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Luxury – Bugatti Divo custa 5 milhões de euros e já está esgotado.

O Pebble Beach Concours d’Elegance foi o palco escolhido pela Bugatti para revelar o Divo, uma versão focada para a utilização em pista feita com base no Chiron. Só serão feitas 40 unidades e apesar de custarem, antes de impostos, 5 milhões de euros cada, já estão todos vendidos. Quando a marca do grupo VW mostrou o carro a um grupo selecionado de clientes, as quarenta unidades voaram, como referiu Stefan Winkelmann, presidente da Bugatti, na apresentação do Divo.

 

Apesar de ser um carro virado para uma utilização e pista, o Divo está homologado para andar na estrada e foi desenhado para ser ágil e ter um comportamento de topo em qualquer tipo de estrada ou circuito. O trabalho está tão bem feito que o Divo é 8 segundos mais rápido que o Chiron na pista de Nardo. Segundo o presidente da Bugatti, o Divo tem muito mais aceleração lateral, agilidade e capacidade em curva que o Chiron, com Winkelmann a referir que “mudamos o equilíbrio do carro para ser excelente na aceleração lateral e na capacidade em curva.”

 

O motor do Divo e o mesmo do Chiron, ou seja, o W16 com 8,0 litros a debitar 1480 CV. A velocidade máxima está limitada aos 380 km/h, mas dos 0-100 km/h faz 2,4 segundos. Para lá destas características, o Divo viu a sua aerodinâmica revista tal como a suspensão e o acerto do chassis, para cumprir o desígnio de ser um carro mais focado na performance que no conforto. A frente do Divo tem novas entradas de ar para os travões, mais aerodinâmicas e que reduzem a superfície frontal do carro, melhorando, também, o fluxo de ar e contribuindo para a estabilidade.

 

Para manter o carro agarrado á estrada, a asa traseira é maior (1830 mm de largura, ou seja, mais 23% que no Chiron), as cortinas de ar laterais foram incrementadas, o difusor traseiro é novo e tudo isto permite que o carro consiga gerar 456 quilogramas de força descendente, mais 90 que o Chiron.

 

Segundo Achim Anscheldt, o responsável técnico do Divo, foram introduzidas várias peças que modificam o fluir do ar pelo carro, alterando, também, a termodinâmica do carro. “A nossa missão foi desenvolver um veículo que tivesse um aspeto diferente do Chiron, mas que fosse imediatamente reconhecido como um Bugatti. Quer isto dizer que os três elementos de estilo essenciais da Bugatti tiveram de se manter: a grade em forma de ferradura de cavalo, a linha de assinatura da marca na lateral e a barbatana que define o eixo longitudinal quando visto de cima referiu em Pebble Beach o responsável pelo Divo, um carro cujo nome é uma homenagem a Albert Divo, um francês piloto de aviação e de automóveis que venceu duas vezes a Targa Flório com um Bugatti.

 

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