Mercedes-Benz GLE vence teste para modelos com direção semi-autônoma.

A Mercedes-Benz venceu um teste realizado pela Euro NCAP para sistemas de assistência para direção semi-autônoma (SAE Nível 2). A marca foi representada pelo modelo GLE SUV que, assim como no modelo disponível no Brasil desde março de 2020, inclui o Pacote de Assistência à Direção e o Pacote de Assistência à Direção Plus, e venceu a prova com a pontuação máxima de 174 pontos (87% da pontuação total) contra nove concorrentes de diversos modelos de veículos, incluindo dois veículos do segmento premium.

O grande destaque ficou para a forma como o “Engajamento do Motorista”, uma das categorias avaliadas, acontece em um Mercedes-Benz. No GLE, e em todos os demais modelos com essa tecnologia, os sistemas são projetados cooperativamente para que a melhor conexão seja estabelecida entre o sistema e o condutor. Desta forma, a marca oferece aos seus clientes segurança, conforto e assistência ao motorista em sua totalidade. A facilidade de interação entre o condutor e o sistema, de uma forma ágil e intuitiva, e a possibilidade de, a qualquer momento, tomar as decisões de condução imediatamente foi outro ponto bem avaliado. O Mercedes-Benz GLE recebeu a nota máxima e o primeiro lugar nessa categoria.

Importante ressaltar que a Mercedes-Benz identifica e comunica claramente toda essa tecnologia como sistemas assistenciais de condução, nunca substituindo o motorista completamente no ato da condução do veículo.

O fato de serem sistemas cooperativos que apoiam em vez de substituir o motorista também foi um destaque. Por exemplo, o Assistente Ativo de Direção pode intervir ativamente em curvas, mesmo que as faixas da estrada (ou rua) não estejam claramente visíveis ou até mesmo sem as faixas demarcadas. Com essa tecnologia, o sistema pode ajudar a reduzir o stress, por exemplo em uma situação de tráfego congestionado.

Na avaliação “Assistência Veicular e Segurança de Backup”, que focou no desempenho técnico dos sistemas, o Mercedes-Benz GLE também se classificou entre os melhores no teste.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *