JATO Dynamics – Desempenho Global do Setor Automotivo – Janeiro 2014.

*  China mantém o 1º lugar em vendas de veículos em janeiro

*  Brasil continua na 4ª posição no mês

*  Volkswagen ultrapassa a Toyota e fica na primeira colocação

 

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente em janeiro de 2014. A China inicia o ano com mais de 2 milhões de veículos vendidos já no primeiro mês, um  crescimento expressivo de 7,6% no mês se comparado ao mesmo período de 2013.  Os EUA seguem em 2º lugar apresentando queda nas vendas de 2,2% em relação a novembro de 2012.  O Japão mantém a 3ª colocação com aumento significativo nas vendas de 29,1% no mês.

Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

O Brasil mantém a 4ª posição com alta de 1,0%, nas vendas do mês em relação ao ano anterior. A Índia aparece em 5º lugar com queda de 9,6% no mês.

Na 6ª, 7ª e 8ª colocações, os países do velho continente apresentaram alta de 7,1% e 8,1% para a Alemanha e Grã Bretanha e queda de 1,1% para a França, respectivamente. A Rússia iniciou o ano em 9º lugar com queda de 5,8%, enquanto que a Itália, na décima posição, obteve aumento de 3,3% nas vendas se comparado ao mesmo mês de 2013.

 jatofev1

* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China – apenas carros

 

 jatofev2

 

Desempenho das marcas

A Volkswagen aparece na 1ª colocação no início do ano com alta de 3,03% e com 526.299 unidades de veículos vendidos entre os 22 países pesquisados.

A Toyota segue em 2º lugar com 6,88% de veículos a mais se comparado ao mesmo mês de 2013.  A Ford também manteve sua colocação e crescimento de 2,84%. Destaque para as marcas orientais, Honda e Wuling, que aumentaram suas vendas em 25,44% e 12,31% em janeiro se comparado ao ano anterior, respectivamente.

 

 jatofev3

 

*carros e comerciais leves

** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia  e Turquia.

Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, empresa de consultoria da JATO Dynamics que fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.

Cristina Nakajima

Volumes, Model Mix & Specs Researcher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *