. Os pilotos da Sport podem tirar pontos na briga pelo título no geral e temos ainda os estrangeiros, que sempre podem surpreender como o Esteban Gini no Velo Città
ELIAS AZEVEDO, terceiro colocado na Challenge
Confira o cronograma oficial para a Etapa 7 – Curitiba:
Sexta-feira – 23 de outubro
09:30 – 12 – Treinos opcionais
12:10 – Briefing
13:15 – 13:35 – Treino Livre 1 – Parte A CHALLENGE
13:45 – 14:05 – Treino Livre 1 – Parte B CHALLENGE
14:45 – 15:30 – Treino Livre 1 CUP
15:35 – 15:55 – Treino Livre 2 – Parte A CHALLENGE
16:05 – 16:25 – Treino Livre 2 – Parte B CHALLENGE
17:05 – 17:20 – Treino Classificatório CUP
17:25 – 17:35 – Treino Classificatório – Top 10 CUP
Sábado, 24 de outubro
09:00 – 09:10 – Treino Classificatório – Grp A CHALLENGE
09:20 – 09:30 – Treino Classificatório – Grp B CHALLENGE
10:00 – 10:40 – Corrida 1 – Grp B (25 min + 1 volta) CHALLENGE
10:55 – 11:35 – Corrida 1 – (25 min + 1 volta) CUP
11:50 – 12:30 – Corrida 2 – Grp A (25 min + 1 volta) CHALLENGE
13:15 – 13:55 – Corrida 2 – (25 min + 1 volta) CUP
Balance of Performance
Cup
Constantino Jr 50 kg
Miguel Paludo 45
Ricardo Rosset 40
Ricardo Baptista 35
Lico Kaesemodel 30
Daniel Schneider 25
Marcel Visconde 20
Pedro Queirolo 15
Rodolfo Ometto 10
Gil Farah 5
Challenge
JP Mauro 50 kg
Fabio Alves 45
Elias Azevedo 40
Cristiano Piquet 35
Daniel Corrêa 30
Tom Filho 25
Marcio Mauro 20
Rodrigo Mello 20
Ramon Alcaraz 10
Gonzalo Huerta 10
Fotos: Luca Bassani e Beto Issa