Mercado Internacional – Novas tarifas impostas por Donald Trump também afetam montadoras americanas, perante mercado europeu.
A recente tarifa de 25% sobre automóveis importados para os EUA está a afetar de forma desigual os fabricantes, incluindo marcas americanas, que também importam veículos para o país. Segundo a JATO Dynamics, em 2024 foram vendidos 16,1 milhões de veículos ligeiros novos nos EUA, dos quais 6,3 milhões foram importados, incluindo por construtores como GM, Ford e Stellantis, que venderam 1,85 milhões de carros importados, representando 13% das suas vendas globais.
Curiosamente, fabricantes estrangeiros como Toyota, Honda, Nissan, BMW ou Mercedes-Benz são menos afetados, pois têm maior produção local nos EUA ou menor dependência do mercado americano.
A tarifa, defendida por Trump, visa reforçar a produção local e gerar empregos nos EUA, mas está a provocar impactos globais. Marcas como Jaguar, Land Rover e Audi suspenderam entregas para avaliar estratégias.
Além disso, a partir de 3 de maio, também peças importadas pagarão 25% de tarifa, afetando ainda mais a produção e os custos de reparação. Especialistas alertam que os EUA são um mercado vital para a maioria dos fabricantes globais, e estes terão de reforçar a sua presença local para continuar competitivos.