Lotus contrata a Dürr para instalar linha de pintura personalizada.

O fabricante de carros esportivos Lotus automatiza a sua instalação de pintura de carrocerias na sua sede britânica em Hethel. A Lotus contratou a Dürr para instalar uma linha de pintura automatizada com uma série de processos extremamente eficientes.

A Dürr superou concorrentes mundiais durante o processo de adjudicação do contrato graças às suas tecnologias extremamente eficientes, produzindo menos resíduos com baixo impacto ambiental. A modernização inclui uma linha de aplicação automatizada, além de um fornecimento especial de pintura e sistemas de transporte. O contrato foi adjudicado em 2019.

Atualmente, os carros da Lotus são pintados de forma manual, mas no futuro  adotará a automação para a pintura externa com quatro robôs de pintura EcoRP E133. Com seus seis eixos e o trilho, esses robôs são flexíveis o suficiente para diversas aplicações. Em relação ao design da nova linha de pintura, a principal prioridade para a Lotus era a eficiência extremamente alta do processo, mantendo a alta qualidade do atual processo de pulverização manual.

Com os painéis compostos da carroceria revestidos com primer condutivo, um par de robôs processa a aplicação do primer e do revestimento final em uma cabine de pintura mista, enquanto um segundo par de robôs aplica o revestimento de cor em outra cabine. Graças ao seu design modular, os robôs não só pintam, mas também podem abrir as portas e os capôs da carroceria.

Econômico e rápido: fornecimento especial de pintura usando um sistema de pigging

A alta eficiência e qualidade não é alcançada apenas através do uso de robôs, mas também por tecnologias com baixo consumo de material.

Todos os carros da Lotus são fabricados sob encomenda com a Lotus Exclusive, permitindo que os clientes criem seu Lotus realmente único, com cada veículo finalizado cuidadosamente de acordo com os requisitos individuais, incluindo a possibilidade de escolher um número quase infinito de cores para todas as suas linhas de modelos. A individualização inclui faixas e destaques que ainda serão pintados manualmente.

 

O sistema de fornecimento especial de pintura EcoSupply P será instalado para fornecer essa variedade de cores em pouca quantidade. Essas unidades bombeiam as diversas pinturas para a cabine de pintura em mangueiras, com quase zero perdas, reduzindo o gasto de tinta. O EcoSupply P também diminui o consumo de material de limpeza e tempos de troca de cor, em comparação com os sistemas convencionais de linha circular.

Sessenta por cento menos energia

O EcoDry Rack também ajuda a aumentar a eficiência. O sistema de filtração multiestágios de excesso de tinta, que é extremamente compacto graças às suas paredes de filtração permanentemente instaladas, oferece todas as vantagens da separação a seco. Não precisa de água ou químicos, o que diminui os custos de funcionamento e é mais ecológico. Até 95% do ar fornecido pode ser reciclado como ar recirculado usando essa tecnologia, que reduz o consumo de energia na cabine de pintura em mais de 60% em comparação com o sistema de separação a úmido convencional. Isso possui um impacto positivo nas emissões de CO2. O uso e a manutenção do EcoDry Rack são fáceis. Quando os filtros ficarem saturados, eles poderão ser substituídos durante as pausas de produção ou nos finais de semana.

A nova instalação de pintura de carrocerias da Lotus será colocada em funcionamento em 2021.

Imagem 1: Os carros esportivos da Lotus, como o Evora, no futuro serão pintados com os robôs de pintura da Dürr.

Imagem 2: O sistema de pigging “EcoSupply P” garante um fornecimento de pintura especial e econômico na Lotus.

Imagem 3: O excesso de tinta na cabine de pintura é separado de modo ecológico e energeticamente eficiente utilizando a tecnologia da Dürr com base em filtros de papelão.

SOBRE DÜRR

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 310 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes, não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo. AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo e pertence ao grupo Durr.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação, Digitalização / Indústria 4.0. Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes em diversos setores industriais, fornecendo para diferentes setores da indústria, como automotiva, mecânica, química, farmacêutica e madeireira. Em 2018, gerou receitas de vendas de € 3,871 bilhões. Em Outubro de 2018, O Grupo Dürr adquiriu a indústria norte-americana de tecnologia ambiental Babcock & Wilcox, incorporando a marca Megtec e Universal brands. Desde então possui mais de 16.400 funcionários e está presente em 108 localidades, em 32 países. O grupo atua no mercado por meio de cinco divisões:

  • Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura e instalações de montagem final para a indústria automotiva
  • Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos, produtos para aplicação e distribuição de materiais
  • Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias
  • Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento, linhas de montagem, testes de final de linha e máquinas de enchimento
  • Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e sistemas para processamento de madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *