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Oferta de produtos zero emissão (Z.E.) em expansão.

Parte 1: Renault ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. conquistam seu lugar ao sol na Ilha da Reunião

Já presentes em 18 países, os ve& iacute;culos elétricos da Renault estão se espalhando pelo mundo. Uma saga mensal vai acompanhar esta evolução e o primeiro capítulo acontece na Ilha da Reunião. No dia 11 de novembro, os veículos Renault ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. chegaram às concessionárias da marca na Ilha da Reunião, um departamento francês localizado no Oceano Índico. As condições locais deste novo mercado culminaram com a necessidade de uma solução de recarga inovadora: terminais alimentados por painéis solares. Os veículos elétricos Renault já estão rodando por lá e podem ser recarregados com Zero Emissão.

Desde 11 de novembro, o Grupo Bernard Hayot (GBH), importador e distribuidor da Renault na Ilha da Reunião, está comercializando os modelos Twizy, ZOE e Kangoo Z.E. sob forma de leasing de longa duração de 5 anos, cujos respectivos preços são 299, 599 e 499 euros por mês, com todos os impostos incluídos. Mas antes que isso fosse possível, era necessário preparar o terreno, treinar a rede de concessionárias e desenvolver as infraestruturas de recarga.

Objetivo para 2014: um terminal de recarga a cada 15 km
Devido às dimensões reduzidas da ilha, o que facilita a expansão dos terminais de recarga, além de uma média de apenas 24 km diários percorridos de carro por dia pelos reunioneses, a Ilha da Reunião tem condições favoráveis ao desenvolvimento do mercado do veículo elétrico.

Indispensável ao lançamento de seus três modelos, a Renault trabalhou desde o início do projeto com foco em terminais de recarga acessíveis ao público. A distribuição dos terminais de recarga é mais simples do que a situação encontrada no continente europeu, pois a população se concentra no litoral. Hoje, 19 terminais de recarga já permitem que os primeiros usuários “encham o tanque” gratuitamente com eletricidade. Até o final de 2013 haverá um total de 27 terminais e o objetivo é oferecer um terminal de recarga a cada 15 km em 2014.

Terminais de recarga “Zero Emissão”
Paralelamente a esta rede de recarga, a Renault se associou à empresa Sunzil para oferecer terminais de recarga privados batizados de Autozil. Estes terminais são munidos de coberturas ou tetos equipados com painéis fotovoltaicos, assim como um sistema de armazenagem de eletricidade que permita garantir a alimentação diária dos veículos elétricos. Os modelos ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. já podem ser recarregados com eletricidade “verde”, independentemente da rede de distribuição de energia local.

Posto de recarga de Moufia / Posto de recarga de Saint Anne

O aparecimento destes terminais de recarga surgiu de uma necessidade local: lá a eletricidade é parcialmente originada em centrais termoelétricas, que emitem CO2 e poderiam reduzir o benefício ambiental dos veículos elétricos. Na verdade, como na maior parte das ilhas, a Reunião não está conectada à rede elétrica continental. Por isso, o equilíbrio entre a oferta e a demanda de eletricidade é muito mais frágil do que no continente. A recarga simultânea de veículos realizada à noite, no momento de pico de demanda, poderia levar a uma fragilização adicional e ocasionar cortes de eletricidade.

Por isso, foi necessário desenvolver uma infraestrutura de recarga “autônoma” e independente da rede elétrica local. Neste contexto, a Ilha da Reunião está contando com um de seus pontos fortes: a exploração da energia fotovoltaica.

Ilha da Reunião, especialista em energia fotovoltaica
Com uma média de 52 Wp (Watt-pico) de energia fotovoltaica instalada por habitante (contra uma média nacional de 1,6), a Ilha da Reunião possui um amplo potencial de exploração de energia solar, além de um grande know-how em matéria de painéis fotovoltaicos. Setenta empresas formam o segmento fotovoltaico, representando um parque de 500 Megawatts.

Projeto VERT testa o ecossistema do veículo elétrico na Ilha da Reunião
O projeto VERT (Veículo Elétrico para uma Reunião Tecnológica), encabeçado por 7 parceiros públicos e privados (Renault, Sunzil [eletricidade solar], Schneider Electric [produtos de gestão da eletricidade], EDF [distribuidor de energia], Grupo Bernard Hayot [concessionária de veículos] e Total [petrolífera]) foi iniciado em 2010. Ele visa a testar a utilização dos veículos elétricos através de terminais de recarga alimentados com energia solar, que têm a virtude de não emitir CO2. Apoiado pela ADEME [Agência do Meio Ambiente e do Controle da Energia], este projeto é resultado de uma iniciativa política de promover a mobilidade elétrica, principalmente no âmbito do GERRI [Acordo Ambie ntal para a Ilha da Reunião com foco em Inovação].

O projeto VERT permitiu preparar o terreno para que fosse possível lançar veículos elétricos na Ilha da Reunião e testar a recarga através de geradores fotovoltaicos não conectados à rede elétrica.
A chegada dos veículos elétricos Renault à Ilha da Reunião é uma primeira etapa nos departamentos franceses localizados fora do continente europeu. Em 2014, sua comercialização será estendida à Guiana Francesa e às Antilhas Francesas

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