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Mesmo com problema na prova de ontem no Bahrain, Davidson e Buemi tornam-se campeões da WEC.

Um título conquistado às avessas, mas absolutamente merecido: Anthony Davidson e Sébastien Buemi asseguraram neste sábado (15), nas 6 Horas do Bahrein, a taça de pilotos da temporada 2014 do Mundial de Endurance.

 

Vencedores de quatro das seis primeiras provas do campeonato, Davidson e Buemi largaram em Sakhir com uma confortável vantagem de 42 pontos para os adversários mais próximos na tabela de pontuação com apenas 52 ainda em jogo. Mesmo assim, estavam dispostos a correr pela vitória, plano que ia sendo executado com sucesso até o fim da segunda hora de corrida.

Foi quando um problema no alternador obrigou Davidson, que acabara de assumir o volante do TS-040 #8, a parar nos boxes para reparos. Quase meia-hora foi perdida, e o inglês já estava 18 voltas atrás dos líderes ao retornar ao traçado na última posição.

De qualquer forma, a situação jamais esteve fora de controle. A disputa pelo Mundial de Pilotos só se estenderia até a última corrida, no Brasil, caso o trio André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer chegasse pelo menos na segunda colocação no Bahrein — e a Audi nunca teve ritmo para isso.

A Porsche largou na pole-position com o protótipo #14 e deu conta de, ainda na primeira volta, ganhar também a segunda colocação com o #20. Romain Dumas e Brendon Hartley, contudo, logo sentiram que seria árdua a tarefa de manter os protótipos da Toyota longe da primeira colocação. Ainda na volta inicial, Buemi já recuperara o segundo lugar para dar início à caça de Dumas. Com quase 30 minutos corridos, o suíço atacou o francês e assumiu a ponta.

Mais tarde, o #8 deixaria a dianteira, mas, àquela altura, o #7 era quem estava bem posicionado para assumir a frente e passar a comandar as ações. Em meio às diferentes estratégias de Toyota e Porsche, o trio formado por Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway tomou conta da corrida. Só perdeu a liderança nas janelas de pit-stop da segunda metade da prova, para o #20 de Hartley, Timo Bernhard e Mark Webber, mas sempre recuperando assim que o carro alemão ia aos boxes.

Os dois protótipos da Porsche completaram o pódio no Bahrein, seguidos pelos dois R18 e-tron quattro da Audi e os dois R-One da Rebellion. O brasileiro Lucas Di Grassi, que faz parceria com Tom Kristensen e Loïc Duval, ficou em quinto lugar.

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