Mercado Internacional – VW vai construir gama de veículos elétricos na Eslováquia.
Segundo o jornal Handelsblatt, o grupo alemão vai construir uma gama de modelos utilitários com mobilidade elétrica na Eslováquia.
A VW escolheu a fábrica de Bratislava, onde hoje são produzidos os VW Up, Skoda Citigo e Seat Mii, como palco para a construção de uma nova gama de produtos elétricos do segmento veículos pequenos e que o grupo alemão tem como objetivo vender por menos de 20 mil euros.
No mês passado, o grupo VW tinha anunciado que seria a Seat que iria liderar o desenvolvimento dos pequenos modelos elétricos, e que irá utilizar uma versão mais curta da plataforma MEB (Modular Eletric Drive) de onde nascerão veículos com não mais de quatro metros.
O produto que dai nascer será vendido pela VW, Seat e Skoda, já em 2022. O plano de produção anual inscreve 200 mil unidades como objetivo de produção, que vão tomar o lugar do VW Up, Seat Mii e Skoda Citigo.
A decisão de levar esta produção para fora da Alemanha – quando estava tudo encaminhado para a unidade de Emden – está ligada ao programa de contenção de custos que o gigante alemão tem em marcha. Os custos com o trabalho são muito mais baixos na Eslováquia e isso é importante para conseguir “espremer” o preço até ao limite. Para acalmar os sindicatos alemães, a VW vai transferir de Zwickau para Emden a produção de um SUV da gama ID.