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Fórmula 1 – GP da Bélgica – Sprint com um salto nos compostos nas Ardenas.

A segunda metade da temporada de 2025 começa em um dos circuitos verdadeiramente clássicos, com Spa-Francorchamps sediando o GP da Bélgica de 25 a 27 de julho.

Depois das corridas em Xangai e Miami, este será o terceiro fim de semana do ano no formato Sprint: apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira, depois da qual acontece a Classificação Sprint, com a corrida Sprint sendo disputada em 15 voltas no sábado, seguida da classificação. As habituais 44 voltas do GP da Bélgica propriamente dito acontecem no domingo. É a segunda vez que esse circuito sedia uma Sprint, após o de 2023.

Os compostos

Para esse evento, a Pirelli escolheu três compostos para clima seco que não são consecutivos: o Duro é o mais duro da gama 2025, o C1, mas depois há um salto para o Médio (C3) e o Macio (C4). Isso não acontece desde o GP da Austrália de 2022, quando o trio consistia no C2 como Duro, o C3 como Médio e o C5 como Macio.

A novidade é o composto Duro, já que o Médio (C3) e o Macio (C4) são os mesmos do ano passado. De acordo com as simulações, esse trio deve tornar a estratégia de duas paradas ainda mais competitiva na corrida de domingo, ao mesmo tempo em que adiciona um grau maior de incerteza ao gerenciamento dos pneus durante o fim de semana, especialmente por se tratar de um evento Sprint, com apenas uma hora de treinos livres e uma alocação diferente de pneus para pista seca. Com esse formato, o regulamento estipula um jogo de pneus a menos do que em um fim de semana normal: cada piloto tem 12 jogos, seis de Macios, quatro de Médios e dois de Duros. Além disso, o pneu Médio é o único permitido para as duas primeiras partes da Classificação Sprint e o macio precisa ser utilizado na terceira.

O circuito fica na floresta das colinas de Ardenas e é famoso por seu clima instável, mesmo de uma parte da pista para outra e até inclusive no auge do verão. Portanto, não está fora de questão que os dois tipos de pneus para pista molhada, o Intermediário e o Extreme Wet, possam entrar em ação no fim de semana.

 

Em 2024

A grande maioria dos pilotos se alinhou no grid com o pneu Médio. As exceções foram Sainz e Zhou, que optaram pelo Duro, e Ricciardo, que escolheu o Macio.

O sistema de duas paradas provou ser a escolha preferida, com o composto Duro funcionando melhor em termos de degradação e performance. Dos 19 pilotos que terminaram a corrida, sendo Zhou o único que abandonou, apenas cinco deles, Russell, Alonso, Stroll, Magnussen e Tsunoda, que receberam a bandeira quadriculada nesta ordem, pararam apenas uma vez para trocar do composto Médio para o Duro. Russell venceu e Alonso terminou em nono, os dois únicos desse grupo a marcar pontos. No entanto, após o escrutínio da FIA depois da corrida, Russell foi desclassificado porque seu carro estava abaixo do peso mínimo regulamentar, o que deu a vitória ao companheiro de equipe Lewis Hamilton, que optou por uma estratégia de Médio-Duro-Duro.

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