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Líder em qualidade e inovação, fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment faz 40 anos.

A fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment está completando 40 anos. Com um dos maiores índices de qualidade do Grupo Volvo e reconhecida internacionalmente por seus projetos inovadores, a planta é atualmente um dos principais elos do sistema industrial global da corporação. Única unidade fabril da Volvo CE na América Latina, produz carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores de solo.

“São 40 anos de experiência”, comemora Wladimir Garcia, diretor-geral da fábrica, destacando que, de um fornecedor exclusivamente local nos anos 70, a planta brasileira passou a provedor mundial, enviando atualmente máquinas da marca para toda a América Latina e para os principais mercados internacionais, como Estados Unidos, Europa e Ásia. Cerca de 60% da produção é hoje voltada para o Brasil e o restante é exportado.

Localizada em Pederneiras, a 330 quilômetros de São Paulo, a unidade local foi pioneira em muitos momentos. É a primeira planta multiproduto da Volvo CE em todo o mundo, fabricando paralelamente vários modelos nas mesmas instalações. Também foi inédita ao operar com duas marcas, produzindo máquinas Volvo e SDLG. “Fomos vanguarda em diversas situações”, lembra Garcia. Com foco em melhoria contínua, foi ainda a primeira do Grupo a fazer usinagem a seco e está entre as líderes mundiais em Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta).

A fábrica do Brasil começou a operar em 1975, quando ainda funcionava com a marca Clark Michigan, para a produção de empilhadeiras e pás-carregadeiras. Em 1984, a Volvo forma uma nova unidade industrial, a VME (Volvo Michigan Euclid). Em 1995, a VME é incorporada ao Grupo Volvo. Nos anos seguintes, Pederneiras passa a fazer parte do sistema industrial mundial da marca.

 

“A combinação do foco permanente em qualidade com redução de custo, bem como a motivação e o comprometimento dos funcionários fizeram da integração da planta brasileira na plataforma global Volvo um sucesso total”, observa Garcia. “Nós fornecemos a partir de Pederneiras o que há de melhor em máquinas Volvo para o Brasil e todos os outros continentes”, ressalta o executivo. “Temos orgulho de ter no Brasil uma unidade fabril com índices tão altos de qualidade, segurança e proteção ao meio ambiente”, finaliza Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

 

A fábrica funciona num terreno de 390 mil metros quadrados, em uma área construída de 75,3 mil m². Atualmente, 648 pessoas trabalham no local. A corporação tem também outras plantas na Suécia – sede mundial do grupo Volvo -, França, Alemanha, Polônia, Canadá, Estados Unidos, Coréia do Sul, Rússia, Índia e China. A Volvo CE é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de construção.

 

Cronologia

1975 – Início da operação da fábrica de Pederneiras, ainda com o nome Clark Michigan

1987 – Uma joint venture internacional transformou a companhia em Volvo-Michigan-Euclid, resultando na VME Brasil Equipamentos Ltda.

1988 – Início da produção da linha de carregadeiras Volvo BM.

1993 – Início da produção do caminhão articulado fora-de-estrada.

1995 – O Grupo Volvo assume o controle total da VME, dando origem à Volvo Construction Equipment.

1998 – A unidade de Pederneiras recebe fortes investimentos em equipamentos e treinamento de pessoal para passar a produzir equipamentos com plataforma global.

Unidade brasileira passa a responder pelos negócios da marca em toda a América do Sul.

2000 – Início da produção da motoniveladora.

2002 – A carregadeira L50 passa a ser produzida com exclusividade pela unidade de Pederneiras, responsável pelo suprimento desse equipamento para todo o mercado mundial da marca.

2003 – Novos investimentos na área de mandrilhadoras, aumentando a capacidade de produção de carregadeiras.

2004 – Renovação tecnológica das operações primárias de corte e conformação, com investimentos em equipamentos de corte a plasma e prensa hidráulica viradeira com capacidade de 1.000 toneladas, otimizando a produção interna das vigas dos caminhões articulados.

2005 – Entram em operação novos equipamentos de corte de chapas a laser, de jateamento de chapas e de oxi-corte.

– Início da operação da fábrica de eixos.

– Fábrica  comemora 30 anos.

2006 – Início da montagem de escavadeiras.

2007 – Início da montagem de miniescavadeiras.

2008 – Início da usinagem a seco.

2009 – Início da montagem de compactadores de solo.

2012 – Começa a operar o primeiro robô de soldagem.

2013 – Início da produção de escavadeiras SDLG.

2014 – Início da produção das retroescavadeiras. Fábrica é pioneira em ter dentro do grupo uma linha de montagem comum com dois produtos distintos, pás-carregadeiras e retroescavadeiras.

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