Fórmula 1 – A apresentação das regras da temporada 2021 podem ser adiadas até dezembro.

A assinatura das novas regras da Fórmula 1 para 2021 pode ser adiada até dezembro deste ano devido a preocupações das equipes.

Após uma reunião produtiva entre as equipes de F1 e a Liberty Media esta semana, com vista a discutir a revisão das regras da categoria para 2021, houve alguns sinais encorajadores sobre o progresso das ideias.

Embora detalhes sobre as mudanças como o limite de custos e a nova distribuição de receitas ainda precisem de ser finalizados, vários chefes de equipe indicaram, em particular, que as primeiras ideias são positivas e que as coisas estão a ir na direção certa.

Mas há alguma pressão de tempo para que as coisas sejam totalmente assinadas porque, nos termos do Código Desportivo da FIA que rege todos os campeonatos, os regulamentos para 2021 têm de ser resolvidos até 30 de junho deste ano – artigo 18.2.2.2 do Código do Esporte a Motor.

Embora esta janela de tempo seja perfeitamente plausível para as regras financeiras, da regularidade e do motor, as equipes discutiram o adiamento do acordo sobre a assinatura das regras de chassis até o final deste ano.

Mas, embora a maioria das equipes apoie o atraso, compreende-se que está agora a ser procurada uma clarificação para garantir que este atraso não viole o Código do Esporte a Motor. Se for acordada a publicação das regras relativas aos chassis até dezembro, então seria compatível com um calendário provisoriamente sugerido pela Liberty de qualquer modo.

No final do ano passado, o diretor-geral da F1 para o automobilismo, Ross Brawn, afirmou que a questão das equipes maiores terem uma vantagem à primeira vista das regras era uma das grandes preocupações:

“Não queremos que as equipes com mais recursos ganhem vantagem sobre as que não têm tantos recursos. Mas é um equilíbrio extremamente difícil de atingir. Existe o argumento de: quanto mais tarde deixarem a emissão da informação, mais esta se adequa às equipes com muitos recursos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *