Categ. InternacionaisFórmula 1Notícias

Fórmula 1 – Renault surpreendida com os ganhos da Ferrari.

A questão do aumento da performance dos Ferrari (e de todos os carros equipados com os motores italianos) continua surpreendendo. Agora é Nick Chester, diretor técnico da Renault que fala sobre o assunto:

 

“Eles [Ferrari] deram um grande passo no Canadá. Estamos um pouco surpresos. Eles tinham um motor forte de qualquer maneira, mas é de fato muito forte agora. O desempenho é top”.

 

Um dos aspectos que tem sido referido como possível trunfo é o uso de gases de escape que podem estar sendo usados que afetar o fluxo de ar da asa traseira e assim minimizar o apoio aerodinâmico a velocidades maiores ( em recta) o que diminuiria o arrasto e justificaria o aumento de performance a altas velocidades. Chester não acredita que o segredo seja esse:

 

” Não temos conhecimento que seja isso . Mas é sempre difícil saber o que a outra equipe faz. Parece ter mais a ver com a potência do motor. As velocidades em linha reta são muito fortes, ao mesmo tempo que usam uma asa traseira sensata [capaz de produzir bom apoio aerodinâmico].”

 

A FIA já foi questionada sobre o assunto e pelos vistos ficou satisfeita com as justificativas da Scuderia. Nico Hulkenberg ficou surpreendido com o rendimento dos Haas e dos Sauber desde a França , o que pode ser um sinal de melhora na unidade motriz: “Desde o Grande Prêmio de França, todos os carros com unidades  Ferrari tornaram-se de repente muito mais potentes- é difícil  lutarmos com a Haas… somos tão rápidos nas curvas quanto eles, mas perdemos nas retas.”

 

Segundo algum veículo imprensa, os ganhos da Ferrari são apenas visíveis a partir dos 250km/h, mas estes ganhos não se refletem tanto nos Sauber e nos Haas.  Por Kimi Raikkonen ter usado versão anterior da unidade em relação a Vettel a certo ponto, pensou-se que poderia ser um ganho aerodinâmico que não estivesse relacionado com o motor, mas o monoposto italiano deve ter sido visto de cima a baixo pelos espiões das outras equipes e ninguém encontrou ainda algo fora das regulamentações por isso o segredo deve estar escondido no motor.

 

A Mercedes, por Toto Wolff já veio dizer que espera que estes ganhos sejam legais, e que confia na FIA e na resposta dada:

 

“Se tivéssemos dúvidas, todo o esporte teria um problema. Temos de confiar na integridade de pessoas e das organizações. No final de contas, com todo o cepticismo e paranoia que sempre existiram na Fórmula 1, contamos com a integridade da FIA e confiamos na integridade de nossos concorrentes, porque é a única maneira de competirmos.”

 

A Red Bull também não tem duvidas sobre a legalidade das melhorias da Ferrari, com Helmut Marko a dizê-lo de forma muito clara:

 

“Eles [Mercedes] deveriam aceitar isso [o fato de que o motor Ferrari ser melhor]. Sabemos o que Sebastian pode fazer, inclusive no desenvolvimento de motores. Ele garantiu que a Ferrari ultrapassasse a Mercedes ”.

 

Outros rumores dizem que o segredo está no sistema de baterias paralelas (uma configuração que parece ser única no grid mas dado o secretismo que envolve as baterias é difícil saber ao certo) que a Ferrari implementou e que esteve sob escrutínio da FIA durante algum tempo, embora o output de potência do ERS esteja limitado pelos regulamentos. Uma coisa é certa…a  Ferrari é agora o melhor carro do grid, com um chassis competente e o melhor motor. Dez anos depois, têm uma hipótese de outro carro festejar um título, mas para isso terão de enfrentar a poderosa Mercedes que irá fazer de tudo para se manter no topo e mais que isso… terão de enfrentar e superar a tendência em falhar nos momentos decisivos.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *