Fundação Toyota – Campanha Adote um Ninho chega à 5ª edição.
A campanha “Adote um Ninho”, que tem como objetivo reforçar a importância da conservação da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) chega à sua quinta edição. Promovido pelo Instituto Arara Azul em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, o projeto, que leva o mesmo nome, fez com que a população de animais aumentasse significativamente nos últimos 29 anos, passando de 1500 aves, em 1990, para mais de 5000 na região do Pantanal.
A iniciativa consiste no apadrinhamento de ninhos, sendo o monitoramento dos naturais já existentes e a instalação dos artificiais, caixas de madeira adaptadas e fixadas em árvores. A criação desse vínculo, além de fortalecer o projeto por meio de ações de pesquisa e captação de recursos, auxilia na continuidade de uma ação, que retirou a arara-azul da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
“O padrinho recebe informações sobre o ninho e sobre o projeto em geral. Se algum filhote nascer durante este período, é possível dar nome a ave, receber fotos e kits exclusivos”, explica Eliza Mense, diretora executiva do Instituto Arara Azul.
Desde 2013, com a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul com sede em Campo Grande (MS), a Fundação Toyota do Brasil vem estimulando ações de sustentabilidade socioeconômica por meio da gestão administrativa e desenvolvimento de política para captação de recursos, como campanhas e novos projetos.
As outras edições geraram resultados importantes e significativos para a Campanha e para o Projeto. Desde a edição piloto, em 2014, mais de 57 ninhos foram apadrinhados por empresas e pessoas físicas; também, contou com o apoio de vários famosos como Ziraldo, Michel Teló, Almir Sater e Gabriel Sater, Carlos Saldanha, Chitãozinho e Xororó, Munhoz e Mariano e Luan Santana. Muitos já renovaram suas adoções e novos padrinhos estão aderindo à Campanha.
Mais detalhes sobre todas as modalidades de contribuição ao trabalho desenvolvido pelo projeto Arara Azul e com apoio da Fundação Toyota do Brasil podem ser obtidos pelo site: http://institutoararaazul.org.br. Na área “Como Ajudar” é possível fazer pequenas doações e, assim, receber produtos com a temática do projeto. Para adotar um ninho, envie um e-mail para diretoriaexecutiva@institutoararaazul.org.br solicitando mais informações. Você receberá uma resposta com informativo, valores, forma de pagamento e um contrato para formalizar a iniciativa.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.
No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de quase três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.
Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.