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Pirelli F1: novos materiais para os pneus da temporada 2016 foram testados após o GP da Áustria.

A Pirelli concluiu o segundo dia do último testes in-season, realizados ontem e hoje, no circuito de Speilberg, após o Grande Prêmio da Áustria. Nas análises, a fabricante de pneus experimentou alguns materiais novos que podem vir a ser incorporados aos pneus de Fórmula 1 na temporada 2016. Todas as equipes, exceto a Manor, participaram dos testes. Várias delas usando pilotos principais, de testes e reservas; como a Ferrari, por exemplo, com Antonio Fuoco, e a Toro Rosso, com Marco Wittmann.

 

O primeiro dia de testes foi interrompido por uma forte chuva, logo na manhã, o que resultou em uma demorada bandeira vermelha. Poucos pilotos se arriscaram a entrar no circuito, dando apenas algumas voltas de reconhecimento com pneus de chuva. À tarde, eles voltaram à pista, já com pneus intermediários. Depois, o clima ainda permitiu que fossem testados também os supermacios atuais, os macios e os médios. Os testes duraram até às 20h, para compensar o período perdido com a chuva da manhã.

 

Os testes do segundo dia foram realizados com o clima seco, permitindo que as equipes pudessem experimentar os pneus slick supermacio, macio e médio. Em parceria com as equipes Ferrari, Mercedes e Toro Rosso, a Pirelli testou novos materiais que podem ser utilizados nos pneus da temporada 2016. Estes protótipos, tanto dianteiros quanto traseiros, possuem características semelhantes aos dos modelos atuais, mas com pequenas diferenças em sua composição.

 

Hoje as atividades começaram com céu nublado, 13ºC de temperatura ambiente e 18ºC da pista. Durante a tarde,  atingiram o pico de 21ºC e 32°C, respectivamente. Nestas condições, os compostos mais macios foram os mais adequados. Nico Rosberg, da Mercedes, foi o piloto mais rápido do dia. Usando pneus P Zero supermacio ele fez, em sua melhor passagem, 1min9s113.

 

Ao longo de toda a temporada 2015, cada equipe tem direito a 110 jogos de pneus para testes; menos do que os 135 jogos destinados no ano passado. Estes podem ser usados ??como elas quiserem. Basta que as equipes notifiquem a Pirelli com antecedência, informando a quantidade de conjuntos que desejam usar em qual teste.

 

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Os testes na Áustria tiveram um começo um pouco frustrante, graças a chuva que atrapalhou os trabalhos na manhã do primeiro dia. No entanto, pudemos realizar trabalhos muito bons a partir da tarde de terça-feira, tendo até mesmo alguns períodos de sol, na quarta-feira. Queremos agradecer a Ferrari, Mercedes e Toro Rosso, que se ofereceram para nos ajudar nos testes de alguns novos materiais para a temporada 2016, nestes que foram os dois últimos dias de testes in-season. Os resultados obtidos aqui serão muito úteis, à medida que continuamos o desenvolvimento da nossa próxima geração de pneus para a Fórmula 1.”

 

Foto em alta resolução: http://f1pressarea.pirelli.com/wp-content/files/2015/06/A2Z4952.jpg

 

Os melhores tempos dos dois dias de testes:

 

PRIMEIRO DIA

Wehrlein (Mercedes) 67 voltas / 1min11s005 Supermacio

Ocon (Force India) 76 voltas / 1min11s192 Supermacio

Verstappen (Toro Rosso) 97 voltas / 1min11s328 Macio

Fuoco (Ferrari) 71 voltas / 1min11s331 Macio

Grosjean (Lotus) 45 voltas / 1min11s509 Macio

Gasly (Red Bull) 80 voltas / 1min11s757 Macio

Marciello (Sauber) 53 voltas / 1min11s826 Macio

Vandoorne (McLaren) 76 voltas / 1min12s530 Supermacio

Wolff (Williams) 39 voltas / 1min13s248 Macio

 

SEGUNDO DIA

Rosberg (Mercedes) 117 voltas / 1min9s113 Supermacio

Gutierrez (Ferrari) 110 voltas / 1min9s931 Supermacio

Bottas (Williams) 79 voltas / 1min10s029 Supermacio

Wittmann (Toro Rosso) 158 voltas / 1min10s103 Supermacio

Wehrlein (Force India) 132 voltas / 1m10s253 Supermacio

  1. Palmer (Lotus) 110 voltas / 1min10s373 Supermacio

Alonso (McLaren) 104 voltas / 1min10s718 Supermacio

Ricciardo (Red Bull) 116 voltas / 1min10s757 Supermacio

Nasr (Sauber) 138 voltas / 1min10s922 Supermacio

 

Obs.: a equipe Manor não participou desses testes.

 

MAIORES STINTS POR TIPO DE COMPOSTO

Supermacio – Vehrlein (Mercedes) – 22 voltas, no primeiro dia

Macios – Fuoco (Ferrari) – 17 voltas, no primeiro dia

Médios – Gutierrez (Ferrari) – 3 voltas, no segundo dia

Intermediários – Verstappen (Toro Rosso) – 23 voltas, no primeiro dia

De chuva – Fuoco (Ferrari) – 16 voltas, no primeiro dia

 

 

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

 

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de materiais para a reconstrução de pneus.

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