Melhor Motorista de Caminhão do Brasil tem os dois mais jovens campeões regionais

Renato dos Santos Britoe Felipe Prestes, ambos de 29, foram os vencedores da terceira etapa, realizada no último fim de semana em São José dos Pinhais (PR)

A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania, consagrou mais dois campeões regionais, durante a terceira etapa, realizada no último fim de semana em São José dos Pinhais (PR). Renato dos Santos Brito, de 29 anos, natural da cidade, foi o grande vencedor da rodada de sábado (16). Felipe Prestes, também29 anos, de Pinhão (PR), ficou com o primeiro lugar nas provas de domingo. A terceira etapa contou com 100 motoristas, aprovados nas duas fases pré-classificatórias.

Renato é casado e pai de uma filha. O motorista, que transporta peças para o setor automotivo entre Caxias (RS) e São Paulo em um Scania R 440, é caminhoneiro há sete anos e encheu de orgulho a cidade de São José dos Pinhais ao subir no alto do pódio. “Quando era pequeno via meu pai viajando, e algumas vezes o acompanhei. É um verdadeiro herói para mim. Nessas viagens acabei me apaixonando pela estrada”, diz. “Hoje me sinto realizado. Tenho uma família maravilhosa, trabalho com o que eu gosto, tenho uma casa e meu caminhão. Mas ainda tenho o sonho de ser campeão nacional da competição e visitar a fábrica da Scania na Suécia.”

Felipe também é casado, caminhoneiro há sete anos e transporta grãos do Paraná para São Paulo. “Tenho uma família inteira de caminhoneiros. Meu pai, meu irmão e meu cunhado sempre viveram nas estradas, e isso fez com que me apaixonasse pela profissão. Acabei me tornando um, minha família me apoia e tenho muita fé. Isso faz muita diferença. Hoje posso dizer que estou realizado”, afirma. O condutor agora vai para a final, e espera manter a calma, paciência e torcer para conquistar o troféu da competição. “Meu grande sonho é comprar meu próprio caminhão, um Scania V8. Tenho fé de que conseguirei alcançar meu objetivo. Agora é manter a calma.”

A Casa Scania Battistella organizou o evento e recebeu familiares, amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária, além de clientes. As provas (divididas em manobra, percurso, check-list e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo. Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB contou com serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, exames de saúde e gincanas estavam entre as atividades oferecidas.

Foram arrecadados 750 kg de alimentos, doados à Associação Vale da Benção de Fazenda Rio Grande (PR). “Foi uma etapa bastante competitiva, organizada e divertida. Conseguimos realizar as etapas dentro de nosso cronograma, e isso foi motivo de comemoração entre os colaboradores. Todos se mostraram empolgados e realizados com os resultados”, afirma Diogo Caldeira, coordenador da etapa de São José dos Pinhais do MMCB 2014.

 

Etapas regionais

Brito e Prestes aguardarão os outros concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. Eldorado do Sul (RS) sediará a próxima etapa regional neste fim de semana (23 e 24), que elegerá mais dois campeões regionais.

Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos fins de semana, totalizando 14 fases regionais, 28 rodadas com 28 finalistas. Em todo o Brasil, a Scania já superou o recorde de 47 mil inscrições de 2012, ultrapassando na edição de 2014 os 50 mil inscritos.

As próximas etapas serão em Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto); Lajeado, RS (30 e 31 de agosto);Campo Grande, MS (6 e 7 de setembro); Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

 

Premiação

O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegerá o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.

Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.

Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocado ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.

A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.

Sobre a Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 41.000 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2013, as receitas totais da Scania alcançaram 86,8 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,2 bilhões de coroas suecas.

 

Para mais informações sobre a Scania acesse:

www.scania.com.br

www.newsroom.scania.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *