Mercedes-Benz prepara motor-gerador para ônibus elétrico híbrido inédito no Brasil.

  • A marca desenvolveu motor-gerador no chassi O 500 UDA para atender projeto da parceira Eletra
  • Superarticulado da Mercedes-Benz garante um transporte mais rápido e com melhor qualidade, segurança e conforto
  • Empresa acumula experiências com o uso do diesel de cana e biodiesel, como também veículos com tração elétrica, em parceria com a Eletra

 

A Mercedes-Benz atendeu a solicitação da parceira Eletra, empresa especializada na produção de veículos com tração elétrica, e desenvolveu um motor-gerador de seis cilindros no chassi superarticulado O 500 UDA de 23 metros, com 4º eixo direcional, especialmente para um ônibus elétrico híbrido inédito no Brasil.

Chamado de Dual Bus e com tecnologia Eletra, o veículo é considerado híbrido e, quando utiliza apenas as baterias, a versão é elétrico puro. Mas também pode ser usado como trólebus, operando em áreas com rede aérea, quando necessário.  O modelo híbrido reduz significativamente a emissão de poluentes e pode chegar à zero na operação com o motor-gerador desligado.

 

“Esta parceria com a Eletra reafirma que a Mercedes-Benz apoia o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a contribuição à mobilidade urbana e a sustentabilidade.”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, a escolha pelo superarticulado O 500 UDA proporciona maior facilidade de operação, aspecto especialmente importante nas estações e terminais de passageiros”.

 

O Dual Bus será apresentado no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Superarticulado presente nos principais BRTs do mundo

Solução ideal para grandes cidades do Brasil, o superarticulado da Mercedes-Benz garante um transporte mais rápido e com melhor qualidade, segurança e conforto.

 

A marca está presente nos principais BRTs do Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Além dessas capitais, os sistemas troncais da Colômbia, Chile, México, Turquia e África do Sul também possuem modelos de ônibus Mercedes-Benz. Esses sistemas caracterizam-se entre os que têm maior número de passageiros.

 

Outro grande diferencial dos superaticulados é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização e não apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros.

 

Mercedes-Benz é pioneira no uso de combustíveis alternativos

Os engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil trabalham permanentemente com foco no uso de combustíveis alternativos. Entre as experiências pioneiras da Empresa incluem-se, com sucesso, testes e uso regular de diesel de cana e biodiesel em ônibus.

 

Além dos desenvolvimentos de motores para combustíveis alternativos, a Mercedes-Benz também está presente, como parceira, em experiências da Eletra com veículos de tração elétrica. Esta empresa está no mercado há mais de 30 anos e produz veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea), híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *