Kenseth escapa ileso de prova marcada por duas bandeiras vermelhas e vence Sprint Unlimited em Daytona.
Matt Kenseth não teve problemas com as duas bandeiras vermelhas que marcaram a prova deste sábado (14) em Daytona e ficou com a vitória no Sprint Unlimited. Martin Truex Jr. e Carl Edwards completam top-3.
A noite de sábado (14) em Daytona foi para lá de movimentada, com 25 pilotos participando do Sprint Unlimited 2015. Na pole-position saiu Peul Menard, que dominou o inicio da prova, após uma disputa lado a lado com Brad Keselowski nas quatro primeiras voltas. Na volta oito, Brad Keselowski toma ponta, ajudado por Matt Kenseth, Kasey Kahne e Martin Truex Jr. Duas voltas depois foi à vez de Truex deixar Keselowski para trás. Até esse momento a prova estava agressiva, com até três linhas no meio do pelotão.
A liderança de Truex seguiu tranquila até o fim do segmento, com os pilotos correndo em fila indiana, se preservando, evitando acidentes.
No final do segmento, quando tudo parecia terminar em paz, Kyle Larson perdeu o carro perto da linha de chegada. Ele atingiu Brad Keselowski, que rodou passando pela grama, onde chegou a decolar. O Ford Fusion do campeão de 2012 voltou para pista e bateu de frente no safer barrier. O acidente aconteceu na volta 23. Clint Bowyer, Joey Logano e Kyle Bush, que vinha em uma prova conservadora na parte de trás do pelotão, também foram atingidos.
Assim, após 25 voltas, Martin Truex era o primeiro, com Dale Earnhardt Jr. em segundo, Kevin Harvick em terceiro.
Após a bandeira verde, Menard reassumiue a ponta, mas logo viu Earnhardt Jr. tomar liderança. O atual vencedor da Daytona 500 liderou até a volta 34, quando um pedaço de sujeira pregou na entrada de ar do seu carro. Jr. tentou tirar o detrito apoiando no para-choque de Truex Jr., mas sem sucesso. No ano passado, Earnhardt teve o mesmo problema no final das 500 milhas, mas dessa vez não deu. Ele foi obrigado a parar nos pits, ficando fora de combate.
Azar de Jr., sorte de Truex, que retomou a ponta. O bicampeão da Xfinity Series continua no comando do primeiro segmento, imprimindo um intenso domínio aos seus adversários.
Big One – Na volta 46, aconteceu o primeiro big one do dia, com 12 carros envolvidos. Pela linha de cima, Joey Logano empurra Greg Biffle que não consegue segurar o carro e força um toque em Jamie McMurray. O piloto do Chevy SS #1 perdeu o controle e rodou para parte de baixo da pista. O pole Paul Menard atinge McMurray em cheio, provocando um efeito dominó. O vencedor da prova de 2014, Denny Hamlin é uma das vitimas.
Fim de papo para Jimmie Johnson, Aric Almirola, Clint Bowyer e Kasey Kahne. Kevin Harvick, Tony Stewart e Kyle Busch sofrem pequenos danos e a bandeira vermelha é acionada.
Após a relargada, Matt Kenseth aparece com força, tomando a ponta de Martin Truex. Kenseth, vencedor da Daytona 500 em 2009 e 2012, toma rédeas da situação, e impõe domínio aos seus adversários. Nessa altura, é a vez de Carl Edwards despontar.
Faltando 13 voltas para o final, Ricky Stenhouse Jr. perde o controle e roda. Azar de Danica Patrick e Austin Dillon, envolvidos no incidente. Fim de noite para Ricky e Austin, ambos campeões antigos da Xfinity Series.
A bandeira verde reaparece com nove voltas para o final. Matt Kenseth dispara na frente, enquanto Carl Edwards tem problemas perdendo espaço. A dificuldade do #19 quase provoca outro big one.
Logo depois, é a vez de Tony Stewart subir para a linha de cima e ser tocado por Kyle Busch. O carro de Tony “Smoke” roda, pegando o Fusion #16 de Greg Biffle, que vai de encontro ao muro interno, sofrendo um violento impacto. Na volta, ele ainda é atingido por Kurt Busch, que também vinha desgovernado.
Hora da verdade – A bandeira verde veio com cinco voltas para o final. Matt Kenseth manteve a liderança na relargada e continuou assim até a bandeirada. Os pilotos de trás, por sua vez, não souberam trabalhar juntos.
Joey Logano tentou empurrar Kevin Harvick de forma afobada. Harvick quase perdeu o carro com três voltas para o final. O problema fez com que os carros se espalhassem, deixando Kenseth em uma situação tranquila.
Após o fim da prova, Harvick e Logano se tocaram. A tensão tomou conta do pit-lane, já que a história entre os dois é antiga — em 2010, os dois tiveram um problema sério em Pocono. A dupla conversou, mas nada aconteceu, já que um membro da equipe Penske, retirou Logano de perto do atual campeão.
Quem não tinha nada a ver com isso, era Matt Kenseth, já que sua preocupação era comemorar no victory lane. Martin Truex Jr. terminou em segundo lugar e foi o piloto que mais liderou — 29 voltas contra 21 de Kenseth —, naquela que foi sua melhor apresentação desde a vitória em Sonoma em 2013. Carl Edwards terminou em terceiro com Casey Mears em quarto. Kyle Larson que havia largado em último, fecha o top-5.
Nesse domingo (15), às 16h30 (no horário de Brasília), contecer o treino classificatório que define a primeira fila da Daytona 500. Os dois mais rápidos, além de garantir sua posição, ganharam o direito de largar na pole-position dos Duels, provas que definem o grid da prova do próximo dia 22 de fevereiro.