JAGUAR E LAND ROVER foram as marcas premium que mais engajaram os brasileiros nas redes sociais no segmento em 2019.
De acordo com pesquisa realizada pela Comscore, líder em análises de dados de mídia, a Jaguar Land Rover ficou em primeiro lugar no Social Scoreboard Power Ranking, em estudo sobre o mercado automotivo no cenário digital realizado em 2019. A Comscore utiliza uma ferramenta de mensuração em redes sociais chamada Shareablee, que permite a divulgação de dados relevantes para o mercado. Entre as campanhas que mais engajaram os brasileiros destacam-se o lançamento do Novo Land Rover Evoque e do Jaguar I-PACE – modelo 100% elétrico da marca.
Diversos estudos mundiais revelam o crescimento das mídias sociais e a migração do indivíduo para a Internet como um dos principais meios informativos, fortalecendo a interação entre clientes e marcas. O relatório cita que, com mais de 120 milhões de pessoas conectadas no país, a categoria automotiva alcança 34,8% da população digital, com acessos e busca por informações em veículos de comunicação ou em fabricantes.
“Essa posição é muito importante para nós, pois mostra o resultado de um trabalho que já vínhamos fazendo nas redes sociais e, agora durante esse momento delicado devido a pandemia, em que os hábitos de consumo no mundo mudaram, a internet tornou-se uma ferramenta ainda maior de comunicação para as marcas”, explica Paulo Manzano, Diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.
Nas redes sociais, a categoria Automotivo está entre as top 10 em ações – que contemplam Facebook, Instagram e Twitter –, com 34 milhões. Entre as marcas premium a Land Rover, em 1º lugar, apresenta mais de 1,6 milhão de ações e a Jaguar, em 3º, 992 mil. Juntas, as marcas somam 2,6 milhões – uma média de 2.429 ações para Land Rover e 2.016 para Jaguar – assumindo a primeira colocação entre as marcas que mais engajaram no ano.
A metodologia aplicada pela empresa americana consiste na utilização, diretamente por API (da sigla em inglês Application Programming Interface), dos dados que recebe das redes sociais. O setor automotivo é a 22ª categoria mais acessada na Internet. “Antes de realizar uma compra, o brasileiro pesquisa detalhes dos modelos, pede a opinião das pessoas, é um processo curioso. O fato de que os resultados das marcas Jaguar e Land Rover somados tenham atingido o número 1 em engajamento nas redes sociais no Brasil é fruto do desenvolvimento de conteúdo localmente relevante para demonstrar experiências que nós queremos proporcionar com nossos veículos além das duas marcas serem muito desejadas”, finaliza Manzano.
Abaixo é possível visualizar as principais postagens das marcas em 2019:
JAGUAR
1º – 22/12/2019 – Design do Jaguar I-PACE
2º – 15/03/2019 – Interior do Jaguar I-PACE
3º – 13/12/2019 – Jaguar XJ e a sexta-feira 13
Facebook
1º – 02/03/2019 – Agilidade e segurança do Jaguar XE
2º – 18/07/2019 – Combinação perfeita com o Jaguar E-PACE:
3º – 13/12/2019 – Jaguar XJ e a sexta-feira 13
LAND ROVER
1º – 25/06/2019 – Capô Transparente do Novo Evoque
2º – 16/03/2019 – Beleza interior do Range Rover
3º – 21/03/2019 – Cauã Reymond e o Novo Evoque na Grécia
1º – 09/04/2019 – Discovery Sport e o DNA off road
2º 16/03/2019 – Beleza interior do Discovery Sport:
3º – 07/08/2019 – Linha Land Rover e o “Meme Mesas”