HondaImportadosNotíciasVeículos

Honda dá dicas de segurança para a sua viagem de férias.

Final do ano chegou e é hora de pegar estrada para aproveitar as festas e recarregar as energias. Além da escolha do destino, a preparação para as férias também inclui a revisão do veículo para um bom desempenho no trânsito. Seja de carro ou motocicleta, a Honda tem as dicas para os viajantes seguirem estrada de forma tranquila e segura.

 

Para ambos os casos, o primeiro passo é conferir se a tabela de manutenção preventiva do manual do proprietário foi cumprida à risca. No livreto, o cliente encontrará as quilometragens indicadas para a revisão dos itens que asseguram o bom funcionamento, economia de combustível e as condições adequadas do veículo. Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias.

 

Antes de pegar estrada, verifique também se existem postos de abastecimento e restaurantes no seu trajeto. Ao parar para abastecer, cheque o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus sempre que possível. Lembrando que os pneus devem ser calibrados ainda frios. Por isso, a sugestão é parar no posto mais próximo da sua casa e não após rodagens longas. É recomendável ainda que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os desconfortos da fadiga.

 

Para os motociclistas

 

Se a motocicleta for o veículo escolhido para a viagem de férias, já prepare os equipamentos de segurança: capacete, calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro, calçados fechados e luvas. O capacete precisa estar dentro do prazo de validade e ser ajustado de forma que fique confortável para o motociclista. A viseira é outra peça que exige atenção, pois precisa estar sempre limpa e sem riscos para não prejudicar a pilotagem em dias chuvosos e à noite. Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente no período noturno.

 

A calibragem dos pneus deve ser checada antes de seguir viagem. Com garupa, em alguns casos, o pneu traseiro pode receber pressão maior para compensar o peso extra. Se a estrada for de terra, é importante lavar e lubrificar o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da motocicleta.

 

O sistema de freios é indispensável para a sua segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma concessionária para avaliá-lo.

 

Não deixe de confirmar o bom funcionamento de todas as luzes (freio, piscas, lanterna, farol e painel). Qualquer falha nesses itens pode afetar a sua segurança, além de ser considerada infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e passível de multa.

 

E lembre-se: na programação da viagem, deixe de lado a pressa e aprecie o trajeto. Compensar atrasos, jamais. As motocicletas sofrem influência das correntes de ar, das instabilidades do piso e de manobras inesperadas de outros veículos. Redobre a atenção e desfrute da liberdade sobre duas rodas.

 

Para os motoristas

 

Antes de colocar a família e as malas no carro faça algumas inspeções simples. Para começar, verifique o nível do óleo puxando a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô. Aconselha-se também inspecionar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, lavador do para-brisa, freios, direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento.

 

Veja se todas as lâmpadas externas (faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha ré e da placa de licença) estão funcionando, pois elas são fundamentais para a segurança, especialmente em trajetos com condições de visibilidade precária, como neblina em trechos de serra.

 

Nesses trajetos, os pneus são mais exigidos em razão das constantes curvas e precisam estar sempre calibrados. A uniformidade do desgaste também deve ser sempre conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, elas podem indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca.

 

A acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe também precisam ser checados antes da partida. Então, se todas essas medidas estiverem de acordo, obedeça os limites de velocidade da estrada e boa viagem.

 

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *