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Governo federal e indústria celebram avanços do inovar-auto durante abertura do salão do automóvel 2016.

De acordo com MDIC, cerca de R$ 15 bilhões foram investidos em Pesquisa e Desenvolvimento a partir do programa de incentivo, entre 2013 e 2015. No entanto, segmento de importados pede flexibilização de cotas para voltar a crescer.

São Paulo, novembro de 2016 – A solenidade de abertura do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo recebeu representantes do governo federal e das esferas estaduais no São Paulo Expo, além de empresários do setor automotivo, indústria, entre outros. O Salão do Automóvel  2016 abre suas portas hoje (10) e vai até o dia 20 de novembro, transformando a capital paulista no polo mundial desse setor. Entre os presentes estiveram o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Pereira e o vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França.

“Estamos discutindo o resultado do Inovar-Auto até agora, que exigiu investimentos de R$ 15,3 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento na indústria automotiva, somente entre 2013 e 2015 – revelou Pereira –  e agora iremos estabelecer qual será o novo ciclo da política automotiva. Nossa visão é que a indústria brasileira deve ser competitiva globalmente, consolidando o Brasil como exportador”. O ministro destacou as negociações em curso com diversos países sul-americanos, como Argentina, vizinho cujo acordo atual de exportação foi estendido por mais quatro anos, e novos tratados com Uruguai, México, Colômbia, Peru e Paraguai.

O vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França opinou que “existem três símbolos que indicam o fim da crise. O primeiro é a queda dos juros que já começou a acontecer, ainda que timidamente. O segundo são os bancos oferecendo empréstimos sem que ninguém peça. E a Agência Desenvolve SP está abrindo crédito de R$ 100 milhões para que pequenas empresas tenham capital de giro. E o terceiro símbolo é a abertura do Salão do Automóvel”. O vice-governador sugeriu também que se discutisse a flexibilização do FGTS para que trabalhadores possam utilizar parte do fundo para compra do primeiro carro zero.

O presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Antonio Megale destacou que neste Salão Internacional do Automóvel a sociedade terá a oportunidade de conhecer veículos da Geração Inovar-Auto. “É o primeiro Salão onde mostramos todos os desenvolvimentos desde a implantação deste programa. Nossos veículos estão mais leves, potentes, econômicos, seguros e com muita tecnologia embutida. Demos um salto de conectividade e de digitalização”.

José Luiz Gandini, presidente da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores – chamou atenção para o fato de que a maior parte das importações de veículos automotores é da indústria automotiva. Por isso, a presença dos importados é chave para o desenvolvimento da própria indústria e do mercado brasileiro. “Não somos favoráveis a uma abertura desordenada do mercado, nem ao fechamento total. Propomos um novo ciclo de debates, para que os importadores necessitados possam utilizar a cota de isenção de imposto adicional, não preenchida por outras empresas, para comercializar seus automóveis. Assim, poderíamos vislumbrar uma retomada de crescimento”.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo chega em 2016 a sua 29ª edição reunindo 540 veículos, 32 marcas e 120 expositores. Além disso, oferece aos 750 mil visitantes esperados a chance de conhecer lançamentos, as mais recentes tecnologias de mobilidade urbana e off-road e modelos admirados em todo mundo pelo design, potência, luxo e inovações nas quatro rodas. Trata-se do quinto evento automotivo mundial em número de visitantes, atrás somente do Salão do Automóvel de Paris, de Frankfurt, de Detroit e de Tóquio, e mais visitado do que o conceituado Salão de Genebra. É também um dos mais relevantes do mundo em número de marcas e lançamentos de compactos.

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