Hyundai divulga grid de pilotos e patrocinadores para a temporada 2019 da Copa HB20.

Mais nova categoria do automobilismo nacional, a Copa HB20, também conhecida como HB20 Motorsport, começa neste fim de semana, em Campo Grande (MS). Em sua estreia, a competição vai contar com 20 pilotos no grid, entre novatos e veteranos, que vão correr com uma versão do hatch compacto HB20 preparada a partir do modelo R spec de série.

Conheça quem são, o número dos carros e o tipo de participação de cada um dos pilotos da Copa HB20:

Betão Fonseca60Dupla Kleber “Eletric” Barcellos70 Solo
Bruno Testa15Solo Luís Ornelas – Lula55Solo
César Fonseca60Dupla Luiz Albuquerque Lula6Solo
Christiano Bornemann42Dupla  Marcelo Zebra Zebrinha13Solo
Daniel Nino18Solo Odair dos Santos74Solo
Diego Augusto44Solo Raphael Abbate20Solo
Edgar Colamarino5Solo Robinson Molly11Solo
Eduardo Doriguel33Solo Sandro Siqueira111 Dupla
Lucas Bornemann 42Dupla Wagner Cardoso00Solo
Luciano Viscardi 111 Dupla  Witold Ramasauskas113Solo

A Copa HB20, em sua primeira temporada, conta com dez patrocinadores, sendo eles a Mobil, na categoria Master; a Gabardo Transportes e a Hyundai Financiamentos, como patrocinadores Ouro; Autoavaliar e HDI Seguros, na categoria Prata; e na Bronze, Beta Ferramentas, DealerNet, Hyundai Mobis, Pirelli e Webmotors.

“A intenção da Hyundai é engajar os apaixonados por automobilismo com essa inédita temporada de corridas monotipo, promovendo o modelo HB20 em todo o Brasil. Para os pilotos, teremos a Copa HB20 como uma das categorias mais acessíveis do cenário nacional, o que será possível devido ao elevado índice de resistência mecânica e estrutural do HB20, garantindo um custo mais baixo por corrida, em comparação com outras competições. A expectativa é termos ‘pegas’ incríveis em todas as etapas, com muita emoção e diversão para todos”, comenta Jan Telecki, gerente geral de Marketing da Hyundai Motor Brasil.

POR DENTRO DA COPA HB20

Quanto custa uma temporada da Copa HB20?

O investimento previsto para a temporada completa da Copa HB20, por veículo inscrito, é de R$ 200 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto apenas “sentar e acelerar”, com base no conceitoseat and drive.

O que é oferecido para cada piloto?

O valor de R$ 200 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.

Como é a preparação dos carros?

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

Baseados no HB20 R spec de série, com motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades, os carros que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si e apresentar o desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai. Todos os veículos foram produzidos em um lote único, na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe também única chamada H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.

A configuração recebida vai possibilitar atingir com a “potência máxima de roda” uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h.

Como os carros saem da fábrica?

Todos os carros, baseados na versão R spec de série, saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.

O que é acrescentado nos carros pela H-Racing?

A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6 R spec. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

Quantos carros foram preparados no total?

26 carros.

Quantas etapas serão realizadas?

A Copa HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estrutura e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato. O total será de 16 provas na temporada.

Como será a transmissão das corridas para o público fora dos autódromos?

Haverá transmissão ao vivo pela BandSports da corrida do domingo com resumo da prova do sábado em cada etapa.

Calendário da Copa HB20

–   14/04, em Campo Grande (MS)

–   02/06, em Londrina (PR)

–   14/07, em Curvelo (MG)

–   18/08, em Santa Cruz do Sul (RS)

–   06/10, em Tarumã (RS)*

–   27/10, em Curitiba (PR)*

–   08/12, em São Paulo (SP)

–   Uma etapa para completar o calendário será anunciada em breve.

 *Sujeito a confirmação.

A primeira etapa da Copa HB20 acontece neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Campo Grande, na capital sul-mato-grossense. No sábado (13), a largada é às 14h45*, enquanto no domingo (14) a corrida começa às 15h*. A transmissão pela BandSports será no domingo a partir das 14h25*.

*Horário de Brasília.

O que acontece no fim de semana da corrida?

A Copa HB20 compartilha o calendário com a Copa Truck e a Mercedes-Benz Challenge. Para a Copa HB20, a programação começará na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.

Parceiros na realização da Copa HB20

H-Racing: criada pelos empresários Daniel Kelemen e Carlos Henrique Martins, a H-Racing é responsável por preparar e manter os veículos de competição, assim como prestar todos os serviços dedicados aos pilotos. Sob o guarda-chuva da H-Racing, estão:

–   veículos e preparação;

–   engenheiros, mecânicos e telemetristas;

–   combustível e um jogo de pneus para cada final de semana de competição;

–   logística de transporte do veículo;

–   suporte na elaboração da identidade visual do veículo;

–   estrutura de apoio e hospitalidade para pilotos em pistas e autódromos.

Mais Brasil: uma das principais empresas brasileiras no mercado de esporte a motor, a Mais Brasil, do empresário Carlos Col, será a responsável pela preparação e realização da Copa HB20. Mesmo com custo reduzido em comparação com outros torneios nacionais, a Copa HB20 terá uma estrutura de eventos de ponta, trazendo atrações paralelas, divulgação e transmissão de TV ao vivo. A Mais Brasil é promotora também da Copa Truck, da Mercedes-Benz Challenge e da Stock Car.

Hyundai Mobis: empresa do Grupo Hyundai, a Hyundai Mobis é fornecedora oficial de peças, kits e acessórios.

Especificação do HB20 Motorsport

O HB20 Motorsport é baseado no modelo HB20 R spec de linha, com as seguintes características:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *