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Honda Civic completa 18 anos de produção nacional e evolução tecnológica.

Sucesso de vendas no segmento de sedãs médios, o Civic foi o modelo que inaugurou a produção da Honda Automóveis no Brasil, há 18 anos (outubro de 1997), na fábrica em Sumaré (SP). Era o passo inicial para o surgimento de um ícone do setor automotivo no país.

 

A história do Honda Civic no Brasil começou em 1992, quando o governo brasileiro reabriu as importações e a Honda passou a comercializar o modelo. O carro estava em sua 5ª geração mundial e possuía mecânica moderna em comparação aos automóveis nacionais da época. Em seu primeiro ano de importação, foram apenas 280 unidades, mas em 1993, o volume subiu para 3.285 veículos.

 

O Civic foi muito bem recebido pelo consumidor brasileiro, especialmente por ter linhas modernas, tecnologia e confiabilidade. Passados cinco anos e superando 12 mil unidades importadas, a Honda decidiu construir a fábrica em Sumaré, iniciando as atividades em outubro de 1997.

 

Para começar a ser produzido no país, o modelo passou por algumas mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Naquela época, o Civic estava em sua 6ª geração mundial e era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica, equipado com vidros elétricos em todas as portas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS em algumas versões. Essa geração ainda trouxe para o mercado o motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.

 

Nos três primeiros meses de comercialização do Civic nacional, foram vendidas 867 unidades. Em 1998, primeiro ano completo de vendas, a Honda totalizou 14.959 veículos. A demanda pelo modelo aumentou e, gradativamente, a capacidade produtiva da fábrica também cresceu.

 

O auge de vendas do Civic foi atingido em 2008 com a 8ª geração, fechando o ano com mais de 67 mil unidades comercializadas – na ocasião, a fábrica já produzia também o Fit e começava a linha do City. Nessa geração, foi introduzida a tecnologia flex e, na seguinte, houve a extinção do subtanque de gasolina para partida a frio.

 

Ao longo de seus 18 anos de produção no país, o Civic agregou diversas tecnologias, muitas delas pioneiras no mercado brasileiro, como o comando de válvulas variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes (2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas.

 

 

Evolução no Brasil

 

1997 – A Honda inicia a produção do Civic brasileiro, na 6ª geração do modelo.

 

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ü  Um dos veículos nacionais mais completos de fábrica;

ü  Motor VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas rotações e a potência em altos giros.

 

2001 – Lançada a 7ª geração do Civic.

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ü  Motor 1.7;

ü  Assoalho plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco traseiro.

 

2006 – Lançamento da 8ª geração – New Civic.

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ü  Design futurista;

ü  Painel de instrumentos em dois níveis;

ü  Motor 1.8;

ü  Câmbio automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante);

ü  Adoção do sistema flex (novembro);

ü  Ganhou os principais prêmios da indústria automobilística do Brasil e do mundo.

 

2007 – Lançamento do Civic Si.

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ü  Versão equipada com motor 2.0 de 192 cv. Foi o modelo nacional mais potente produzido na época.

 

2011 – A Honda lança a 9ª geração do modelo, atualmente no mercado.

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ü  Comando Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões;

ü  Computador de bordo em LCD de 5” (i-MID);

ü  Teto solar;

ü  Navegador touchscreen integrado ao trânsito.

 

 

2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas versões LXR e EXR.

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ü  Além dos motores 2.0, as novas versões passam a contar com sistema FlexOne, que dispensa o subtanque de partida a frio.

 

 

2015 – Retorno da versão top EXR com mudanças no exterior e interior.

 

 

ü  Atualmente, a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR;

ü  Versão intermediária LXR recebe modificações, como a inclusão dos sistemas VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), também presentes na versão EXR;

ü  EXR ganha sistema de airbags de cortina, totalizando 6 airbags, e novo sistema multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel, entre outros itens.

 

 

 

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda AircraftCompany, subsidiária da Honda Motor Co.,anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul,sendo o Brasil o representante regional.

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