ImportadosNotíciasPeugeotVeículos

Mercado Internacional – Peugeot revela o novo 508 SW, um carro radical.

Poucos meses depois do fastback 508, a PEUGEOT revela a versão SW do novo PEUGEOT 508. Uma profunda transformação. O novo PEUGEOT 508 SW desafia as normas do concorrido mercado das breaks do segmento D e tem a sua inspiração no mundo das shooting brakes. O novo PEUGEOT 508 SW será apresentado no Salão de Paris de 2018 e entrará em comercialização na Europa a partir de janeiro de 2019.

 

Com a sua silhueta baixa e dinâmica, o novo PEUGEOT 508 SW adota um design incisivo, conseguindo aliar a elegância atlética e o sentido prático em termos de habitabilidade e volume e acessibilidade do porta malas. Dotada da última geração do PEUGEOT i-Cockpit® e com um raio de virada bastante contido, a nova breaktem um largo campo de ação: das zonas ultra urbanas aos grandes espaços das autoestradas.  Fazendo jus ao ADN da marca, a excelência das ligações ao solo do novo PEUGEOT 508 SW combina um pisar notável na estrada com um domínio perfeito dos movimentos da carroçaria. A sua concessão centrada na eficácia, na segurança e num conforto topo de gama é a garantia de sensações intensas.

 

“Depois do coupé fastback radical, eis a break. Igualmente incisiva e espetacular! Com o novo PEUGEOT 508 SW, a marca confirma a sua mutação e enriquece a sua gama com um modelo dotado de uma silhueta e de prestações verdadeiramente fantásticas. A nossa ambição de fazer da PEUGEOT o melhor montadora generalista topo de gama, concretiza-se, assim, da melhor forma, disse Jean-Philippe Imparato, Diretor Geral da PEUGEOT

Um design incisivo

“Concebido e desenhado ao mesmo tempo que o sedã, o novo PEUGEOT 508 SW herda todas as suas qualidades, destacando-se por uma postura mais elegante e por conceitos de estilo inovadores para um construtor generalista. É um objeto de desejo fantástico que reivindica claramente as suas ambições.” Gilles Vidal, Diretor de Design PEUGEOT

 

A exemplo do PEUGEOT 504, nascido há cinquenta anos, a marca teve sempre como tradição desenhar as suas breaks a partir das silhuetas do sedã. Da mesma forma, o novo PEUGEOT 508 SW beneficia de todos os atributos estéticos do design radical do sedã, adotando uma morfologia muito dinâmica devido às suas novas proporções.

 

Graças à presença de barras do teto funcionais bem integradas em termos estéticos, a break mantém quase a mesma altura da SUV: apenas 1,42 m. São quase menos 6 cm que a geração anterior, fruto de uma aerodinâmica otimizada que em nada prejudica o espaço ao nível da cabeça nos lugares traseiros, em conformidade com o segmento.

 

Com 4,78 m de comprimento (apenas +3 cm face à SUV e -5 cm face à anterior geração), o perfil do novo PEUGEOT 508 SW revela linhas firmes e fluidas, enclinadas por uma  linha de teto baixo e alongado.

 

Detalhe único numa break de um construtor generalista, as portas sem moldura permitem também refinar e dinamizar a silhueta, bem como limitar as superfícies vidradas. As juntas e as junções foram reduzidas com o melhor savoir-faire, a montagem dos pneus foi adaptada para preencher na perfeição as cavas das rodas, a antena do teto foi eliminada (agora com tratamento em serigrafia). A sua silhueta pretende ser também musculada e de inspiração topo de gama.

 

Idêntica à da SUV, a frente mostra-se igualmente imponente. Com as óticas Full LED e a assinatura visual vertical das luzes diurnas com LED opalescentes, o novo PEUGEOT 508 SW apresenta uma identidade forte e exclusiva, sublinhada pelo Leão ao centro da grade e o logo «508» no ‘nariz’ do capô.

 

O visual da traseira sugere potência e modernidade com uma faixa horizontal em preto brilhante enquadrada pelas luzes traseiras Full LED tridimensionais herdadas da SUV. Acesos de dia e de noite com uma intensidade adaptativa, estas luzes dão um realce constante e evolutivo das garras coloridas desde o perfil até à traseira. Quanto às duas duplas saídas de escape cromadas, têm um enquadramento perfeito no carro e conferem-lhe um dinamismo ainda maior.

 

O acesso ao porta malas é feito por um portão prático (que pode ser motorizado e mãos livres), privilegiando a acessibilidade. O piso do porta malas é simultaneamente baixo e largo (6 cm mais baixo que na SUV, a apenas 63,5 cm do solo, e 2,4 cm mais largo). A chapeleira escamoteável de fácil utilização permite visualizar de imediato a totalidade do porta malas. Com uma capacidade de 530 litros sob a chapeleira, o porta malas tem formas simples e totalmente aproveitáveis. Este volume é muito próximo do valor (sob a chapeleira) da anterior versão break (560 litros).

 

Além de ser verdadeiramente prática, a zona de acesso ao porta malas beneficia de excelentes acabamentos com um piso em aço inoxidável para facilitar a colocação das bagagens. Os frisos do piso, em alumínio, integram o nível equipamento GT e uma rede de separação da carga permite compartimentar eficazmente no porta malas.

 

A modularidade é um dos argumentos de uma break. No caso do novo PEUGEOT 508 SW, a modularidade traduz-se por um banco traseiro rebatível 2/3 – 1/3 dotado da função Magic Flat. Este sistema permite um rápido rebatimento das metades do banco traseiro através do acionamento de dois comandos acessíveis de ambos os lados da bagageira. O resultado é a obtenção de um piso praticamente plano com um volume total de carga de 1.780 litros.

 

“A nossa intenção foi desenhar uma SW única, dotada de uma personalidade muito forte e perfeitamente enquadrada no núcleo do seu segmento. Com os nossos engenheiros, procuramos soluções técnicas nesse sentido, e que garantissem as prestações fundamentais de uma SW do segmento D para criar uma volumetria com dinamismo espetacular. A performance da estrutura traseira, em termos de compacidade e rigidez, é o segredo para um porta malas racional e prática. Da mesma forma, as portas sem moldura foram a resposta à questão da acessibilidade numa linha de tejadilho muito baixa. A partir daí, os nossos designers focaram-se na elegância e no equilíbrio, sem sobrecarregar o estilo, pois o veículo era já conceptualmente muito dinâmico.” disse Pierre-Paul MATTEI, Responsável pelo Design do novo PEUGEOT 508.

Um interior único com o PEUGEOT i-Cockpit®

À semelhança da nova Peugeot 508, a versão SW conta com a mais recente interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O cuidado nos detalhes, o requinte da montagem e a escolha dos materiais coloca, de imediato, o posto de condução do novo PEUGEOT 508 SW num universo altamente tecnológico, atraente e repleto de elegância. Isto é possível devido a:

  • um volante compacto revestido a couro (perfurado no GT Line e GT);
  • um comando da caixa automática de funcionamento elétrico por impulsos integrado na consola central repleta de espaços de arrumação;
  • revestimento do tablier, consola central e painéis das portas em carbono ou madeira natural (carvalho cinzento nos níveis GT Line e essência de Zebrano exclusivamente no GT) em função dos níveis de equipamento.cromados acetinados no volante, painéis das portas e saídas da ventilação, bem como nas sete teclas tipo piano – toggle switches – ou ainda na moldura do ecrã tátil central;
  • revestimento  do porta-objetos do lado passageiro (todos os níveis) e nas bolsas de arrumação dos painéis das portes dianteiras (no GT Line e GT).

 

A disposição e o volume dos espaços de arrumação foram alvo de um cuidado especial. Assim, é possível colocar garrafas de 1,5 litros no portas-luvas ventilado, uma de 1 litro em cada prateleira das portas e duas de 0,5 litros nos espaços sob o apoio de braços central.

 

Graças a uma solução engenhosa, toda a zona junto ao comando da caixa EAT8 pode acolher facilmente os maiores smartphones (se não estiveram a ser carregados por indução no compartimento sob o console).

Os ocupantes dos lugares da frente dispõem de bancos envolventes e ergonómicos (com certificação AGRAktion für Gesunder Rücken, associação independente alemã de especialistas em ortopedia e ergonomia) e beneficiam de cinco programas de massagem multipontos. A gama compreende uma escolha de revestimentos de elevada qualidade e requinte, como a Alcantara® ou o Couro Nappa . Este último está disponível em duas cores: preto ou vermelho.

 

Nos lugares traseiros, os passageiros beneficiam de bancos cujas costas apresentam uma inclinação de 27° para maior conforto. O espaço livre até ao tecto aumenta em 4 cm face à SUV e os ocupantes podem desfrutar de um teto de abrir panorâmico com uma ampla superfície vidrada. Graças às portas traseiras sem moldura e ao seu desenho recortado que integra as janelas traseiras, o acesso aos bancos é amplo e fácil.

 

Tal como todos os pontos de iluminação do habitáculo, as luzes de leitura individuais integradas no teto são em LED e táteis.

 

sistema Hi-fi topo de gama foi desenvolvido pela FOCAL®, grande especialista francês em sistemas acústicos. Dotado de 10 altifalantes equipados com tecnologias exclusivas FOCAL®, este sistema oferece um som puro, sofisticado e perfeitamente repartido a bordo do veículo. Os tweeters são guarnecidos de grelhas em metal escovado nas 4 portas.

 

O interior do novo PEUGEOT 508 SW confirma, assim, a sensação de qualidade e de exigência que o modelo apresenta exteriormente. Esta excelência traduz-se também pela profusão de equipamentos relacionados com o conforto ou a segurança.

Uma segurança otimizada graças às novas tecnologias de ajuda à condução

O novo PEUGEOT 508 SW oferece um amplo conjunto de ajudas à condução de última geração em resposta, designadamente, às exigências do EuroNCAP. Em relação à restante gama PEUGEOT, as novidades adotadas são as seguintes:

  • Sistema de visão nocturna (Night vision), inédito no segmento. Este sistema utiliza uma câmara de infravermelhos que permite a detecção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a detecção até aos 200 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização central da visão de infravermelhos na instrumentação digital, ou seja, no campo de visão do condutor, maximizando a segurança no dia-a-dia.
  • Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8) com controlo ajustável da distância entre veículos. Em situações de andamento em fila, o arranque do veículo é automático caso a paragem seja inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no botão de comando no volante, é suficiente para reativar a função. A função está ativa a partir de 0 km/h.
  • Ajuda à manutenção da posição na via de circulação, com escolha da via por parte do condutor (associado ao ACC Stop & Go);
  • Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, o acelerador e os travões para entrar e sair do lugar de estacionamento.
  • Faróis Full LED com função EVS (iluminação estática em curva e Óticas traseiras ARS (com intensidade luminosa adaptativa) acesas em permanência.

Além destas novidades, o novo PEUGEOT 508 SW está equipado com numerosos outros sistemas de ajuda à condução:

  • Frenagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão.
  • Alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma) com correção da trajetória a partir de 65 km/h.
  • Alerta de fadiga do condutor, para detetar o estado de vigilância do condutor durante as deslocações mais longas, a velocidades superiores a 65 km/h, através da análise dos micro-movimentos do volante.
  • Assistente automático de máximos.
  • Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação.
  • Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido).
  • Sistema ativo de vigilância do ângulo morto (com correção da trajetória). Esta função está disponível a partir dos 12km/h.

 

A bordo do novo PEUGEOT 508 SW, a conetividade está sempre presente graças aos seguintes equipamentos: Navegação 3D conectada com TomTom® Traffic; Função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple CarplayTM (via smartphone) e com reconhecimento de voz; Zona de carregamento para smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi); 4 tomadas USB: 2 à frente, no espaço sob o comando da caixa de velocidades automática, e 2 na parte traseira da consola central para os passageiros dos bancos traseiros; PEUGEOT Connect SOS & Assistance, sistema de chamadas de emergência eCall e serviço de assistência PEUGEOT Connect packs, e conjunto de tele-serviços úteis para a manutenção do veículo.

Motorizações

O novo PEUGEOT 508 SW beneficia da nova geração de motores PureTech e BlueHDi (com tecnologia SCR) disponíveis na SUV.

 

Na oferta a gasolina, são propostas duas versões do motor PureTech de 1.6 litros de cilindrada: PureTech 180 cv EAT8 e PureTech 225 cv EAT8.

 

Na gama Diesel, estão disponíveis quatro opções BlueHDi com 1.5 e 2.0 litros de cilindrada: BlueHDi 130 cv CVM6, BlueHDi 130 cv EAT8, BlueHDi 160cv EAT8 e BlueHDi 180 cv EAT8.

 

Todas estas motorizações possuem, desde já, homologação de acordo com a norma «Euro6.2 temp», em antecipação às exigências da norma Euro6.d que entra em vigor a partir de janeiro de 2020, e cumprem também as normas para as emissões de óxidos de azoto. Os valores de emissões de CO2 são best in class e têm em conta os novos requisitos técnicos da norma WLTP, que consiste na harmonização entre os consumos homologados e os consumos obtidos em utilização pelos clientes.

 

Na família de motores PureTech, quando em modo ECO, a caixa de velocidades automática EAT8 passa automaticamente para o modo Neutro (freewheeling). Esta função está disponível entre os 25 e os 130 km/h, quando as condições o permitem. A sua ativação só é possível quando não é detetado qualquer movimento nos pedais. Este dispositivo totalmente imperceptível para o condutor, permite diminuir os atritos internos da caixa de velocidades e reduzir o consumo do veículo em cerca de 3%.

 

No segundo semestre de 2019, a gama será enriquecida com uma versão a gasolina Híbrida Plug-In, com excelentes performances, com funcionamento ZEV (Veículo Zero Emissões) alargado de 50 km  no ciclo WLTP), sem qualquer prejuízo na capacidade da bagageira, dado que as baterias estão alojadas sob os assentos do banco traseiro.

 

À semelhança da SUV, o novo PEUGEOT 508 SW será produzido na fábrica de Mulhouse e beneficiará, no seu lançamento, da marca «Origine France Garantie».

 

Com estreia marcada para a próxima edição do Salão Automóvel de Paris, o novo PEUGEOT 508 SW iniciará a sua comercialização no mês de janeiro de 2019 em toda a Europa, seguindo-se os mercados internacionais no decorrer do 1º semestre.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *