Jota Racing acelera em Balneário Camboriú com proposta inédita de entretenimento automotivo no Brasil.
Balneário Camboriú se prepara para ser palco de uma nova era do entretenimento automotivo no Brasil. Com estreia marcada ainda para este ano, o Desafio Jota Racing inaugura uma plataforma ousada e multimídia que une velocidade, show e cultura pop em um espetáculo cinematográfico ao vivo. A iniciativa é do piloto e empreendedor catarinense Jonathan Neves, conhecido como JJ, primeiro campeão brasileiro de Drift e produtor executivo do filme Descontrole, que estreia em 2026 nos cinemas.
Mais que uma competição, a Jota Racing é uma plataforma de negócios e cultura voltada à produção de eventos e realities que transformam o universo das corridas em experiências de alto impacto. A proposta mistura adrenalina, performance, lifestyle e tecnologia para conectar o esporte a novos públicos e mercados.
“O automobilismo, principalmente o Drift, ainda tem um público muito restrito, e queremos mudar isso. Vamos levar a adrenalina das pistas para o grande público, com estrutura de show e transmissão digna dos maiores eventos do mundo”, explica JJ.
Desafio Jota Racing: corridas, espetáculo e projeção internacional
A primeira edição do Desafio Jota Racing será realizada em Balneário Camboriú e reunirá diversas categorias do automobilismo como Nascar, Drift, Endurance e principalmente carros esportivos e antigos de rua em duelos eletrizantes entre si, misturando pilotos profissionais, amadores, influenciadores e artistas em uma arena cheia de efeitos visuais, música ao vivo e pirotecnia digna de um set de Hollywood.
O espetáculo terá ainda espaços exclusivos para gravação de cenas do filme Descontrole, com as mesmas equipes que gravaram Velozes e Furiosos no Brasil e o seriado sobre Ayrton Senna.
O evento já conta com contratos assinados com marcas estratégicas e negociações para uma edição em estádio de futebol, com capacidade para 50 mil pessoas, estão em andamento.
O investimento inicial para a etapa de Balneário Camboriu já supera R$ 1 milhão, e a próxima edição deve ultrapassar R$ 10 milhões, com envolvimento de empresas automotivas dos Estados Unidos. “Mais do que corridas, a Jota Racing pretende entregar experiências cinematográficas ao vivo, posicionando o Brasil no radar dos grandes eventos de lifestyle e velocidade do mundo”, destaca JJ.
Cinema, turismo e economia criativa
O lançamento da Jota Racing está alinhado ao momento de expansão do piloto no setor de entretenimento. JJ é produtor executivo e protagonista do longa-metragem Descontrole, com estreia prevista para 2026, rodado em Santa Catarina com investimento 100% privado e sem uso de leis de incentivo. As gravações do filme envolveram mais de 100 profissionais, 80% deles contratados localmente, e atraíram milhares de espectadores ao entorno dos sets em Balneário Camboriú.
Com direção de André Luiz (Tração) e elenco internacional, o filme aposta em cenas reais de ação com carros icônicos como o Nissan Skyline GT-R R34, Mazda RX-7 e o Honda Nsx conhecido por ter Ayrton Senna no desenvolvimento. As sequências são captadas por drones, helicópteros e câmeras de última geração, com a mesma equipe técnica de Velozes e Furiosos.
A produção também marca o reposicionamento do estado no cenário audiovisual, rompendo a centralização do mercado em Rio e São Paulo e projetando Santa Catarina como polo de economia criativa.
Quem é JJ?
Natural de Blumenau, Jonathan Neves construiu sua carreira nas pistas e vem expandindo seu impacto para as telas. Em 2014, foi considerado um dos 10 melhores pilotos do mundo no campeonato King of Nations. Ao lado da esposa, lançou o livro Passagem Só de Ida e em 2023 foi indicado ao International Motor Film Awards, em Londres, com o curta Nascar Challenge & Jota Racing.
Agora, com a Jota Racing, JJ une sua experiência no esporte, cinema e empreendedorismo para acelerar um novo modelo de entretenimento no Brasil e levar o país a uma pista global onde Drift, cultura e espetáculo correm lado a lado.