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Inovação está no DNA da Goodyear.

  • Marca forneceu os primeiros pneus utilizados na Lua e tem contribuído há mais de 60 anos com as inovações em pneus da série NASCAR, nos Estados Unidos
  • Dia Nacional da Inovação é comemorado anualmente em 19 de outubro para incentivar o crescimento tecnológico, científico e intelectual

 

O Dia Nacional da Inovação é comemorado todos os anos em 19 de outubro com a finalidade de incentivar a inovação e o crescimento tecnológico, científico e intelectual em todos os campos de atuação profissional. A data é uma homenagem ao inventor brasileiro Santos Dumont, que no dia 19 de outubro de 1901 completou uma volta ao redor da Torre Eiffel, em Paris, em seu dirigível. Criado a partir do Decreto-Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010, o Dia Nacional da Inovação também tem como objetivo incentivar a economia sustentável, competitiva e próspera do país. “Pensar de forma inovadora sempre foi essencial para nós. Do primeiro pneu a rodar na lua até o pneu-conceito que gera eletricidade, lançado neste ano no salão de Genebra, são vários os exemplos de como essa forma de pensar o novo faz parte do nosso DNA. E isso é fundamental não só para o nosso negócio, mas também para a engenharia e a tecnologia de modo geral, que são influenciadores positivos para a economia global. O futuro da marca está indissociavelmente ligado à inovação”, afirma o diretor-presidente da Goodyear Brasil, Henry Dumortier.

 

Sílica de última geração         

Recentemente, a Goodyear começou a utilizar em seus pneus uma nova geração de sílica para aumentar a eficiência energética dos automóveis. O objetivo era melhorar ainda mais a resistência ao rolamento, sem ter um efeito negativo sobre a aderência ao piso molhado. Isso foi alcançado no composto desenvolvido para o pneu Goodyear EfficientGrip SUV, que graças à nova sílica proporciona melhor resistência ao rolamento e aderência ao piso molhado. Em seus esforços para criar pneus mais ecológicos, a Goodyear tem explorado várias opções com sílica. No ano passado, a empresa firmou acordos de fornecimento para a compra de sílica derivada da cinza resultante da incineração da casca de arroz.

 

Pneus que se adaptam às condições da estrada e que geram eletricidade

Em março, a Goodyear apresentou seu pneu-conceito Triple Tube no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Desenvolvido pelo Centro de Inovação da Goodyear, em Luxemburgo, o pneu pode inflar e esvaziar com base nas condições da estrada para proporcionar melhor desempenho e versatilidade para os motoristas. Essa tecnologia poderia estar ligada a carros autônomos no futuro, permitindo que o pneu “prepare” a forma que precisa ter antes de entrar em uma curva. A marca também levou ao salão suíço um pneu que tem a capacidade de produzir eletricidade. Chamado por seu código de desenvolvimento “BH03”, o pneu pode transformar a deformação gerada em energia elétrica. À medida que o interesse pelos carros elétricos cresce no mercado global, esse tipo de inovação deverá desempenhar um papel importante no debate atual sobre o futuro da mobilidade. Ambos os pneus são um desenvolvimento puramente conceitual e projetados para fazer parte do processo de inovação da empresa.

 

App para pneus do segmento comercial de caminhões e ônibus

Além de produtos, a Goodyear também inova em serviços. A marca foi pioneira no lançamento de aplicativos para o mercado de pneus comerciais, com foco na rede de revendedores e clientes de caminhões e ônibus. Os apps estão disponíveis nos sistemas operacionais Android (Google Play Store) e iOS (Apple Store). Neles podem ser encontrados o portfólio completo dos seis segmentos de produtos, comparativos com pneus do mercado, calculadora de simulação de uso e ganhos com a utilização dos produtos Goodyear, tecnologias empregadas na construção de cada produto, além da assistência técnica e ferramentas desenvolvidas especialmente para cada segmento.

 

Campo de Provas, hub de tecnologia para a América Latina

Parte importante no processo de inovação, o Campo de Provas da Goodyear para a América Latina, localizado em Americana (SP), é considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo. Ele foi projetado para pesquisa, desenvolvimento e testes de pneus para as mais diversas aplicações de veículos de passeio, camionetas, caminhões e ônibus. Em funcionamento desde 2001, atende a todas as fábricas da Goodyear da América Latina, a revendedores e montadoras no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e comprovada segurança.

 

 

Goodyear do Brasil

 

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 96 anos. No mundo, emprega cerca de 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

 

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), que comemora 42 anos em 2015, a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e de pneus para aviação no bairro do Belenzinho – São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o país. Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:

 

Site: www.goodyear.com.br

Twitter: https://twitter.com/goodyearbr Facebook: www.facebook.com/goodyearbr

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