Novo Mercedes-Benz S 65 AMG: o desempenho em sua forma mais perfeita.

Affalterbach. Doze cilindros, dois turbocompressores, 630 cv (463 kW) de potência e 1.000 Nm de torque. O novo S 65 AMG é o mais potente veículo de seu segmento e estabelece novos parâmetros para o mercado. Desempenho excepcional e um comportamento dinâmico impressionante – esses são os pontos mais notáveis do motor AMG V12 6,0 litros biturbo. Com consumo de combustível reduzido e atendendo às normas de emissões EU 6, o novo sedã V12 está preparado para o futuro.

A suspensão esportiva AMG, baseada no sistema MAGIC BODY CONTROL, vem associada de série ao ROAD SURFACE SCAN (varredura da superfície da pista). É a primeira suspensão do mundo dotada de olhos. Não é preciso dizer que o S 65 AMG oferece máxima exclusividade em design e equipamentos. Duas inovações, o head-up display (projeção de informações à altura do para-brisa) e o touchpad estão entre os novos aperfeiçoamentos para maior conforto e segurança.

   Mercedes-Benz S 65 AMG (V 222) 2013         Mercedes-Benz S 65 AMG (V 222) 2013          Mercedes-Benz S 65 AMG (V 222) 2013                                            Mercedes-Benz S 65 AMG (V 222) 2013

O S 65 AMG é o único automóvel de alta performance com 12 cilindros fabricado por uma marca premium alemã, e é um carro com pedigree: a sua primeira geração foi lançada em 2003 e a segunda foi produzida de 2006 a 2013.

Segundo Tobias Moers, presidente do conselho de administração da Mercedes-AMG GmbH, “logo depois do sucesso do lançamento do S 63 AMG, estamos apresentando o novo S 65 AMG. Exclusividade suprema e dinamismo incomparável são garantias de um alto potencial de fascinação. Com a terceira geração do S 65 AMG, oferecemos a nossos leais e exigentes clientes de veículos V12 um automóvel de alta performance inigualável.”

Principais dados:

S 65 AMG
Cilindrada 5.980 cm³
Potência 630 cv (463 kW) entre 4.800-5.400 rpm
Torque máx. 1.000 Nm entre 2300-4300 rpm
Consumo combinado (NEDC) 11.9 l/100 km
Emissões de CO2 279 g/km
Aceleração 0-100 km/h 4.3 s
Velocidade máxima 250 km/h*

* limitada eletronicamente

O motor V12 biturbo AMG com 6,0 litros gera 630 cv (463 kW) e tem torque máximo de 1.000 Nm – números que habilitam o S 65 AMG a superar em desempenho todos os outros veículos de seu segmento. Esta superioridade é evidenciada pela performance: o S 65 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 250 km/h. Os pontos fortes do motor biturbo de 12 cilindros da AMG incluem a aceleração sem esforço em todos os níveis de rotação e refinamentos como a incomparável sonoridade do V12, típica da AMG. Em resumo: o S 65 AMG impressiona por seu desempenho e estilo superiores.

Comparado ao do modelo anterior, o consumo de combustível foi reduzido em 2,4 litros por 100 quilômetros (consumo combinado NEDC). Gastando 11,9 litros por 100 quilômetros rodados (consumo combinado NEDC), o novo S 65 AMG é o sedã V12 de alta performance mais eficiente do mundo em termos de potência e torque. O modelo topo de linha com 12 cilindros já atende aos requisitos do padrão de emissões EU6, que só entrará em vigor em 2015.

Destaques tecnológicos do motor AMG V12 biturbo 6,0 litros:

  •      Alimentação biturbo
  •      Cárter de alumínio
  •      Virabrequim forjado de aço-liga de alta resistência
  •      Ignição multifaíscas com 12 unidades com dupla ignição
  •      Intercooler tipo ar para água, com circuito de baixa temperatura
  •      Gerenciamento do alternador
  •      Função ECO start/stop

Cobertura do motor exclusiva em fibra de carbono com escudo da AMG

A abertura do capô revela a exclusiva cobertura do motor em fibra de carbono e alumínio, mais um sinal do excepcional status do motor V12 biturbo AMG de 6,0 litros. Dois logotipos AMG, à esquerda e à direita, com a estrela da Mercedes posicionada ao centro, causam uma forte impressão. O motor de 12 cilindros é montado a mão nas instalações de produção de motores da AMG, de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade e seguindo a filosofia “um homem, um motor”. O logotipo dos motores AMG, trazendo a assinatura do técnico responsável sob a estrela da Mercedes, é uma prova inquestionável do impecável DNA da marca de performance da Mercedes-Benz.

AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC

Como já acontecia com o roadster de alto desempenho SL 65 AMG, o motor V12 biturbo de 6,0 litros atua em conjunto com a transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC. Diferentemente do antecessor direto do S 65 AMG, que utilizava uma transmissão automática AMG SPEEDSHIFT de cinco marchas, a transmissão automática de sete marchas, com sua ampla gama de relações, leva a um regime de rotações do motor perceptivelmente mais baixo. Isto contribui decisivamente para reduzir o consumo de combustível. A eficiência do conjunto motriz é melhorada ainda mais pelo conversor de torque especialmente desenvolvido visando a economia de combustível, mancais de baixo atrito e pelo gerenciamento da temperatura do óleo.

A transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC dispõe de três programas de condução individuais, que podem ser selecionados ao toque de um botão no console central: Eficiência Controlada (C), Sport (S) e Manual (M). Nos modos S e M, a ênfase é para a esportividade: o máximo de apelo emocional, combinado com um perceptível comportamento dinâmico, é gerado pelos breves e precisos cortes da ignição e injeção nas mudanças de marchas para cima a plena aceleração. Este procedimento reduz os tempos das trocas e cria uma sonoridade mais emocionante associada às mudanças de marchas. A função ECO start/stop permanece sempre ativada no modo de transmissão “C”.

Bateria de íons de lítio reduz peso em mais de 20 quilos

Como o S 63 AMG, o S 65 AMG utiliza uma bateria de íons de lítio. Esta tecnologia inovadora oferece numerosas vantagens sobre as baterias convencionais. Com capacidade de 78 Ah, a bateria de íons de lítio substitui tanto a bateria do motor de partida como a bateria reserva, com uma economia de peso de mais de 20 quilos. A bateria de alta performance é relativamente insensível às baixas temperaturas e tem dimensões compactas. O S 63 AMG e o S 65 AMG são os primeiros veículos do mundo produzidos em altos volumes com esse tipo de bateria.

Suspensão esportiva AMG com MAGIC BODY CONTROL

O S 65 AMG traz de série a suspensão esportiva AMG baseada no MAGIC BODY CONTROL. O novo Classe S é o primeiro carro no mundo capaz de reconhecer antecipadamente ondulações na superfície da estrada. Quando o ROAD SURFACE SCAN detecta essas ondulações com a ajuda da câmera, o sistema MAGIC BODY CONTROL ajusta a suspensão antecipadamente para adequar-se à situação. Os modos “Comfort” e “Sport” permitem ao motorista escolher o ajuste da suspensão. Ao mesmo tempo em que a elastocinemática específica da AMG presente no eixo dianteiro com quatro braços e na suspensão traseira de braços múltiplos garantem maior precisão para um estilo de condução mais dinâmico, a suspensão esportiva AMG com MAGIC BODY CONTROL preserva o conforto Mercedes em longos percursos.

O S 65 AMG é equipado de série com o sistema ESP Dynamic Cornering Assist (assistente dinâmico para curvas). A intervenção seletiva do freio na roda traseira interna resulta em maior precisão ao percorrer a curva e assegura maior agilidade em alta velocidade. A irritante saída de frente nas curvas deixa de ocorrer.

Direção eletromecânica AMG sensível à velocidade com relação variável

A direção esportiva eletromecânica AMG sensível à velocidade com redução variável é o complemento perfeito, melhorando muito a dirigibilidade e agilidade do veículo e, ao mesmo tempo, mantendo a segurança de condução em alta velocidade. No modo de suspensão “Comfort”, a direção esportiva AMG sensível à velocidade aumenta o conforto ao oferecer maior assistência ao esterçar. Se o modo “Sport” for selecionado para a suspensão, por outro lado, o motorista irá sentir um nível de assistência mais firme e esportivo. As curvas de assistência pré-programadas aumentam a sensibilidade da estrada e a precisão no volante.

Rodas AMG de liga leve baseadas na construção sistemática com baixo peso

Pela primeira vez, o S 65 AMG é oferecido exclusivamente com rodas AMG de liga leve forjadas. Esta construção reduz o peso, ao mesmo tempo em que aumenta a resistência. O resultado é a redução das massas não suspensas, trazendo vantagens para a dirigibilidade e a resposta do conjunto molas-amortecedores. O S 65 AMG é equipado de série com rodas AMG multirraios polidas com alto brilho, na dianteira tamanho 8.5 x 20 e, na traseira, 9.5 x 20 com pneus 255/40 R 20 e 285/35 R 20.

As rodas de liga leve multirraios podem ser consideradas uma reinterpretação das tradicionais rodas raiadas da década de 1930, como as usadas no legendário carro de sonhos Mercedes 540 K. As exclusivas rodas forjadas do S 65 AMG fascinam por seu design excepcional. Cada um dos 16 raios é torcido, fazendo com que seus contornos irradiem a partir do centro da roda. O efeito criado dá impressão de que as rodas são ainda maiores. Um toque adicional de requinte é a cobertura integrada aparafusada das porcas da roda. Seu formato remete ao travamento central usado no automobilismo esportivo. O design também permite uma vista sem obstrução do sistema de freios de alta performance AMG.

A incomparável superioridade visual das rodas forjadas AMG é fruto de um elaborado processo de acabamento: o polimento inicial é seguido pelo lixamento manual das rodas de liga leve. Duas etapas de polimento, utilizando diferentes materiais criam o brilho profundo desejado. Após serem limpas, as rodas passam por um tratamento final, incluindo o revestimento com verniz transparente.

Alternativamente, três outras rodas forjadas AMG do mesmo tamanho são oferecidas como opcionais. A roda com design de 10 raios é disponibilizada com pintura em cinza titânio e polida e pintada em preto fosco com aro em alto brilho. Da mesma forma, ela apresenta uma cobertura para as porcas aparafusada de metal forjado. Alternativamente, rodas forjadas AMG com cinco raios, pintadas de cinza titânio com acabamento em alto brilho e cobertura das porcas preta também são oferecidas.

Sistema de freios opcional AMG de composto de cerâmica de alto desempenho

Distâncias de imobilização extremamente curtas e rápida desaceleração fazem parte de todos os carros de alta performance da AMG. O S 63 AMG não é uma exceção, sendo equipado com um sistema AMG de composto de alto desempenho com peso otimizado. Um sistema de freios AMG de composto de cerâmica de alto desempenho também é disponibilizado como opcional. O design mais de 20% mais leve reduz as massas não suspensas, assim como proporciona um melhor desempenho na condução, agilidade e conforto na rodagem. Além disso, o sistema tem maior intervalo de manutenção, é mais resistente à corrosão e tem estabilidade térmica mais elevada. O sistema AMG de freios de alta performance da composto de cerâmica tem discos dianteiros com 420 milímetros de diâmetro e é identificado pelo logo “AMG Carbon Ceramic” nas pinças com pintura especial.

Design: sensualidade explícita combinada ao dinamismo e exclusividade

O S 65 AMG demonstra seu status excepcional não apenas em relação à tecnologia, mas também no design. A sensualidade característica da Mercedes-Benz, com sua arquitetura clássica e perfil baixo, se combina com elementos expressivos típico da AMG. Luxuoso e imponente, forte e exclusivo, dinâmico e prestigioso, o S 65 AMG captura os olhares com uma atitude autoconfiante. A grande grade do radiador do V12, ereta e nitidamente tridimensional, com suas seis barras duplas em cromo de alto brilho reforça o status especial do carro. Um contraste impactante com ela é criado pelo conjunto dianteiro com suas três grandes tomadas de ar. A parte frontal ostenta o “A” estilizado característico da AMG para reforçar a exclusividade do S 65 AMG.

Cromo em alto brilho – este elemento de design é usado para gerar um efeito exclusivo no S 65 AMG. Uma aparência cativante, especialmente em combinação com cores mais escuras, é criada pelas grades e defletores aerodinâmicos nas tomadas de ar laterais. O divisor frontal tridimensional em cromo de alto brilho reduz a tendência ascensional sobre o eixo dianteiro, enquanto a folga sobre ele permite um fluxo eficiente de ar para o radiador de óleo separado posicionado logo atrás. Os insertos nos painéis das soleiras laterais e o acabamento do difusor traseiro preto brilhante também são de cromo de alto brilho. Clientes que têm preferência por uma aparência mais discreta têm a opção de encomendar as grades e defletores em preto com alto brilho.

Outros itens exclusivos de design incluem a identificação “V12 BITURBO” nas asas e o emblema do modelo, “S 65 AMG”, na tampa do porta-malas, ambos em nova e moderna tipologia. O sistema de escapamento esportivo AMG, com suas duas ponteiras duplas cromadas separadas, é fonte de fascínio tanto visual como acusticamente.

Equipamento e detalhes internos com qualidade suprema

Exclusividade e luxo, combinados com elementos de design enfaticamente esportivos – o interior do S 65 AMG encanta pela sensação ao toque, materiais de alta categoria e qualidade requintada. Os fatores básicos são o estofamento em couro napa exclusivo com a forração dos assentos com design padrão diamante. As perfurações no couro da forração dos bancos esportivos AMG são um destaque especial. Intencionalmente, não há perfurações no couro napa sempre que houver costura pespontada contrastante. O resultado são junções precisas e uma inigualável impressão de qualidade. Outros itens do pacote Exclusive incluem forro do teto em couro napa, painel de instrumentos em couro, painéis centrais das portas com padrão diamante, alças de teto forradas em couro, acabamento em madeira adicional e soleiras das portas exclusivas AMG em aço inoxidável com iluminação branda. Os clientes que escolherem o estofamento Exclusive em couro napa podem optar entre preto e as combinações bege acetinado/marrom espresso, marrom/preto, porcelana/preto e cinza cristal/cinza concha.

Desenvolvidos com exclusividade, os bancos esportivos AMG garantem ótimo conforto em longos percursos. Comandos elétricos de posicionamento, função de memória e controle climático são itens de série. Como benefício extra, as novas almofadas dos assentos e encostos aumentam o apoio lateral em curvas feitas em alta velocidade. Distintivos AMG de alta qualidade em todos os quatro encostos de bancos fazem parte dos equipamentos de série, enquanto emblemas AMG incrustados podem ser encontrados no console central dianteiro e, quando houver bancos traseiros individuais, no console traseiro. Mais emblemas AMG fazem parte do acabamento dos encostos dos bancos.

O volante esportivo AMG com dois raios permite perfeito controle do veículo. O aro com contorno diferenciado é coberto em couro napa, com couro perfurado na área de empunhadura. O inserto conta com o característico letreiro AMG. Borboletas (shift paddles) de alumínio permitem efetuar a troca de marchas manual. À direita do volante esportivo AMG, entre as aberturas de entrada de ar, fica um relógio analógico com design exclusivo IWC, com ponteiros tridimensionais em metal e aplicações reais de metal no dial. Os pinos das travas das portas em cromo de alta qualidade com o logo AMG redondo arrematam o elegante interior do S 65 AMG.

Conjunto de instrumentos AMG com mostradores redondos animados

O agrupamento de instrumentos AMG com dois mostradores redondos animados aparece na tela TFT colorida de alta resolução. Além da identificação especial AMG e dos ponteiros em vermelho e prata, o visual característico da AMG inclui o logotipo no velocímetro com escala até 360 km/h, à esquerda, e o letreiro “V12 BITURBO” no tacômetro, à direita. Um mostrador animado AMG de partida é mostrado no display à direita. O menu AMG principal possui um velocímetro digital e mostrador permanente das marchas na parte superior. Com a transmissão em modo manual, o motorista é alertado para trocar a marcha pela superior logo antes que o limite de rotação do motor seja alcançado. Dois mostradores redondos adicionais informam sobre a temperatura do óleo do motor e da transmissão quando o motorista seleciona a função “Warm up” (aquecimento) no menu AMG. A opção “Set Up” mostra os modos da transmissão e suspensão, assim como o modo ESP, quando ativado. O acompanhamento visual é feito por meio de uma animação do S 65 AMG na tela TFT entre o velocímetro e o conta-giros.

Display head-up para maior conforto e segurança

Dois elementos inovadores equipam o S 65 AMG de série: o head-up display e o touchpad. O head-up display projeta no para-brisa informações importantes, tais como a velocidade do carro, limites locais de velocidade, informações de navegação, sinais de trânsito e informações do DISTRONIC PLUS. O display colorido virtual de 21 x 7 centímetros parece flutuar sobre o capô a uma distância de aproximadamente dois metros do motorista. O head-up display fica perfeitamente posicionado dentro do campo de visão do motorista. O condutor pode receber todas as informações mais importantes sem ter que desviar o olhar do que acontece no caminho à sua frente. Além disso, o mostrador mostra a velocidade e a rotação do motor e a marcha utilizada no momento. No modo de transmissão manual, uma barra colorida indicadora de troca e as possíveis marchas a serem usadas também são projetadas no para-brisa.

O brilho do display de alto contraste é automaticamente regulado para se adequar à luminosidade ambiente. O motorista também pode ajustar a luminosidade conforme sua preferência. A altura do head-up display no para-brisa é ajustável e pode ser memorizada pelo sistema.

Operação facilitada pela inovação: o touchpad

O inovador touchpad da Mercedes-Benz facilita a operação do sistema de rádio, telefone e navegação. Diferentemente dos sistemas convencionais, o touchpad possibilita operar todas as funções de informação e entretenimento. A área de entrada mede aproximadamente 6,5 x 4,5 centímetros e fica integrada ao apoio para a mão com uma cobertura para o teclado. O touchpad funciona da mesma forma que um smartfone ou tablet. Ele pode reconhecer movimentos feitos com um ou dois dedos, gestos de varredura e zoom feitos intuitivamente abrindo ou fechando os dedos. Também é possível entrar letras, números e caracteres especiais escritos a mão. Todas as línguas disponíveis no COMAND Online podem ser usadas. O touchpad tem superfícies de alta qualidade em preto de alto brilho e prata escurecida.

A superfície do novo touchpad é integrada ao apoio de mão da unidade central de controle, permitindo uma utilização segura e confortável. Atrás da superfície de toque há três chaves sensíveis ao toque que podem ser usadas para controlar funções importantes rápida e diretamente, como o retorno ao menu anterior, menu favoritos e menu rápido do sistema de áudio. O usuário tem um claro feedback tátil ao utilizar a superfície de controle do touchpad e as chaves. Outro destaque é o novo dispositivo de reconhecimento do apoio da mão. O sinal de um sensor tridimensional é avaliado para determinar se a mão do motorista está simplesmente repousando ou se o condutor está efetivamente interagindo com um ou dois dedos. Isto evita entradas e comandos incorretos e aumenta a segurança da operação. O motorista também pode escolher a qualquer momento que método de interação prefere. Como alternativa ao touchpad, o condutor também pode usar o controle do COMAND e o LINGUATRONIC para operar o sistema de rádio, telefone e navegação.

Também fazem parte do pacote de equipamentos de série do S 65 AMG, entre outros:

  •      Pacote AIR-BALANCE
  •      Tapetes AMG de assoalho com bordas em couro napa e distintivo AMG de metal sólido
  •      Pedaleira esportiva AMG em aço inoxidável escovado com insertos de borracha
  •      Iluminação ambiente
  •      ATTENTION ASSIST
  •      Sistema de som Burmester High-End 3D Surround Sound
  •      Pacote Chauffeur
  •      Pacote Exclusive
  •      COMAND Online
  •      Driving Assistance package Plus
  •      Pacote KEYLESS-GO
  •      Telefonia de conveniência
  •      10 alto-falantes com Frontbass
  •      Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) com LEDs
  •      MAGIC VISION CONTROL
  •      Interface de mídia
  •      Pintura metálica
  •      Teto solar panorâmico deslizante
  •      Pacote de estacionamento
  •      PRE-SAFE® PLUS
  •      Alerta de perda de pressão dos pneus
  •      Bancos traseiros com ajustes elétricos
  •      Pacote Seat Comfort com função de massagem ENERGIZING
  •      SPLITVIEW
  •      Pacote de proteção solar
  •      Pacote de acabamento Exclusive

Numerosas opções de individualização são oferecidas pelo AMG Performance Studio:

  •      Pacote exterior AMG em fibra de carbono
  •      Sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance
  •      Volante AMG esportivo em couro napa e DINAMICA
  •      Acabamento AMG em fibra de carbono / laca preto piano
  •      Pinças de freio vermelhas

Opcionais extras:

  •      Business Telephony na traseira
  •      Câmera 360o
  •      Pacotes de acabamento em designo
  •      Assento executivo
  •      Suíte traseira First-Class
  •      Sistema de entretenimento individual na traseira
  •      Mesas dobráveis na traseira
  •      Pacote de aquecimento Warmth Comfort

Intelligent Drive: novos padrões em segurança

O S 65 AMG também estabelece novos parâmetros em segurança ativa e passiva. O que começou pelo PRE-SAFE, há dez anos, e teve continuidade com o DISTRONIC PLUS agora leva a uma nova dimensão ao dirigir. Conforto e segurança foram reunidos. É o que a Mercedes-Benz chama de “direção inteligente”. Novos sistemas tornam a nova Classe S ainda mais segura e confortável:

  •      Pacote Rear PRE-SAFE
  •      Night View Assist Plus

Apresentação mundial em novembro

Como o modelo anterior, o novo S 65 AMG é oferecido exclusivamente com longa distância entre-eixos. O sedã AMG V12 terá dupla apresentação mundial, simultaneamente no Salão Internacional de Los Angeles e no Salão de Tóquio (os dois entre 20 de novembro e 1º de dezembro deste ano). O lançamento no mercado europeu será em 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *