Helio Castroneves amplia liderança da Fórmula Indy no Canadá.
Numa rodada dupla na qual conquistou um 2º lugar, um 12º, uma pole position, bonificação por liderar as duas provas e um total de 62 pontos, Helio Castroneves ampliou em Toronto a sua liderança no 2014 Verizon IndyCar Series. Se o piloto do Team Penske havia chegado ao Canadá com nove pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipe Will Power, soma agora 533 contra 520 (13 de diferença).
As duas corridas da etapa canadense da IndyCar foram realizadas neste domingo, visto a impossibilidade de ser disputada a prova de abertura da rodada, marcada para sábado, em razão das chuvas.A mudança de programação cancelou Qualifying para a segunda disputa, de modo que Castroneves largou na pole position por estar liderando o campeonato.
Na largada da corrida #1, Castroneves manteve a posição conquistada no Qualifying e era o 2º até a volta 4, quando a perdeu para Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport). A partir daí fez uma prova marcada pela constância e na volta 41 – de 65 – já estava de retorno à sua posição original, recebendo a bandeira em 2º logo após o vencedor, Sebastien Bourdais (KV Racing Technology) e à frente de Tony Kanaan, brasileiro da Chip Ganassi Racing que completou o pódio.
Na prova da tarde, manteve a ponta na largada e liderou um total de 32 voltas. A liderança foi mantida mesmo na parada de box para colocar pneus de chuva. Como a precipitação foi em menos quantidade do que no sábado, na parte final da prova vários pilotos voltaram ao slicks, Castroneves entre eles. Outros preferiram se arriscar.
A conseqüência disso foi uma prova bem acidentada em suas voltas finais, inclusive para Castroneves, que teve o bico de seu carro danificado em um verdadeiro “engavetamento”, ocorrência que gerou uma bandeira vermelha faltando algo em torno de cinco minutos (para acomodar as duas corridas no mesmo dia, o número de voltas foi reduzido para 65 ou 90 minutos, cada). Na retomada, Mike Conway (Ed Carpenter Racing) venceu, seguido por Kanaan e Power.
Embora o 12º lugar na chegada tenha sido um resultado adverso para quem liderou mais da metade da competição de 56 voltas, foi o suficiente para a manutenção da curva ascendente. A próxima etapa, a 15ª de 18, será disputada no dia 3 de agosto no estado norte-americano de Ohio, local do circuito misto permanente Mid-Ohio Sports Car Course, pista que registra duas vitórias e duas poles de Helio Castroneves