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Pirelli F1: Preview do Grande Prêmio da Espanha.

Existe uma nova escolha para o Grande Prêmio da Espanha, algo diferente do trio de pneus médio-macio-supermacio que foi levado para as primeiras quatro etapas da temporada. Para o Circuito da Catalunha, os pneus duro, médio e macio foram os escolhidos para lidar com as grandes cargas que a pista gera sobre o pneu. A maior parte das equipes escolheu a quantidade mínima de pneus duros, priorizando os compostos mais macios. A Pirelli é, mais uma vez, o title sponsor do Grande Prêmio da Espanha.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

  • Esta é uma pista com altas demandas para os pneus, especialmente na longa curva 3, à direita.
  • Os times possuem muitos dados relevantes de 2016, já que os testes de pré-temporada foram realizados no local.
  • A superfície é abrasiva, compondo, com as curvas de alta velocidade, um duro teste para os pneus.
  • Uso e degradação são, normalmente, altos, então são esperadas vários pit-stops.
  • O pneu dianteiro esquerdo é o mais exigido: Barcelona é um circuito exigente para a parte dianteira dos carros.
  • Esta é uma pista de alta carga aerodinâmica, aumentando ainda mais a força vertical sobre os pneus.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS:

  • Laranja Duro: visto pela primeira vez este ano, porém nenhum piloto escolheu mais do que um set (quantidade mínima definida como obrigatória pela Pirelli para a corrida).
  • Branco Médio: Um pneu versátil que atua como um bom compromisso entre performance e durabilidade.
  • Amarelo Macio: Mais de um segundo mais rápido por volta do que o Branco Médio em Barcelona, mas, provavelmente, não terá longa vida útil.

COMO FOI UM ANO ATRÁS:

  • Vencedor: Rosberg (duas paradas: começou com pneu médio, manteve este tipo na primeira parada, feita na 15ª volta, e colocou os duros na 44ª volta).
  • Melhor posição de uma estratégia alternativa: Hamilton, segundo, com três paradas (apenas o penúltimo stint com o pneu duro).
  • Uma mistura de estratégias entre duas ou três paradas, com a maior parte dos times adotando formatos flexíveis.

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PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI:

  • “A Espanha sempre nos fornece um grande teste para os pneus, graças à alta demanda energética da pista. Neste ano, será especialmente o caso, já que os times escolheram compostos mais macios. Claro que eles vão poder usar os dados acumulados durante os dias da pré-temporada, mas, nesta época do ano, esperamos condições mais quentes. Como consequência, é provável que teremos alto desgaste e degradação que irão resultar em vários pit-stops. Claro que isso garante uma grande variedade de estratégias para a etapa”.

O QUE HÁ DE NOVIDADE:

  • Após a corrida, dois dias de testes serão realizados, com a maior parte dos times participando.
  • O programa de desenvolvimento para os pneus de 2017 está avançando, com Jean-Eric Vergne testando uma Ferrari 2014 modificada em Mugello na semana passada.
  • A GP2 e a GP3 começam neste fim de semana, com grids fortes em cada e novos pneus para a GP3, que também terá um carro completamente novo este ano.


OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE:

  • Notícias que nós apontamos um novo piloto de testes: não são verdadeiras (até o fim de julho ou, talvez, agosto, quando os carros atuais serão usados para os primeiros testes dos pneus protótipos mais largos para 2017), enquanto estamos usando carros antigos modificados dos times, que irão fornecer seus próprios pilotos para os testes.
  • Muitos times anunciaram atualizações para os seus carros, que serão mostradas em Barcelona.
  • O “aeroscreen” da Red Bull: até primeiro de julho, uma decisão sobre seu uso, ou do “Halo”, da Ferrari, deverá ser tomada.

 

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO:

  Roxo Vermelho Amarelo Branco Laranja
Austrália   Supermacio Macio Médio  
Bahrain   Supermacio Macio Médio  
China   Supermacio Macio Médio  
Rússia   Supermacio Macio Médio  
Espanha     Macio Médio Duro
Mônaco Ultramacio Supermacio Macio    
Canadá Ultramacio Supermacio Macio    
Azerbaijão   Supermacio Macio Médio  
Áustria Ultramacio Supermacio Macio    
Inglaterra     Macio Médio Duro

 

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de materiais para a reconstrução de pneus.

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