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McLaren Artura se destaca como Safety Car na Mil Milhas Brasileiras.

Mesmo sem correr, o McLaren Artura foi um dos destaques da Mil Milhas Brasileiras, prova realizada no último fim de semana no autódromo de Interlagos. O carro cedido pela McLaren São Paulo atuou como safety car e foi acionado 17 vezes para determinar o ritmo dos participantes durante períodos sob bandeira amarela. A maior parte das entradas foi determinada pela necessidade de remover carros parados na pista devido a panes mecânicas.

A largada da Mil Milhas foi dada pouco depois da meia-noite de domingo (22 de janeiro). A corrida foi encerrada doze horas depois, conforme previa o regulamento se a distância total (1.609 km) não fosse completada nesse período. O safety car e seu piloto ficam a postos para entrar na pista a qualquer momento. Isso significa que o motor deve ficar ligado durante toda a duração da corrida, mesmo quando o carro está parado.

Três pilotos se revezaram na condução do safety car na Mil Milhas: Maurizio Sala, Enzo Sala e Gencarlo Mahieux. Eles se revezaram entre os dois assentos do Artura (o do piloto e do passageiro) e os períodos de descanso. Os ocupantes do safety car têm contato direto com a direção de prova, que orienta o andamento de acordo com as necessidades de momento, sempre de maneira a preservar a segurança dos participantes da prova e, ao mesmo tempo, tentar abreviar ao máximo a presença do safety car na pista. O Artura percorreu 70 voltas à frente dos concorrentes, cada uma com 4,309 km (a extensão do traçado de Interlagos). Largaram 42 carros entre protótipos especiais de corrida, GTs e carros de turismo.

Depois da corrida, Maurizio Sala elogiou o desempenho e o comportamento do Artura. “Foi excelente. O carro ficou ligado durante doze horas seguidas e funcionou perfeitamente. Usamos todas as possibilidades de propulsão (híbrida, elétrica e a combustão) e só desligamos o motor para reabastecer”, explicou. “Como todo McLaren, o Artura é muito prazeroso de guiar e extremamente suave, mesmo sendo um carro com 680 cavalos de potência.” Segundo Sala, alguns períodos sob bandeira amarela exigiram uma velocidade constante em torno de 140 km/h.

Enzo Sala ressaltou outros aspectos: “O desempenho do Artura supriu facilmente a necessidade de andar rápido, na frente dos carros de corrida. E ele é muito confortável, o que é importante para os ocupantes do safety. Fazia muito calor e o ar condicionado ficou ligado o tempo todo. O carro é muito bom”.

Henry Visconde, presidente da McLaren São Paulo, explica: “Colocar o Artura como safety car foi útil não apenas como forma de divulgação do modelo, mas também para testá-lo um pouco mais em condições de velocidade. Esta foi a Mil Milhas com maior número de entradas de safety car e isso fez o carro aparecer ainda mais durante a transmissão pela TV”, concluiu.

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a McLaren Automotive

Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também nas 24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indianápolis.

O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada.

Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.

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