Honda anuncia o HR-V, novo modelo nacional da marca, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Empresa também celebra seu retorno à Fórmula 1 com exposição do carro campeão de 1988, além de trazer os renovados CR-V, Fit, City e Civic Si
A Honda Automóveis do Brasil leva para o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo inovações, tecnologias e muitos lançamentos. No estande desenvolvido com base no conceito de sofisticação e linhas geométricas, a marca faz a avant première do HR-V, novo veículo nacional da marca, além de antecipar o renovado CR-V 2015 e reafirmar o retorno do Civic Si ao Brasil.
Os visitantes que passarem pelo estande poderão conferir também os recém-lançados Fit, City e Civic 2015, o veículo conceito híbrido superesportivo NSX Concept e o conceito FCEV movido a célula de hidrogênio, inovações como o motor 1.5 turbo – que em breve estará em modelos de produção da marca –, além de atrações para crianças e amantes da Fórmula 1.
Seguindo em ritmo acelerado de renovação de sua linha de produtos, a Honda apresenta o HR-V aos brasileiros. Concebido para exceder as novas demandas dos consumidores, o modelo reúne de forma inédita as qualidades e os pontos fortes de carros de diversos segmentos, com um posicionamento inovador. Ele chega ao Brasil para ampliar o portfólio da companhia e será produzido na fábrica de Sumaré (SP) junto às novas versões do Fit, City e Civic, lançadas entre abril e setembro deste ano. O início das vendas do novo modelo está marcado para o primeiro trimestre de 2015.
Além do HR-V, os visitantes poderão já conhecer o renovado CR-V 2015, que passou por alterações significativas que o deixaram alinhado com a nova identidade visual da Honda. O veículo também terá vendas iniciadas no próximo ano.
O vice-presidente da Honda Automóveis Brasil, Roberto Akiyama, afirma que o Salão do Automóvel de São Paulo é uma excelente oportunidade para apresentar seus novos produtos para o público brasileiro. “Temos sempre como prioridade estabelecer novos valores para nossos clientes. E é isso que estamos fazendo com o novo HR-V – um veículo com características inéditas que irá revolucionar o mercado. Acreditamos que, com o novo HR-V e o CR-V 2015, conseguiremos superar as expectativas de nossos clientes com produtos modernos, sofisticados, com visual esportivo e muito estilosos.”
Além de mostrar seus novos produtos, a Honda aproveita o Salão do Automóvel de São Paulo para reforçar ao público o seu retorno à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e ao Campeonato Mundial de Fórmula 1. Para comemorar o anúncio, um dos carros mais vencedores de todos os tempos da categoria estará em exposição: o MP4/4. O bólido da temporada de 1988 foi vencedor de 15 das 16 corridas, sendo sete vitórias de Alain Prost e oito de Ayrton Senna. Impulsionado pelo motor 1.5 V6 e 1.200 hp, as vitórias levaram Ayrton Senna ao seu primeiro título mundial no GP do Japão de 1988.
O público mirim também terá diversão garantida no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O Clubinho Honda, espaço dedicado às crianças de 3 a 7 anos, levará mensagens sobre segurança no trânsito, por meio de atividades lúdicas monitoradas, enquanto os pais ou responsáveis conferem as novidades no estande da marca.
O estande de 1.787,50 metros quadrados terá espaço também para outro segmento vencedor da Honda: o de duas rodas. As motocicletas recém-lançadas street fighter naked CB 650F e a esportiva CBR 650F estarão em exposição. Com foco na esportividade e facilidade de pilotagem, a Honda inicia um novo capítulo nesta faixa de cilindrada. Os projetos das novas motocicletas foram iniciados totalmente do zero e agregaram pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, adequações à atual legislação ambiental, além de padrões conceituais mais alinhados às necessidades do consumidor brasileiro. Os visitantes também poderão conferir a RC214V, motocicleta do bicampeão mundial de forma antecipada de Moto GP (2013 e 2014), Marc Marquez, e a CBR 600RR, inspirada nos modelos de competição.
Os visitantes poderão ainda usufruir de áreas exclusivas de descanso com carregadores de celular e saber mais sobre a Honda e seus projetos no Brasil, como a nova fábrica de Itirapina (SP), o novo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Automóveis e o Parque Eólico de Xangri-Lá (RS) em displays exclusivos.
HR-V, o novo veículo nacional da Honda
Desde a sua fundação, a Honda sempre se preocupou em oferecer aos seus clientes novas propostas de valor aliadas a tecnologias de ponta, com o objetivo de criar veículos mais modernos, seguros e eficientes, que estejam alinhados ao perfil dos consumidores de cada mercado onde atua. Nesta edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o grande exemplo dessa filosofia é o inovador HR-V.
Mostrado pela primeira vez no país, o veículo será o próximo modelo nacional da Honda, trazendo valores únicos no mercado brasileiro e reunindo as principais características de diversos segmentos.
Seu estilo aspiracional une perfeitamente formas dinâmicas e vibrantes linhas de caráter que marcam um coupé, a funcionalidade de uma minivan, e a postura confiante e robustez de um SUV (sport utility vehicle), posicionando-o como um veículo completamente diferenciado.
Com tração dianteira e motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT, o HR-V entrega alta performance, eficiência no consumo de combustível e prazer ao dirigir, com uma posição de direção elevada.
O veículo chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2015.
CR-V chega renovado em 2015
A Honda antecipa para o consumidor brasileiro o CR-V 2015, com previsão para desembarcar no país no próximo ano. O utilitário esportivo passou por alterações significativas no visual, conferindo um estilo mais dinâmico e sofisticado. A dianteira recebeu novos faróis, para-choque e grade, incluindo mais um veículo à nova identidade visual da marca – “Solid Wing Face”.
Na traseira, as novidades estão na lanterna e para-choque, com novos desenhos. O CR-V 2015 manterá as versões com tração 4×2 dianteira e 4×4 Real Time, equipadas com motor 2.0 i-VTEC Flex One, disponível exclusivamente no mercado nacional, e câmbio automático de cinco marchas. A alta tecnologia também está presente no modelo, equipado com sistemas como controle de estabilidade, ar-condicionado digital Dual Zone com saída de ar para o banco traseiro e central multimídia de 7” touch screen, além de novos equipamentos como botão de partida “Start/Stop” e sistema Tilt Down nos retrovisores, reafirmando o protagonismo do CR-V em seu segmento.
NSX Concept
O futurista NSX Concept é apresentado em sua segunda versão conceito, criada com tecnologia de ponta pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Honda nos Estados Unidos. Com tração integral, o superesportivo híbrido alia alta performance a excelente economia de combustível, representando a próxima geração de superesportivos. O modelo conceito traz como grande diferencial uma nova percepção de prazer ao dirigir.
A unidade de potência é composta por um motor VTEC, com transmissão sequencial de dupla embreagem (DCT), combinado a um potente propulsor elétrico, e complementada por duas unidades elétricas que alimentam diretamente cada uma das rodas dianteiras. O modelo de produção terá seu lançamento global em 2015.
FCEV: emissão zero
Comprometida com o desenvolvimento de tecnologias para aprimorar a eficiência energética e a preservação do meio ambiente, a Honda traz para seu estande o conceito FCEV, movido a célula de hidrogênio. O design elegante e aerodinâmico expressa a tendência de estilo da próxima geração de veículos a célula de combustível da marca. Este conceito é uma evolução do Honda FCX, lançado em 2002, e que teve como sucessor o FXC Clarity, em 2008.
O FCEV é o primeiro veículo do mundo em seu segmento a ter seu conjunto de força posicionado sob o capô, otimizando o espaço da cabine e tornando-o mais versátil. Uma célula comprime o hidrogênio para transformá-lo em energia e suprir um motor elétrico capaz de gerar 136 cv de potência. O carro tem autonomia de mais de 480 km e a única emissão deste sistema é vapor d’água, com índice zero de poluentes.
Motor 1.5 VTEC Turbo
Uma das inovações apresentadas pela Honda neste Salão Internacional do Automóvel é o motor 1.5 VTEC Turbo, que faz parte da nova geração de propulsores compactos com comando de válvulas variável. Além do turbo compressor, este motor é equipado com sistema de injeção direta de combustível, oferecendo máxima eficiência, com alta performance tanto em baixas como em altas rotações aliada à redução de consumo de combustível. O VTEC Turbo é uma das mais novas tecnologias desenvolvidas pela marca e estará disponível futuramente em diferentes configurações para equipar os modelos, de acordo com a necessidade de cada mercado.
Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas. Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda que, presentes na rede autorizada de todo o Brasil, facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.