Golden Steering Wheel para Peter Schreyer

click

 

  • Chefe de Design da Hyundai Motor Group – Hyundai e Kia –, Peter Schreyer, foi homenageado com o prêmio Golden Wheel Steering 2013, concedido pelo Bild am Sonntag e AutoBild para as realizações de destaque na indústria automotiva
  • Schreyer é apenas o segundo designer a receber este prêmio na cobiçada indústria automotiva.
Nunca antes o design foi tão importante na indústria automotiva, um feito agora confirmado pela decisão do júri do prêmio Golden Wheel Steering 2013. Em um dos mais prestigiados prêmios da indústria automotiva, Peter Schreyer, presidente e diretor de Design da Hyundai Motor Group (Hyundai e Kia Motors), recebeu a homenagem, concedida para realizações de destaque na indústria automotiva .
Nascido na Bavária, Schreyer é chefe de Design da Kia Motors desde 2006 e foi nomeado presidente de todos os centros de Design da Hyundai-Kia no início de 2013. Com a responsabilidade global de design para a quinta maior fabricante de automóveis do mundo, Schreyer é apenas o segundo designer da história de 31 anos do Golden Wheel Steering a receber o prêmio. Giorgetto Giugiaro recebeu em 1995.
Os últimos ganhadores do prêmio incluem Ferdinand Piëch, presidente do Conselho de Supervisão Volkswagen (2012), Alan Mulally, CEO da Ford Motor Company (2011) e Norbert Reithofer, CEO da BMW (2010). A premiação é organizada pelo Bild am Sonntag e AutoBild. A cerimônia oficial de apresentação será na próxima terça-feira, 12 de novembro, em Berlim.
“Estou extremamente orgulhoso de receber este importante prêmio. É uma grande honra para mim, pessoalmente, e, ao mesmo tempo, é o reconhecimento por nossas equipes de design em todo o mundo, que durante anos entregaram um trabalho excelente “, disse Schreyer . O designer foi responsável pela criação distinta, linguagem de design vencedora de vários prêmios da Kia , e seu ‘Tiger Nose ‘ – a assinatura Kia na grade frontal dos veículos. Desde então se tornou uma característica marcante da marca.
“Kia Motors Corporation deu-me a oportunidade única de começar do zero e dar uma ´cara nova´ a um automóvel completamente novo. A responsabilidade geral de design para todo o Hyundai Motor Group adicionou a este desafio emocionante de levar o projeto Hyundai para frente e, ao mesmo tempo, diferenciar claramente as estratégias de design das duas marcas “, explicou o sexagenário designer.
Peter Schreyer, formado na Universidade de Munique em Ciências Aplicadas e na London Royal College of Art, que lhe presenteou com um doutorado honorário em 2007. Antes de ingressar na Kia, Schreyer foi o responsável pelo design de modelos pioneiros, como o Audi TT, New Beetle da Volkswagen e Volkswagen Passat.
Na Kia, Schreyer tem desenvolvido uma filosofia de design que se destaca pela simplicidade e clareza, responsável por uma contribuição considerável para o sucesso da marca. Nos últimos cinco anos, a Kia dobrou suas vendas globais e em 2012 vendeu mais de 2,7 milhões de carros. A marca Hyundai também tem tido um forte crescimento nos últimos anos, com as vendas totais de 7,1 milhões de unidades no ano passado . Mais de 155 mil desses carros foram para a Alemanha, onde o grupo é atualmente o maior importador de carro.
Sob a liderança de Schreyer nos centros de design da Kia na Coreia do Sul, Estados Unidos e Frankfurt, a Kia criou uma série de carros impressionante, entre eles o crossover Kia Soul, o SUV compacto Kia Sportage, o elegante esportivo Kia Optima, o carro-conceito elétrico POP Kia, o design em estudo do esportivo Kia GT, e carro-conceito Kia Provo .
Toda a gama de modelos Kia agora tem assinatura de design de Schreyer. O último modelo totalmente redesenhado por Schreyer foi a nova Kia Carens , que está à venda na Europa desde maio último e que traz um novo dinamismo visual para o segmento MPV familiar.
O talento e apelo do design da Kia não é visível apenas no sucesso da marca no mercado, mas também na riqueza de prêmios que a Kia recebeu desde que Peter Schreyer juntou-se às fileiras da montadora. Nos prêmios Red Dot de Design, de renome mundial, dez modelos da Kia foram reconhecidos pela premiação, como com o sedã médio Kia Optima e o novo Kia pro_cee’d, este também recebeu o prêmio Best of the Best. Especialistas também elogiaram a estratégia global de design da marca Kia , e o júri concedeu à Kia o prêmio Best of the Best na categoria Marca Design 2011 .
O Golden Steering Wheel é considerado o mais importante prêmio do setor automotivo na Europa. Lançado em 1976, o prêmio reconhece os melhores novos modelos de carros do ano. Dois pilotos também receberam este prestigiado prêmio: Michael Schumacher (1993) e Lewis Hamilton (2007) .
Nas categorias de automóveis, os vencedores são escolhidos ou por Bild am Sonntag e leitores da AutoBild ou por um júri independente composto por 40 celebridades, pilotos, engenheiros, designers e jornalistas do setor. O vencedor do Golden Steering Wheel é selecionado por representantes das duas publicações e a editora Axel Springer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *