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Mercedes-Benz lança caminhão médio com um novo conceito para distribuição urbana.

  • Accelo 1316 6×2, com 3º eixo e suspensor originais de fábrica, reúne características de um caminhão leve com a plataforma e a capacidade de carga de um caminhão médio
  • PBT de 13 toneladas – 800 kg a mais de carga útil+implemento na comparação com caminhões médios de marcas concorrentes
  • Baixa plataforma de carga – 200 mm menor em relação a um caminhão médio, facilitando notavelmente o trabalho de carregamento e descarregamento
  • Motor de 4,8 litros e torque de 610 Nm – os mais potentes da categoria
  • Círculo de viragem até 3,5 metros menor frente a um veículo médio – vantagem essencial para a circulação nas vias cada vez mais restritivas das grandes cidades
  • Reduzido custo operacional – custo de manutenção preventiva até 35% menor em relação a caminhões médios da concorrência

 

A família de caminhões Accelo Mercedes-Benz cresceu e está ganhando mais força e capacidade de carga. Além dos já conhecidos modelos 815 e 1016, do segmento de leves, chega ao mercado o novo Accelo 1316 6×2, com terceiro eixo e suspensor originais de fábrica, veículo de 13 toneladas de PBT (peso bruto total) que se enquadra no segmento de médios.

“Reunimos nesse inédito veículo o melhor de dois conceitos. Juntamos a prática cabina e as dimensões compactas do caminhão leve Accelo com a plataforma e a capacidade de carga de um médio”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E mais do que um novo produto, criamos uma nova solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio”.

De acordo com o executivo, o Accelo 1316 6×2 é um caminhão que atende plenamente às exigências da mobilidade urbana. “Devido às dimensões compactas, ele é extremamente ágil no trânsito, sendo ideal para circulação nas vias cada vez mais restritivas das grandes cidades. E o que é melhor, ele pode levar mais carga a cada operação de transporte”, afirma Leoncini. “Dessa forma, asseguramos maior rentabilidade para os nossos clientes”.

Terceiro eixo original de fábrica agiliza a implementação do veículo

O novo membro da família Accelo tem sua configuração baseada no modelo 1016, ganhando então o terceiro eixo com suspensor original de fábrica, alcançando assim o PBT de 13.000 kg.

O terceiro eixo, da fabricante Suspensys, destaca-se pela alta resistência e grande robustez. O fato de já vir montado de fábrica evita gastos e tempo com a instalação de um eixo de apoio no veículo. Além disso, o Accelo 1316 possui um sistema de freios equilibrado, já projetado para a aplicação 6×2. Complementando os benefícios ao cliente, os eixos traseiros também têm garantia Mercedes-Benz de 1 ano, sem limite de quilometragem.

O fato do sistema de terceiro eixo do Accelo 1316 contar com suspensor pneumático confere maior flexibilidade ao veículo. O acionamento é feito por meio de uma chave seletora, posicionada no console central no interior da cabina, com fácil acesso pelo motorista.

Novo Accelo atende a diversas aplicações no transporte e distribuição

Disponível com duas distâncias de entreeixos (3.700 e 4.400 mm), o Accelo 1316 6×2 permite a montagem de carroçarias de até 8 metros, a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio. Estas carroçarias são ideais para varejistas, pois apresentam grande capacidade volumétrica e uma carga útil igual ou superior a de um caminhão médio.

O Accelo 1316 6×2 é especialmente indicado a grandes transportadores e empresas que atuam na distribuição urbana e intercidades, como, por exemplo, no transporte de cargas de um centro de distribuição ao ponto de venda. Pelo conceito do produto, também é indicado para empresas que utilizam caminhões médios tradicionais de 13 toneladas de PBT. Entre eles, empresas de transporte de carga em geral, operadores logísticos, grandes redes de varejo, serviços de autossocorro e transportadores de centrais de abastecimento, como CEASA e CEAGESP.

Esse novo caminhão Mercedes-Benz atende às mais variadas aplicações, sempre com máxima produtividade e economia. Entre os implementos indicados incluem-se baú e sider, carroçaria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis, hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre diversos outros.

Accelo 1316 oferece muitas vantagens frente a caminhões médios

O Accelo 1316 6×2 chega ao mercado oferecendo uma série de vantagens em relação a um caminhão médio.

Maior capacidade de carga – Com 8.720 kg de carga útil+equipamento (entreeixos de 3.700 mm) e 8.620 kg (entreeixos de 4.400 mm), chega a levar até 800 kg a mais do que um caminhão médio da concorrência.

Maior plataforma de carga – Outro grande destaque do Accelo 1316 6×2 é a dimensão de sua plataforma de carga: 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em comparação com um caminhão médio tradicional, assegurando alta produtividade no transporte e maior rentabilidade para o cliente.

Baixa plataforma de carga – O Accelo 1316 6×2 oferece uma plataforma de carga baixa, até 200 mm menor na comparação com um veículo médio. Isso facilita e agiliza notavelmente as operações de carga e descarga de mercadorias, com o motorista e o ajudante realizando o trabalho de forma mais rápida, cômoda e segura.

Dimensões compactas – O novo Mercedes-Benz é ideal para entregas e coletas em lugares onde as dimensões do veículo impõem restrições. O Accelo 1316 6×2, por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação à concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular.

Comprimento similar a um caminhão médio, mas com carroçaria maior – O comprimento total do Accelo 1316, considerando o chassi e a carroçaria, é similar ou até menor em comparação a um caminhão médio. No entanto, oferece uma carroçaria maior (até 50 cm a mais que um concorrente), o que resulta em mais espaço para mercadorias e mais capacidade de carga.

Melhor manobrabilidade – Este é um grande diferencial do novo caminhão. O círculo de viragem do Accelo 1316 6×2 é até 3,5 metros menor em relação à concorrência, proporcionando mais agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais restrito.

Menor custo de manutenção preventiva – Em termos de custo de manutenção preventiva, o Accelo 1316 6×2 se destaca de forma exemplar. Ele oferece um custo até 35% menor em relação a caminhões médios da concorrência. Dessa forma, proporciona um reduzido custo operacional do veículo, o que resulta em mais rentabilidade para o cliente.

Exclusivo trem de força Mercedes-Benz com excelente desempenho

O Accelo 1316 6×2 possui um trem de força único e é o mais reforçado do mercado em sua categoria, equiparando-se ou até superando um caminhão médio concorrente. Isso se traduz em elevada robustez, resistência e durabilidade, adequando-se perfeitamente ao seu PBT de 13 toneladas.

O novo membro da família Accelo vem equipado com o potente motor Mercedes-Benz OM 924 LA, com tecnologia BlueTec 5, de alta capacidade volumétrica (4,8 litros), mais potente da categoria. Extremamente durável e superdimensionado para o segmento – o OM 924 LA é utilizado em caminhões Mercedes-Benz de até 17 toneladas – este motor oferece uma potência de 156 cv a 2.200 rpm e um torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm, também o maior da categoria.

O câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas maximiza o desempenho, contribuindo para a economia no consumo de combustível e a elevada capacidade de carga. Com engates precisos, propicia um excelente escalonamento de marchas, resultando em ótimas arrancadas e retomadas de velocidade, vantagens essenciais especialmente na distribuição urbana.

A embreagem reforçada do Accelo 1316, com diâmetro do disco de 362 mm, proporciona um alto coeficiente de atrito e maior durabilidade. O conjunto harmonioso do trem de força é complementado pelo eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2 (com relação de redução i=4,30) e os pneus 235/75 R 17,5, que também contribuem para a configuração de um conjunto robusto, que transporta, com eficiência e economia, até 13 toneladas de PBT.

Componentes de grande resistência e durabilidade

O quadro do chassi e as travessas do novo caminhão também têm como base o Accelo 1016, ganhando, porém, os reforços para a capacidade de 13 toneladas de PBT. As longarinas são de material LNE 50, aço especial leve, com muita resistência e elasticidade. O layout do chassi foi otimizado para receber o terceiro eixo e as longarinas mantêm as características da linha Accelo, sendo totalmente retas, facilitando assim a instalação de implementos.

O eixo traseiro de tração é o Mercedes-Benz HL-2, já utilizado com êxito no Accelo 1016. O conjunto de eixos traseiros (tração e apoio) oferece uma capacidade técnica admissível de 10 toneladas.

A suspensão traseira, também fornecida pela Suspensys, é do tipo “balancim”, com molas trapezoidais. Foi especialmente desenvolvida para essa aplicação, resultando num conjunto robusto e com muita resistência, ideal tanto para as aplicações urbanas, quanto rodoviárias.

Freio totalmente pneumático, ABS e tambor em todas as rodas

O freio de serviço do Accelo 1316 6×2 possui dois circuitos totalmente a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com regulador automático das lonas de freio, dispensa paradas para verificações e regulagens, preserva a eficiência de frenagem e aumenta a disponibilidade do caminhão.

O Accelo 1316 conta ainda com sistema antitravamento de rodas ABS, proporcionando mais eficiência e segurança nas frenagens. Além disso, o caminhão dispõe de sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top Brake, exclusividade Mercedes-Benz. Isso resulta numa elevada potência de frenagem, com maior vida útil dos componentes dos freios e pneus, além da economia de combustível.

Novo câmbio para Accelo 815 e 1016

A Mercedes-Benz está apresentando mais uma importante novidade para a linha de caminhões Accelo. A partir de agora, os modelos 815 e 1016, do segmento de leves, passam a ser equipados de série com o câmbio Eaton FSO 4505 com carcaça de alumínio. Assim, o cliente ganha duplamente com este novo item do caminhão. Além de se destacar por um menor esforço de engate e seleção de marchas, o menor peso da caixa de mudanças reverte em mais capacidade de carga, ou seja, mais produtividade e rentabilidade no transporte.

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