ImportadosNotíciasVeículosVeículos PremiumVolvo Cars

Novo XC90: o mais inteligente e seguro produzido pela Volvo.

  • Assistente de condução: modo semiautônomo em velocidades de até 50 km/h
  • Proteção contra acidentes: novos cenários para frenagem automática e saída de pista
  • Comodidade: estacionamento automático e visão 360º

 

O Novo XC90 é o primeiro modelo da nova estratégia “Volvo-by-Volvo”. Traz uma forte conexão com os elementos-chave do estilo de vida sueco, uma combinação exclusiva de luxo, espaço, versatilidade, eficiência e segurança.

Um dos fatores que contribuem para essa percepção é o fato de que o Novo Volvo XC90 chegou ao mercado brasileiro trazendo um dos pacotes de tecnologia mais completos já oferecidos no segmento dos SUVs. São soluções inéditas no País, que oferecem um novo padrão de conforto e comodidade e alto nível de segurança para todos os ocupantes.

The XC90 is the first car in the world with technology that features automatic braking if the driver turns left (or right in left-hand traffic) in front of an oncoming car. This is a common scenario both in in busy city crossings and on highways. The all-new Volvo XC90 detects a potential crash and brakes automatically in order to avoid a collision or mitigate the consequences in a crash.
The XC90 is the first car in the world with technology that features automatic braking if the driver turns left (or right in left-hand traffic) in front of an oncoming car. This is a common scenario both in in busy city crossings and on highways. The all-new Volvo XC90 detects a potential crash and brakes automatically in order to avoid a collision or mitigate the consequences in a crash.

“As novas tecnologias vão nos levar um passo à frente na visão da Volvo, em que não teremos nenhuma vítima fatal ou ferido grave dentro de um carro da marca, até 2020”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars. “Nosso ponto de partida em segurança é hoje o mesmo que tínhamos quando a marca foi criada, há quase 90 anos: situações reais de trânsito. O resultado disso é um dos carros mais seguros já feitos.”

Dentre as principais inovações do novo utilitário esportivo de luxo da Volvo Cars, destacam-se:

Assistente de condução

O dispositivo permite uma condução segura e confortável seguindo o carro à frente no trânsito. A aceleração, a frenagem e o volante são controlados automaticamente, em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador.

O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista, detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados.

Sistema de proteção em saída de estrada

Sair da pista é um acidente comum com diferentes causas, como distração do motorista, fadiga ou más condições de clima. O sistema de proteção em saída de estrada identifica quando há essa situação, permitindo que o Novo Volvo XC90 detecte o que está acontecendo e se prepare para o impacto.

A primeira medida é tensionar os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição mais protegida. Para prevenir ferimentos na coluna, os bancos trazem peças que absorvem a energia do impacto, instalados entre o assento e sua estrutura, dissipando a força vertical que pode ocorrer quando o carro encontra o solo de forma abrupta. A solução é capaz de reduzir a força vertical dos ocupantes em um terço. Isso previne ferimentos na coluna, que são consequências sérias e frequentes dessas situações.

Frenagem automática em cruzamentos

O XC90 é o primeiro SUV do mundo com a tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, onde os limites de velocidade são maiores. O Novo Volvo XC90 detecta um potencial acidente e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

Rear-end collision avoidance system. Rearward facing radars detect if a rear impact is imminent and safety belts are tightened in advance in order to keep the occupant in a good position. Lights also start flashing to warn the driver behind, and the brakes are activated to help reduce the impact on the occupants.
Rear-end collision avoidance system. Rearward facing radars detect if a rear impact is imminent and safety belts are tightened in advance in order to keep the occupant in a good position. Lights also start flashing to warn the driver behind, and the brakes are activated to help reduce the impact on the occupants.

Proteção contra impactos traseiros

Radares posicionados na parte traseira detectam se há um impacto iminente. Nessa circunstância, os cintos de segurança são tensionados para manter o ocupante em posição mais segura. As luzes começam a piscar para avisar o motorista atrás, enquanto os freios são ativados para ajudar a reduzir o impacto nos ocupantes.

Em conjunto com o novo design dos bancos, que integram a próxima geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), esse dispositivo “pré-batida” contribui para reduzir ferimentos no pescoço.

Controle eletrônico anticapotamento

O Novo XC90 traz a última geração do controle eletrônico anticapotamento. O sistema usa sensores avançados para calcular o risco de capotamento. Nessa situação imediatamente o torque do motor é restringido, enquanto os freios são acionados em uma ou mais rodas, para conter a tendência ao capotamento.

Caso ele seja inevitável, as cortinas infláveis são ativadas. Elas cobrem todas as três fileiras de assentos por um período mais longo para prevenir ferimentos na cabeça. Todos os sete assentos do XC90 trazem pré-tensionadores pirotécnicos, que são acionados em situações de capotamento.

City Safety com frenagem automática

O City Safety agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. O propósito do novo sistema de prevenção de colisões é auxiliar o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de auxílio na frenagem.

No Novo XC90, o sistema traz novidades: a tecnologia permite a frenagem automática durante o dia e à noite, além da frenagem automática em cruzamentos.

Assistente de estacionamento paralelo e perpendicular

Estacionar com o XC90 é uma operação simples e eficiente: 12 sensores ultrassônicos geram a informação necessária para as manobras automáticas. Quando o motorista ativa o assistente de estacionamento em uma situação de estacionamento paralelo, como em uma rua, os sensores começam a monitorar o lado do carro em busca de vagas.

Quando uma vaga mede 20% a mais que o tamanho do carro, o motorista é avisado por meio de um sinal sonoro e por mensagem no painel. No caso de vagas perpendiculares, elas devem ter a largura do carro e mais de um metro extra.

O display guiará o motorista, passo a passo, por meio de textos e animações no painel central até o carro estar estacionado.

Câmera com visão aérea 360º

O Novo Volvo XC90 traz o sistema de visão ampliada 360º, que oferece ao motorista uma vista aérea do carro. Essa visão só é possível graças à junção de quatro câmeras com lentes “olho de peixe” – uma na dianteira, uma em cada retrovisor e uma atrás da placa traseira. A visão ampliada 360º permite ao motorista acesso visual ampliado e confortável da frente, das laterais e da traseira do carro.

Park assist system supports the driver during parking. The function expresses audible and visible output to help the driver to determine the distance to stationary and moving objects during parking. The Parking Assist System uses four front and four rear ultrasonic sensors positioned symmetrically left to right on the front and rear bumper. Additional four sensors are positioned at the front and rear wheel housing to scan the side of the vehicle.
Park assist system supports the driver during parking. The function expresses audible and visible output to help the driver to determine the distance to stationary and moving objects during parking. The Parking Assist System uses four front and four rear ultrasonic sensors positioned symmetrically left to right on the front and rear bumper. Additional four sensors are positioned at the front and rear wheel housing to scan the side of the vehicle.

Alerta de Tráfego Lateral

As soluções do sistema IntelliSafe no Novo Volvo XC90 incluem também o Alerta de Tráfego Lateral, que monitora a traseira do veículo em uma manobra em marcha à ré. Ele alerta caso um carro seja detectado em uma área de 30 metros das laterais, com sinal sonoro e aviso no display central.

Sistema de Leitura de Placas de Sinalização

O XC90 é o primeiro carro no mercado com o Sistema de Leitura de Placas de Sinalização de série. Ele foi aprimorado para mostrar uma extensa seleção de placas de trânsito em um display digital na frente do motorista, bem como uma variedade de placas complementares das vias.

Cobrindo os pontos cegos

O Sistema de Informação de Ponto Cego informa sobre os veículos que estão em posição de difícil visualização pelo motorista, chamados de pontos cegos. Ele também alerta o motorista sobre veículos que se aproximam de forma rápida por trás.

Reforçado em todos os sentidos

Para ajudar a manter o espaço dos ocupantes intacto em um acidente, a carroceria do Novo Volvo XC90 ficou literalmente mais reforçada. Isso foi alcançado com o extensivo uso de aço boro, o metal mais resistente utilizado na indústria automotiva.

Toda a estrutura de proteção em torno dos ocupantes é feita desse material, e foi desenhada para a máxima proteção. O aço boro corresponde a 40% do peso total da carroceria – cinco vezes mais que na carroceria da primeira geração do XC90.

Sistema CleanZone

Com a introdução de um inovador multifiltro no Novo Volvo XC90, maior e mais eficiente, as micropartículas que podem causar danos à saúde são eliminadas da cabine. O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e traz dimensões maiores. Ele permite interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes que podem prejudicar a saúde dos ocupantes.

O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outra inovação é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Quando o motorista destrava o carro por meio do controle remoto, automaticamente o sistema de ventilação da cabine é acionado, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *