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Fórmula 1 – Resumo e análise técnica dos melhores momentos do GP do Bahrein.

Bem amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que á partir do GP do Bahrein o Portal da Veloxtv terá a companhia de um dos mais competentes analistas da Fórmula 1 atual, o amigo, Dan Chandller”, atual proprietário de um dos blogs mais vistos no Brasil e no Mundo (Start Racing F-1).

Seja bem vindo Dan, a seguir apresentamos a primeira coluna no portal da Veloxtv, também poderão segui-lo através do link a seguir: Start Racing F1.

 

Olá amigos seguidores da Start Racing F-1, “antes” de detalhar o resumo dos melhores momentos e a análise técnica do GP do Bahrein venho confessar uma coisa para vocês:

 

“Mas que corrida de F-1, sensacional !!!!.” …. Muitas ultrapassagens no “braço”, muita disputa do 1º colocado ao 10º, luta de estrategia entre as equipes com as trocas de pneus, realmente tudo o que o fã da F-1 queria está de volta, a saudável competição !!!!!!

 

Análise da Corrida, Ferrari a frente:

O ponto chave do GP do Bahrein foi a largada, como disse aqui ontem, Vettel teria uma chance real de vencer se largasse a frente de Hamilton, não deu outra, Hamilton errou na largada, saiu mal e Vettel com mais velocidade e ação tomou a frente na 1ª curva passando por fora ficando logo atrás de Bottas.

 

No decorrer da corrida Bottas em 1º não conseguia melhorar suas voltas, enquanto isso Vettel na sua cola o perseguia esperando que o finlandês cometesse algum erro, Vettel já estava tirando 0,3 segundo e só não buscou ultrapassar por que precisaria manter seus pneus conservados o máximo de voltas possível para fazer as suas melhores voltas antes de sua 1ª parada nos boxes.

 

Hamilton que vinha atrás de Vettel só conseguiu buscar o piloto alemão hora que o mesmo para sair da turbulência e poupar os pneus diminuía o ritmo, Vettel a frente de Hamilton era 0,2 segundo mais rápido que ele, então a Mercedes com os pneus super macios não tinha condições de combater a Ferrari nas 20 primeiras voltas de corrida.

 

A Ferrari achando uma lacuna e menos trafego na pista, chamou Vettel para trocar seus pneus, mostraram que era a melhorar estrategia no momento quando os pneus já perdiam 0,2 por volta, no limite ideal segundo a Pirelli. Assim Vettel passou alguns pilotos e já vinha tirando 0,6 por volta dos adversários, o que emitiu um alerta para a equipe Mercedes.

 

Estrategias com a entrada do Safety Car:

Vettel nas paradas dos adversários, logicamente iria para a ponta e de cara para o vento tirando cada vez mais a diferença, com a entrada do Safety car provocado pelo enrosco de Sainz e Stroll, veio como uma benção para a Mercedes, mas daí me perguntaram, como assim?

 

Fácil, em toda entrada do Safety Car na pista, as equipes antecipam suas paradas perdendo menos tempo, ou seja, podem acelerar até os boxes, trocar os pneus e voltar com o Safety Car a frente. A Mercedes na hora chamou para os boxes Bottas e Hamilton, fizeram uma parada dupla, daí veio o problema, para dar tempo da troca dos pneus do Bottas, Ricciardo de Red Bull vinha logo atrás do Hamilton e voando, assim Ricciardo foi prejudicado com Hamilton “malandramente” desacelerando na entrada dos boxes para perder menos tempo, dando tempo para que os mecânicos da Mercedes estivessem preparados para a troca dos seus pneus. Com isso Hamilton foi punido em 5 segundos.

 

A pergunta que fazem, a Mercedes errou com uma dupla parada nos boxes? Não, Hamilton errou ao bloquear Ricciardo, mas a estrategia era a melhor, parada com Safety Car se ganha tempo e uma troca de pneus é melhor ao invés de você arriscar ficar na pista mais uma ou duas citando de exemplo.

 

O que anda desesperando a Mercedes é o ritmo de corrida da Ferrari, a variação da melhor volta do carro da Ferrari com a pior é de 0,4 segundo no quesito desgastes dos pneus, a Ferrari tem um balanço de acerto para as corridas muito bom tanto com os pneus Ultra Macios, Super Macios, Macios e Médios, o carro desgasta menos os pneus, assim Vettel pode manter o ritmo estipulado pela equipe.

 

Parte final do GP do Bahrein de F-1:

Após a 2ª parada para troca de pneus das equipes, conseguimos enxergar algo interessante, como a Ferrari conseguiu manter o ritmo com um carro em 90% de sua potência? Vale lembrar que a Ferrari visto dos problemas no turbo compressor do carro de Raikkonen no 3º treino livre fez com que a equipe diminuísse a potência para evitar um superaquecimentodo seu sistema turbo, o  segredo da Ferrari é o menor desgaste dos pneus, vimos que na segunda parada, Vettel era 1,2 segundos mais rápido que os demais carros, mesmo Hamilton trocando os pneus depois ele não conseguiria buscar Vettel, que terminou novamente quase 7 segundos a sua frente, me fizeram a seguinte pergunta:

 

Mas Hamilton estava tirando mais de 1,2 segundos por volta de Vettel !!!!

 

Porém esqueceram de analisar o seguinte fator:

Hamilton e a Mercedes com o Safety Car, ganharam tempo mesmo tomando os 5 segundos de punição, pois o Safety Car realinha todos os carros no grid fazendo como que em condição normal sem Safety Car, Vettel que estava tirando muito tempo após sua 1ª parada ficaria de 4 a 6 segundos liderando a corrida e de cara para o vento com a 2ª parada de Hamilton, pois Vettel parou antes pegando poucos retardatários e com pista limpa faria 10 voltas limpas impondo o ritmo que quisesse.

 

Demais acontecimentos de outras equipes no GP do Bahrein de F-1:

Max Verstappen teve problema em seus freios e foi como um míssil chocando seu Red Bull na barreira protetora, um azar e tanto.

A Williams estava bem melhor nesta corrida, Massa pilotou muito com o carro que tinha em mãos e só falta à eles o desenvolvimento correto para andar junto de Red Bull, Mercedes e Ferrari.

Force India pontuou com os dois carros, e como gostamos de dizer, é um equipe muito simpática que faz muito com pouco dinheiro.

Haas a queridinha da américa mesmo com problemas nos freios e falta de aderência, Grosjean pontuou chegando em 8º.

Sauber, é até chato repetir o de sempre, mas é equipe fim de grid, com pouca grana não se vai muito longe na F-1.

 

Caso McLaren e Honda:

Alonso neste GP até que lutou bastante, mas com falta de potência e velocidade o carro não vai, e também não é só o problema do motor Honda, o carro é bem mediano, Vandoorne nem chegou a largar com todo tipo de problema em seu McLaren. A McLaren já vaí para o seu 4º motor em 3 corridas disputadas, é o caos.

Abaixo segue a telemetria da corrida, reparem como Vettel e a Ferrari fizeram os tempos bem consistentes em quase todo o GP descontando as paradas e a entrada do Safety Car, realmente o Ferrari SF-70H me lembra o F-2004 e a Benetton de 1994 nas mãos de Michael Schumacher …. Obrigado a todos continuem com a gente lendo as matérias da Start Racing F-1, dados da telemetria do meu amigo Fábio Ribeiro Brandão da comunidade F-1 Brasil no Facebook:

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