Categ. Internacionais

Na pista e na terra: Nelsinho e Pedro Piquet abrem vantagem na liderança.

Nos Estados Unidos e no Brasil, no asfalto e na terra: a meta dos irmãos Nelsinho e Pedro Piquet era ampliar a vantagem na liderança em suas principais categorias e o objetivo foi alcançado neste sábado.

Em Charlotte, Nelsinho levou o Fiesta #07 da equipe SHR Rallycross novamente ao pódio com o terceiro lugar. Foi o quarto pódio consecutivo do piloto brasileiro em cinco corridas na temporada. O resultado ampliou de 35 para 46 pontos sua vantagem no campeonato.

“Foi um dia muito difícil. Precisamos da repescagem aqui em Charlotte e fico contente com mais um pódio. A pista aqui era quase toda de terra e foi um grande desafio. É positivo abrir vantagem no campeonato contornando as dificuldades que tivemos aqui”, comentou o piloto.

A regularidade tem sido uma das marcas do brasiliense nesta temporada. Ele é um dos três competidores do GRC presentes em todas as finais até aqui e só ficou fora do pódio na prova de abertura em Barbados (acabou em quarto, a 7 centésimos da medalha de bronze).

Mas diferentemente das demais etapas, em Charlotte, a classificação para a prova decisiva só foi possível por causa da repescagem. Segundo mais rápido na tomada, o carro #07 foi segundo na primeira bateria da etapa, mas só quarto na segunda preliminar. Com isso, acabou obrigado a sair da segunda fila na semifinal, terminando fora do grupo classificado para a disputa das medalhas por antecipação.

Na repescagem, com apenas quatro voltas, Nelsinho esperou o melhor momento para usar o “joker” (trajetória mais curta de uso obrigatório em uma das voltas de cada bateria nas provas de rallycross). Ele percebeu que adversários perdiam tempo numa briga à sua frente e se aproximou para então efetuar a manobra pelo atalho e ganhar a prova.

Na final, com dez carros e dez voltas, o cenário foi similar. Piquet largou por dentro da terceira fila e sobreviveu a uma primeira curva caótica, que obrigou a direção de prova a usar a bandeira vermelha. Na segunda largada, o Fiesta #07 perdeu contato com os líderes e pouco a pouco foi recuperando terreno. A duas voltas do fim, novamente usando o joker, Nelsinho saltou de sexto para terceiro e recebeu a bandeira quadriculada atrás de Ken Block e Sverre Isachsen.

A próxima etapa do GRC acontece em Daytona no dia 23 de agosto.

Já para Pedro Piquet, a manutenção da liderança na F3 Brasil foi menos atribulada. Mais uma vez o piloto Autotrac esteve dominante, liderando todos os treinos, a tomada e todas as 24 voltas da primeira bateria do final de semana no Autódromo de Curitiba.

“Gosto muito da pista de Curitiba e fico contente por volta a vencer. O time fez um belo trabalho aqui. Vamos largar em sexto amanhã e lutar novamente pela vitória”, disse o piloto da equipe Cesário F3, lembrando que a categoria determina inversão das primeiras seis posições do grid para a segunda bateria, prevista para a manhã deste domingo no circuito paranaense.

GRC Supercars – Resultado da etapa de Charlotte:
1. Ken Block
2. Sverre Isachsen t
3. Nelson Piquet Jr

4. Joni Wiman
5. Scott Speed
6. Bucky Lasek
7. Steve Arpin
8. Tanner Foust
9. Brian Deegan
10. Austin Dyne

GRC Supercars – Classificação após cinco etapas (top5):
1. Nelson Piquet Jr 227 pontos

2. Scott Speed 181
3. Steve Arpin 164
4. Joni Wiman 162
5. Ken Block 155

F3 Brasil – Curitiba 1: (top10)
1. Pedro Piquet

2. Vitor Baptista
3. Matheus Leist
4. Renan Guerra
5. Lukas Moraes
6. Artur Fortunato
7. Sergio Sette Camara
8. Matheus Iorio
9. Francisco Alfaya
10. Bruno Etman

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *