Fórmula 1 – O GP da Finlândia entra em análise.
Poderá ocorrer uma entrada no calendário da F1 em um futuro a médio prazo. A AKK Motorsport, entidade reguladora do automobilismo na Finlândia encomendou um estudo para avaliar a possibilidade de organizar um GP de F1.
O estudo pretende avaliar a viabilidade de uma prova do mundial no circuito KymiRingque esta na última fase de construção e que espera receber o MotoGP em 2020, um ano depois do inicialmente previsto.
Tatu Lehmuskallio, responsável pela AKK falou sobre o estudo e sobre a possibilidade de receber uma prova de F1 no futuro:
“Não só os pilotos finlandeses de Fórmula 1 e do WRC acumularam mais pontos nas últimas temporadas do que pilotos de qualquer outro país, mas também temos experiência reconhecida internacionalmente na organização de eventos automobilísticos modernos, sustentáveis e, acima de tudo, empolgantes para os fãs, parceiros e atletas. O estudo fornecerá o conhecimento detalhado sobre o que a competição de automobilismo ao mais alto nível exige e que nos ajudará tremendamente a realizar outros eventos.”
A pista está perto de sua concluisão e espera receber as primeiras provas no próximo ano, com o MotoGP passa a ser a grande novidade, mas agora também com a possibilidade de receber a F1 em vista. A Finlândia é o quinto país com mais vitórias na F1 com 50 triunfos. Conta também com quatro título mundiais, e 208 pódios. É um dos países com maior tradição no automobilismo mas nunca recebeu uma prova de F1.
Estaremos acompanhando os próximos passos da tentativa finlandesa para inclusão de seu novíssimo circuito ao campeonato mundial, em nossa opinião seria interessante termos uma prova no país escandinavo.