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Ford Ecoboost 1.0 é eleito o motor internacional do ano pela terceira vez consecutiva.

O Ford EcoBoost 1.0 foi eleito hoje o Motor Internacional do Ano 2014 e tornou-se também o primeiro na história da premiação a conquistar o título três vezes consecutivas. Trazendo uma combinação inédita de tecnologias que reduzem o consumo de combustível sem sacrificar a potência, o motor da Ford destacou-se também pela dirigibilidade, desempenho e requinte, superando concorrentes de marcas premium e supercarros.

 

Durante a votação realizada na Motor Expo 2014, em Stuttgart, Alemanha, o júri formado por 82 jornalistas automotivos de 35 países também elegeu o EcoBoost 1.0 como Melhor Motor Abaixo de 1.0 litro pelo terceiro ano consecutivo. Um vídeo de 15 segundos sobre a sua construção pode ser visto neste link.

 

“Sabíamos que este pequeno motor de 1 litro seria um divisor de águas, com um conjunto surpreendente de economia de combustível, desempenho e refinamento”, diz Bob Fascetti, vice-presidente de Engenharia de Powertrain da Ford. “O EcoBoost continua a ser a referência em potência e eficiência de combustível em motores a gasolina, usando a nossa estratégia de desenvolvimento One Ford.”

 

O EcoBoost 1.0 já venceu 13 grandes prêmios. Além de colecionar sete prêmios de Motor Internacional do Ano em três anos – incluindo o de Melhor Motor Novo em 2012 -, recebeu também: o Prêmio Internacional Paul Pietsch de inovação tecnológica em 2013, na Alemanha; o Troféu Dewar do Royal Automobile Club, na Grã-Bretanha; e o Prêmio de Inovação da Popular Mechanics, nos Estados Unidos. A Ford também foi a primeira montadora a ganhar o troféu 10 Melhores Motores, da Ward, com um motor de três cilindros.

 

“A competição deste ano foi ainda mais disputada, mas o EcoBoost 1.0 continua a se destacar pelas razões certas – grande refinamento, flexibilidade surpreendente e alta eficiência”, disse Dean Slavnich, co-presidente do 16º Motor Internacional do Ano e editor da revista Engine Technology International. “O EcoBoost 1.0 é um dos melhores exemplos de engenharia de motores”.

 

Tecnologia e inovação

O motor EcoBoost 1.0 equipa hoje veículos Ford vendidos em 72 países do mundo, atendendo a demanda de diferentes mercados. Mais de 200 engenheiros e projetistas dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Ford em Aachen e Merkenich, na Alemanha, e Dagenham e Dunton, no Reino Unido, participaram do seu desenvolvimento, que consumiu mais de 5 milhões de horas.

 

O seu turbocompressor, compacto e de baixa inércia, gira a até 248.000 rpm – mais de 4.000 vezes por segundo e quase o dobro dos turbocompressores dos carros atuais de Fórmula 1. Ele usa um bloco compacto de ferro fundido, de três cilindros, e avanços que também estão presentes no motor 1.0 3C Duplo Comando do futuro Novo Ka no Brasil.

 

 O cabeçote de alumínio com coletor de escape integrado otimiza a troca de calor e o volante e a polia dianteira com design inovador garantem um desempenho refinado comparado aos motores de três cilindros convencionais. O atrito é reduzido com revestimento especial nos pistões, anéis de baixa tensão, vedações de baixa fricção e correia imersa em óleo. Uma bomba de óleo variável adapta a lubrificação conforme a necessidade e otimiza a pressão de óleo para aumentar a economia de combustível.

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