Honda Civic chega à linha 2020 com novidades de design, conforto e tecnologia.
A Honda apresenta a linha 2020 do Civic. O modelo, detentor de 11 premiações nacionais e inúmeras internacionais pela imprensa especializada, passa a oferecer novos equipamentos de conforto e tecnologia em todas as versões, além de ter seu design único renovado, oferecendo ao consumidor um sedã ainda mais completo e diferenciado.
A linha 2020 também marca a introdução da versão LX, uma opção que oferece toda a segurança, qualidade construtiva, dinâmica e conforto da família Civic com atraente custo-benefício para o consumidor.
A décima geração do Civic é a maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, e representa um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.
Ainda mais completo
Desde a inédita versão LX, o Civic já oferece um pacote completo de equipamentos onde se destacam: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida/descida em todas as posições, sistema de áudio (cinco polegadas para a versão LX e sete polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto para demais versões) e comandos no volante, câmera para manobras em ré, bem como rodas de liga leve de 17 polegadas e transmissão CVT em todas as versões.
Para o modelo 2020, as novidades começam com a introdução do sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) em toda a linha Civic. A tecnologia monitora, por meio do sistema VSA (controle de tração e estabilidade), se uma das rodas tem sua pressão reduzida, indicando no painel a anormalidade para o condutor.
A versão Sport, por sua vez, passa a adotar o acendimento automático dos faróis de série, além de receber o multimídia touchscreen de 7 polegadas, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o modelo EX amplia seu custo-benefício com a adoção de sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos em couro e retrovisor interno fotocrômico.
O modelo EXL incorpora todos esses itens e ainda oferece novas tecnologias, como o sensor de chuva e o sistema Smart Key, que elimina a necessidade da chave para a abertura e partida do veículo – que agora é feita por meio do botão Push Start. Outra novidade que amplia o conforto para os ocupantes da versão EXL – e que também passa a ser oferecida na versão Touring – é a adição de saídas do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. Essa novidade é combinada ao sistema de ar-condicionado dual-zone presente nestas duas versões.
Por fim, a versão Touring reforça seu aspecto superior com a adoção de equipamentos tecnológicos que ampliam o conforto para os ocupantes. A começar pelo sistema Premium Audio, com 452 watts de potência e 10 alto falantes, incluindo alto falante central e subwoofer, que ampliam a qualidade do som para os ocupantes. A versão Touring incorpora ainda o sistema de recarga de celulares sem fio no console central, por indução, bem como o assento elétrico do motorista ganha ajuste lombar com quatro direções por botões, permitindo um acerto mais preciso e confortável da posição de direção.
Design aprimorado
A linha 2020 do Civic recebeu mudanças pontuais em seu design, que ampliam a sofisticação do modelo. Na dianteira, destaque para o novo para-choque, que traz um design mais horizontal e elegante, com detalhes que deixam o conjunto mais refinado. As versões LX, EX, EXL e Touring trazem grade frontal e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado, bem como novas rodas de liga leve de dez raios de 17 polegadas, com acabamento em grafite brilhante. Na traseira, todas as versões recebem um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. Os modelos EXL e Touring trazem ainda as colunas de portas em preto brilhante.
A versão Sport, por sua vez, reforça seu caráter mais esportivo com a adoção dos acabamentos frontais e retrovisores em preto brilhante e um inédito aerofólio na tampa traseira. As rodas de liga leve de cinco raios, com acabamento diamantado escurecido finalizam o estilo externo do modelo.
Internamente, todas as versões passam a adotar revestimento do console central e laterais de porta em material sintético de alta qualidade. Os modelos LX e Sport trazem bancos em tecido premium na cor preta, enquanto as demais versões passam a ter duas opções de revestimento interno dos bancos em couro: preto ou cinza, dependendo da cor externa.
Construção única
O Civic foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração. Também se destacam o desempenho em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a eficiência energética.
Construído sob a base de uma carroceria ultra rígida e leve, o sistema de suspensão da décima geração adota a configuração mais sofisticada de sua história. O conjunto totalmente independente de suspensões inclui a configuração de multibraços montados no subchassi traseiro, para um alto nível de estabilidade lateral. Esse tipo de suspensão adotado no Civic é um diferencial da Honda em seu segmento.
Buchas de suspensão hidráulicas melhoram o conforto de rodagem e reduzem as vibrações sem comprometimento da dirigibilidade esportiva. A caixa de direção elétrica com duplo pinhão e relação variável, exclusividade do Civic no seu segmento, permite maior precisão de direção e senso de controle – com apenas 2,2 voltas de batente a batente.
Internamente, compostos de alta qualidade, macios ao toque, são usados com abundância – no painel de instrumentos, laterais de porta, forro de teto e no largo console central. Além disso, o acabamento e encaixe das peças recebeu atenção especial para reforçar o aspecto superior desta nova geração.
Com medidas amplas para ombros, quadris, pernas e joelhos, o Civic entrega conforto imbatível na categoria, trazendo uma percepção de amplitude e ambiente refinado. O porta-malas traz capacidade de até 525 litros (LX e Sport, 519 litros nas versões EX e EXL e 517 litros na Touring), o maior dentre todas as gerações, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga. O console central possui 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de tablets ou de garrafas de água grandes, com a tampa fechada.
Questionamos na Coletiva de imprensa o ganho de peso que atual versão teve em comparação com a Geração 9, uma antes desta nova escalada da Honda e fomos informados que este ganho fo de 25%; excelente para um carro deste porte, deixando bem claro aos consumidores que a qualidade dos materiais utilizados foram de melhor qualidade. Um ganho significativo para a Honda neste quesito em duelo com seus concorrentes diretos.
Segurança
A segurança também é tratada como item de série. Todas as versões trazem airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED.
Desenvolvido para proporcionar alta segurança em diferentes cenários, traz visibilidade frontal ampla, direção precisa, estável e previsível, e alta performance de dirigibilidade e frenagem. Isso ocorre graças a uma avançada estrutura de carroceria – incluindo a nova geração da Advanced Compatibility Engineering (ACE), que proporciona um alto grau de proteção aos ocupantes, sem comprometer o peso e aumentando a eficiência de combustível.
O Civic usa ainda a tecnologia avançada de airbags frontais, laterais e de cortina, incluindo um airbag frontal com uma costura em espiral para um melhor desempenho no momento do disparo; tecnologia Smart Vent para os airbags do passageiro e motorista e airbag para passageiro que reduz o risco de ferimentos, caso o ocupante esteja fora da posição. Esses sistemas trabalham em conjunto com a estrutura avançada da carroceria e com componentes internos projetados para proteger os passageiros em uma colisão.
Desempenho
O Civic oferece dois conjuntos motrizes, desenvolvidos para proporcionar um desempenho ágil, com alta eficiência energética, adequado a cada versão. A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5 kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível nas versões LX, EX, EXL e Sport – é acoplada à transmissão continuamente variável (CVT), permitindo um rodar mais confortável e uma melhor eficiência energética. A transmissão traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante nas versões Sport, EX e EXL.
O motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este propulsor é acoplado a uma nova transmissão continuamente variável que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.
Cores
O Civic 2020 possui diversas opções de cores, de acordo com a versão. Para todos, são disponibilizadas as cores Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum (metálica), Preto Cristal (perolizada) e Branco Estelar (perolizada especial). Os modelos LX, EX, EXL e Touring também estão disponíveis nas cores Cinza Barium e Azul Cósmico (metálicas).
Nos modelos equipados com bancos de couro (EX, EXL e Touring), a cor do revestimento varia conforme a cor externa: interior cinza para as tonalidades Cinza Barium, Azul Cósmico e Branco Estelar e interior preto para as tonalidades Branco Tafetá, Prata Platinum e Preto Cristal.
Comercialização