Fórmula 1 – Daniel Ricciardo vence na Malásia após “explosão” de motor de Hamilton.
A Fórmula 1 foi até Sepang para o Grande Prêmio da Malásia, que este ano passou da data tradicional de março para outubro. Isto deu a oportunidade para que o circuito fosse repavimentado e algumas curvas reconfiguradas, com o destaque para a curva 15, a última curva do circuito, que passou a ter inclinação negativa, criando um novo desafio para os pilotos, e para uma correção na curva 2 que retirou um ressalto na pista.
Na qualificação, Lewis Hamilton (#44) assinou a pole position, batendo Nico Rosberg (#6), o líder do campeonato, por quatro décimas de segundo. Na segunda linha ficaram os Red Bull Tag Heuer de Daniel Ricciardo (#3), em 3º, e Max Verstappen (#33) em 4º, e a terceira linha ficou para os Ferrari de Sebastian Vettel (#5) e Kimi Räikkönen (#7).
Na largada da corrida, que tinha o asfalto muito quente, Hamilton arrancou bem e cobriu o interior da pista. Rosberg foi para o interior da pista mas depois passou para o exterior. Vettel tentou passar os dois Red Bull, foi super agressivo na chegada à curva 1 e acabou tocando no carro de Rosberg, que faz um pião. Vettel fica com a suspensão partida e abandona, Rosberg conseguiu continuar sem danos visíveis no seu carro mas caiu para os últimos lugares. Mais atrás houve alguns toques, com Daniil Kvyat (#26) a partir a asa dianteira em resultado de um contacto com Kevin Magnussen (#20) e Esteban Gutiérrez (#21) furando um pneu.
O Safety Car Virtual esteve ativo durante duas voltas e a corrida recomeçou na volta 3, com Hamilton a liderar, Ricciardo em 2º, Sergio Pérez (#11) a ascender ao 3º lugar e Verstappen em 4º, que passou Räikkönen logo no final do Safety Car Virtual. O holandês não demorou muito tempo a deixar Pérez para trás e subiu de volta ao 3º lugar. Räikkönen seguiu o exemplo de Verstappen e passou Pérez na volta 4.
O Safety Car Virtual voltou na volta 9 quando Romain Grosjean (#8) sofreu uma falha num travão do seu Haas Ferrari e fez um pião em direção à última curva do circuito. Neste período, vários pilotos pararam nas boxes, entre eles Verstappen, que caiu para 4º, passando para um novo jogo de pneus macios. Mais atrás, Rosberg caiu para o 14º lugar mas passou para os pneus duros. A corrida voltou a estar em bandeira verde na volta 11.
Hamilton tentou afastar-se de Ricciardo e ganhou três segundos ao australiano. Räikkönen era 3º, Verstappen rodava em 4º e estava com 16 segundos de atraso, mas era um perigo para os líderes, uma vez que tinha feito a sua paragem no Safety Car Virtual, e com isso perdeu menos tempo do que aquilo que era normal.
Na volta 21, Hamilton parou nas boxes e passou para os pneus duros, tal como Räikkönen. Isto deixou Ricciardo na frente e Verstappen em 2º. Hamilton caiu para 3º e Räikkönen para 4º. O finlandês conseguiu voltar à pista mesmo à frente de Rosberg, que já vinha no 5º lugar.
Ricciardo parou na volta 22, colocou pneus duros e foi passado por Hamilton. Verstappen era o novo líder da corrida, com oito segundos de vantagem face a Hamilton.
Verstappen tinha seis segundos de vantagem quando fez a sua segunda paragem no final da volta 27, passando para os pneus duros para ir até ao final, e com isto caiu para 3º. Hamilton voltava à liderança, e tinha uma vantagem considerável para Ricciardo, 11 segundos.
Com pneus duros novos, Rosberg apanhou Räikkönen, que também estava com pneus duros novos e, na volta 38, atacou por fora na curva 1 e passou de forma agressiva para o interior da curva 2. Rosberg conseguiu passar Räikkönen com um toque, subindo ao 4º lugar. A direção de corrida considerou que o piloto alemão provocou um contacto evitável e decidiu penalizá-lo com 10 segundos de penalização adicionados ao seu tempo final de corrida.
A luta entre Ricciardo e Verstappen aqueceu ao ponto de Verstappen tentar passar por fora na curva 5. Ambos estavam lado a lado na curva 6 mas Ricciardo, por fora, conseguiu aguentar o 2º posto.
Do nada, a corrida sofre uma enorme reviravolta. Hamilton chega à curva 1 com um motor partido e em chamas. Uma corrida praticamente no bolso acabou por se esfumar. Para Hamilton, a oportunidade de voltar à liderança do campeonato foi pelos ares.
O Safety Car Virtual foi ativado e os dois Red Bull pararam ao mesmo tempo nas boxes, colocando pneus macios, com Ricciardo na liderança, Verstappen em 2º. Rosberg, em 3º, estava a mais de 20 segundos da frente.
O Safety Car Virtual acabou na volta 43 e a batalha pela liderança era, de fora algo inesperada, entre os dois Red Bull. Ricciardo tinha menos de dois segundos para Verstappen. Rosberg, em 3º, tentava alargar a distância para Räikkönen para mais de 10 segundos, para conseguir no final da corrida ser penalizado e manter, mesmo assim, o 3º lugar.
Verstappen fez tudo o que podia para alcançar Ricciardo mas, nas últimas voltas, os seus pneus pagaram um pouco o esforço e Ricciardo teve uma chegada à meta um pouco mais tranquila.
Daniel Ricciardo venceu o Grande Prêmio da Malásia. Esta foi a segunda vitória da Red Bull nesta temporada e a quarta vitória da carreira para o australiano, que já não vencia desde o Grande Prêmio da Bélgica de 2014.
Max Verstappen terminou no 2º lugar e deu à Red Bull a primeira dobradinha desde o Grande Prêmio do Brasil de 2013. Na altura, Sebastian Vettel venceu e Mark Webber foi 2º. Quem diria que o Grande Prêmio da Malásia teria este desfecho.
Nico Rosberg conseguiu ganhar 13 segundos para Kimi Räikkönen e terminou uma corrida que começou muito mal no 3º lugar, superando assim a penalização de 10 segundos, deixando Räikkönen em 4º, e com o enorme azar de Hamilton, o piloto alemão tem agora uma vantagem de 23 pontos no campeonato
Os pontos de Rosberg ainda não foram suficientes para dar à Mercedes-Benz o título de Construtores, pelo que a festa fica adiada para Suzuka.
Valtteri Bottas (#77) fez uma boa corrida onde a poupança de pneus foi um fator muito importante. A sua aposta em pneus médios para as primeiras 30 voltas e a passagem para pneus duros compensou e o finlandês terminou em 5º.
Sergio Pérez foi 6º, na frente de Fernando Alonso (#14), que veio do final do pelotão após uma série de penalizações por mudar vários elementos na sua unidade de energia, e conseguiu fazer uma excelente recuperação até ao 7º lugar.
Nico Hülkenberg (#27) acabou em 8º, dois Force India Mercedes nos pontos, Jenson Button (#22) arrancou para a sua 300ª corrida e finalizou-a no 9º lugar e Jolyon Palmer (#30) conquistou o seu primeiro ponto na Fórmula 1, levando o seu Renault ao 10º lugar.
A próxima prova ocorre no próximo domingo em Suzuka no Japão, com cobertura total da Veloxtv.