Novo Nissan Leaf chega ao Brasil com e-Pedal e versão mais potente.
O Nissan Leaf acaba de chegar ao Brasil e, para marcar a vinda do carro elétrico, a Nissan realizou recentemente o E-day em São Paulo, evento de lançamento oficial do modelo. O carro foi apresentado para convidados e contou com a participação especial do presidente da Nissan no Brasil, Marco Silva, com um dia reservado para testar o automóvel.
Para acompanhar o lançamento e avaliar as principais características do veículo, Mayara Sauer, especialista do setor automotivo, representou a Mobiauto. “Geralmente, o desempenho é uma das principais dúvidas do consumidor. Neste quesito, o Nissan Leaf é surpreendente. Basta um pequeno toque no acelerador para o carro corresponder de forma imediata. Então, em situações nas quais é preciso acelerar um pouco mais (em ultrapassagens, por exemplo), o veículo certamente não deixa o motorista na mão, pois o torque é realmente instantâneo”, analisa Sauer.
Esta é a segunda geração do Leaf. O modelo conta com um motor elétrico que gera 110kW de energia, equivalente a 149 cavalos de potência, 37% mais do que a geração anterior; e de torque, 32,6 kgfm (26% maior), resultando em melhores respostas nas acelerações. O design da bateria foi refeito, sem aumentar de tamanho, mas com maior capacidade enérgica. O Nissan Leaf possui duas baterias de íon-lítio de 40kWh. Quando estão totalmente carregadas, o carro tem autonomia de até 389 km. O abastecimento de energia é feito pela frente do carro, compatível com a tomada 110V e 220V. Ele conta com um kit de recarga, que é instalado pela própria Nissan na casa do cliente.
Um dos destaques é o e-Pedal. Com esse sistema, é possível acelerar, desacelerar e parar o carro, utilizando somente um único pedal, no caso o pedal do acelerador. “No começo é um pouco estranho, mas acredito que com o tempo dá para se acostumar. Trata-se de uma nova maneira de dirigir, é mais ou menos o mesmo processo quando as pessoas dirigem carros manuais, usando a embreagem e passa a dirigir um automático”, opina.
O Nissan Leaf ainda conta com três modos de condução: ECO, que é para economizar energia – nesse modo, o desempenho cai. Já o modo “B” possibilita sentir diferença na resposta de frenagem, chamada de “regenerativa”, pois recarrega a bateria sem perder a potência. Além deles, tem o modo “D”, considerado normal, que utiliza a potência máxima do motor.
O carro vem também com várias tecnologias embarcadas já conhecidas, como alerta de mudança de faixa; assistente de ponto cedo, que identifica veículos em pontos cegos no retrovisor. Além disso, conta com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel de instrumentos) e freia caso necessário. Também oferece visão 360 graus, por meio das quatro câmeras que permite a visualização de todo o entorno na tela multimídia.
O veículo 100% elétrico já está disponível para vendas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília, no valor de R$ 195 mil. Vale reforçar que o Nissan Leaf já foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, com preço de pré-venda de R$ 178,4 mil. Hoje, o carro chega ao Brasil por meio de importação do Reino Unido. Segundo o presidente da Nissan Brasil, devem chegar 200 unidades do veículo até o final deste ano.
A Leaf House, espaço reservado da Nissan, está disponível para quem quiser conhecer o Nissan Leaf de perto e as possibilidades da mobilidade elétrica. A casa fica localizada na Avenida Europa, 394, no bairro Pinheiros (SP) e estará aberta para visitação até o dia 3 de agosto, das 9 às 21h, de terça a sábado.